NadaFrágil.com.br

Dicas para praticar corrida durante o inverno


Eliana Lee

Está frio! Chegou a época do ano em que muita gente foge da academia, esquece das atividades físicas em casa e a tentação de ficar mais tempo deitada embaixo de cobertores é realmente muito forte. Quem pratica esportes ao ar livre como caminhada ou corrida então, além de esbarrar na preguiça, cai na armadilha da falta de motivação.

Como se manter disposta a enfrentar o frio e continuar em dia com o corpo? Existem algumas dicas básicas que podem te ajudar a enfrentar esse dilema. Em entrevista recente, o running couch Matt Crowe, da Austrália, apontou uma lista de ideias úteis para não desanimar no inverno. Confira.

Praticar corrida durante o inverno

1. Não vá sozinha

Encontre um parceiro para correr com você ou entre em um grupo. Em alguns parques municipais existem pessoas que se organizam e correm juntas. Se houver mais gente com você, a possibilidade de desistência cai drasticamente.

Confira também um artigo bem bacana no site Malhar Bem sobre como melhorar a caminhada.

2. Veja pelo lado bom

O corpo acostumado com corridas prefere o tempo mais frio, porque assim poupa energia para tentar resfriar o seu organismo enquanto corre. Essa é uma vantagem na hora de optar pelo tempo mais frio na hora de correr.

3. Aqueça-se em casa

Fazer alongamento e aquecimento em casa vai prepara melhor seu corpo antes de sair de casa, tornando a tarefa mais fácil e te deixando com mais coragem de encarar o frio. Subir e descer escadas no seu prédio ou  pular corda são atividades recomendadas.

4. Vista-se de acordo

O ideal é vestir-se com no máximo duas camadas de roupas. A menos que esteja em uma temperatura abaixo de zero, nada de exageros e roupas muito pesadas. Luvas e jaquetas leves, apropriadas para a prática de esportes são uma boa pedida se você quiser se sentir mais confortável e aquecida.

5. Use a direção do vento a seu favor

A dica é correr contra o vento no começo da atividade e a favor do vento quando estiver voltando pra casa. Assim você evita que o suor te deixe com uma sensação ainda mais gelada, além de ser muito mais fácil não ter que encarar o vento forte quando estiver cansada.

6. Hidratação sempreCorrida no inverno

Beber água é essencial, em qualquer época do ano. Entretanto, no frio, as pessoas diminuem a quantidade de líquido que consomem.  Você não precisa necessariamente beber em quantidades maiores, como teria de fazer no verão forte, mas seu corpo precisará de água de qualquer forma. Não esqueça de ingerir o líquido antes, durante e depois da atividade.

7. Tome café da manhã

A primeira refeição do dia é perfeitamente capaz de te deixar mais disposta e até mais aquecida. Antes de iniciar suas atividades, alimente-se bem e tome um café da manhã elaborado.

8. Em último caso, use a esteira

Correr dentro de casa é sempre uma opção se você não consegue tolerar o tempo frio. As esteiras são boas para treinamento de intervalo, se você tem dificuldade em saber seu ritmo. Você acaba ficando mais propensa a executar os números certos de acordo com suas possibilidades físicas. Além disso tem a vantagem de não ter de sair de casa. Em contrapartida, a possibilidade de desanimar é grande. Se optar correr em casa durante o inverno, tenha força de vontade!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta