NadaFrágil.com.br

Cuidados básicos durante a gravidez


Eliana Lee

É normal que o período da gravidez traga muitas dúvidas e também certa aflição à futura mãe. São muitas as mudanças hormonais e todas afetam física e psiquicamente a mulher. Para ter uma gestação tranquila e livre de neuras, é importante conversar com outras mulheres que estão passando (ou passaram) pelas mesmas experiências (amigas do mesmo convívio ou até mesmo em fóruns on line), fazer o pré-natal corretamente (assim como todos os exames solicitados pelo médico) e tomar alguns cuidados básicos para manter a própria disposição e também a saúde do bebê.

Ultrassonografia e consultas durante toda a gestação

Ultrassom

O ultrassom é, sem dúvida, o exame mais importante a ser realizado. Ele analisa as condições de vida do feto e mostra detalhes como comprimento e peso. Os morfológicos são realizados em semanas específicas durante a gravidez, pelo menos três vezes até o bebê nascer. Ele é de extrema importância para verificar o seu desenvolvimento e verificar qualquer tipo de problema.

Leia também:

Alimentação durante a Gravidez

Gravidez

Com a alimentação, o cuidado deve ser com a quantidade de vitaminas ingeridas e o ganho de peso excessivo. Evitar café e fumo, assim como refrigerantes em excesso. A quantidade de sal utilizado também é um fator primordial: quanto mais salgado o alimento, maior o risco de desenvolver pressão alta  durante a gestação. Por isso, nada de exagerar.

A alta ingestão de frutas e legumes é positiva (utilize a regra do prato colorido e coma o máximo de “cores” possível). Quando necessário, o médico prescreve um complexo com vitaminas extras, ácido fólico e/ou sulfato ferroso para complementar a ingestão de substâncias saudáveis que ajudam no vigor da mãe e na saúde do bebê. Esse tipo de complexo é receitado em determinado período da gestação e seu médico é que saberá indicar o melhor para você.

 Roupas para Grávidas

Roupas para grávidas

Com o ganho de peso e mudança corporal, o uso de roupas confortáveis merece atenção. É importante que a futura mamãe se vista de maneira adequada para se sentir à vontade, principalmente nas épocas de mais calor, quando a barriga começa a incomodar consideravelmente.

Vestidos sem costuras apertadas, calças de moletom, bermudas de algodão (sem elástico apertado) são opções para todas as estações. Existem, inclusive, empresas que desenvolvem lingerie específica para gestantes. Elas são confortáveis e possuem sustentação para a musculatura e barriga. Mas lembre-se de que é importante se sentir bonita. Existem várias opções femininas e sensuais, mesmo para grávidas.

Rotina da Gravida

Gravidez

Diminuir o ritmo no trabalho e nos afazeres domésticos e, se possível, contar com ajuda de alguém é outro ponto a ser considerado – se você tiver essa opção, aproveite. A gestação saudável não atrapalha a vida de uma mulher e ela pode continuar trabalhando normalmente, mas é válido que se evite esforços físicos pesados, e também passar muitas horas de pé.

Com o aumento de sono durante esse período, principalmente no segundo semestre de gestação, é provável que se queira descansar um pouco mais. Procurar relaxar e descansar o máximo que conseguir será muito benéfico, tanto para a mamãe quanto para o bebê. Na hora do sono utilize travesseiros para lhe ajudar com a postura. Os chamados “body-pillows” são ótimos para grávidas pois aumentam o conforto durante o sono.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta