NadaFrágil.com.br

Conservar alimentos: Saiba como conservar seus alimentos melhor


Milena Costa

Muitas pessoas acham que conservar alimentos significa simplesmente só colocar as coisas na geladeira que está tudo resolvido. Mas não é bem assim que funciona, para conservar alimentos é importante entender a melhor forma de fazer isso.

Nesse artigo você entende como conservar alimentos e encontra dicas que vão te ajudar a guardar seus alimentos da melhor forma. Essas dicas não apenas vão deixar seu trabalho na cozinha muito mais prático como ajudar a reduzir o anular o desperdício de alimentos e evitar a perda de nutrientes.

conservar alimentos

Lave tudo antes

É muito importante lavar os alimentos antes de guarda-los. Folhas como alface e couve devem ser bem lavadas e depois armazenadas bem secas dentro de potes na geladeira. Alimentos que não vão na geladeira, como bananas e batatas também devem ser lavados e secos.

Pacotes como de feijão e arroz que são colocados no armário também merecem atenção. Vale a pena passar um pano úmido limpo neles e secá-los antes de guardar no armário. Isso evita que alguma bactéria do mercado se prolifere na sua casa.

conservar alimentos

Separe os alimentos

Depois de limpos separe para onde cada um vai. Lembre-se que laticínios, queijo e outros produtos como esses devem ficar na primeira prateleira. Eles precisam de maior refrigeração. Carnes e frutos do mar devem ser colocados no freezer, ou estragam.

Tome cuidado para as carnes não escorrerem contaminando os alimentos de baixo, muitas vezes vale a pena deixa-las pré-prontas antes de congelar. Já temperadas e dentro de potes, por exemplo.

conservar alimentos


Alimentos que estragam rápido devem estar na porta da geladeira, bem visíveis para que sejam consumidos antes de estragar.

Aproveite para conferir nosso artigo com inspirações para cozinha americana

Evite lotar a geladeira

Quando lotamos a geladeira criamos pontos quentes que podem acelerar o processo de deterioração dos alimentos. Levando-os a estragar mais rápido, isso porquê o vento não vai estar circulando corretamente para resfriar e conservar alimentos.

Vale lembrar que quando lotamos a geladeira também acabamos “perdendo” produtos lá dentro. E quando nos damos conta um pote de maionese ou outro alimento se estragou e nós nem o vimos. Culpa da geladeira lotada, portanto evite.

conservar alimentos

Conservar alimentos preparados

Quando conservamos alimentos preparados, como aquela sobra do almoço, acabam surgindo alguns erros. Não se pode juntar os alimentos no mesmo pote, por exemplo, juntos eles se estragam mais rápido e azedam.

Sempre use potes vedados, coloque o feijão em um e o arroz em outro, por exemplo. Para quem vai fazer feijão para a semana, vale a pena guardar em várias porções menores na geladeira.

conservar alimentos


Uma para cada dia, e depois descongelar apenas o alimento que será consumido no dia. Se você congela tudo junto e passa dias congelando e descongelando repetidamente, aquele alimento além de estragar mais rápido tem maiores chances de bactérias se proliferarem nele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como manter tudo limpo enquanto cozinha

Alimentos que não são colocados na geladeira

Alimentos como cebola, tomate e batata não devem ser colocados na geladeira, embora muitas pessoas achem que a geladeira é a forma correta de conservar alimentos. Muitos só parecem que devem ir lá, mas não devem, portanto fique de olho.

conservar alimentos

Frutas no geral não devem ser colocadas na geladeira, apenas quando estão muito maduras. Mas aí muitas vezes vale mais a pena consumir logo essas frutas do que arriscar perder esses nutrientes na geladeira.

Claro que algumas frutas não escapam e acabam precisando ficar na geladeira. Ou estragam muito rápido, como morangos, por exemplo.

Consuma primeiro o mais antigo

Quando você fizer suas novas compras, certamente sobrou algo de antes. É necessário ficar atento, limpar tudo e colocar os antigos na frente. Para que sejam consumidos antes dos alimentos novos.

conservar alimentos

Vale ressaltar que você perde dinheiro e desperdiça alimento se não tem esse cuidado. E com certeza são coisas que você quer abolir da sua rotina. Vale a pena escrever a data de validade bem grande nas embalagens dos alimentos. Assim você se lembra que precisam ser consumidos logo.

Leia os rótulos

Muita gente não faz o mais fácil, leia o rótulo. Claro que frutas e verduras compradas em frutarias não vem com rótulo. Mas o resto dos alimentos sim, e a maioria deles contem instruções do fabricante de como conservar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre supermercado e saiba se o melhor é mensal ou semanal

conservar alimentos

Não só de como conservar alimentos determinados, mas os rótulos também indicam quantos dias aquele alimento resiste na geladeira depois de aberto. Então não arrisque sua saúde seguindo seu olfato como muitos fazem, leia o rótulo.

Se preciso anote na embalagem a data em que o alimento foi aberto, assim você não ficará perdido se ele ainda está bom para consumo ou se estragou.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *