NadaFrágil.com.br

Cuide Bem de Sua Pele no Inverno


Eliana Lee

Está chegando a época fria do ano. Para preparar sua pele para suportar baixas temperaturas sem descamar ou desidratar, existem algumas atitudes simples que você pode tomar desde já. Com as temperaturas mais baixas, é comum que você queira tomar banhos com água mais quente: isso faz com que sua pele perca a oleosidade natural e resseque. Investir na hidratação correta e diária é fator decisivo para manter sua pele saudável.

Água sempre

Água inverno

A Sociedade Brasileira de Dermatologia considera a diminuição de água durane o inverno um “erro brutal”. Com a ausência de sol e calor, tem-se a impressão errada de que não há necessidade de ingerir tanto líquido quanto no verão. Manter a rotina normal de ingestão de líquido é a melhor maneira de hidratar sua pele de dentro pra fora. A água também ajuda você a se manter mais bem disposta e prevenida contra gripes e resfriados.

Alimentação correta

Alimentação Saudável

Legumes e hortaliças devem ser uma constante em sua alimentação. Se você ainda faz parte do time dos que não comem esse tipo de alimento, já é hora de repensar. Este tipo de alimento é fonte de vitaminas e minerais, o que neutraliza os radicais livres e previne o envelhecimento da pele.

Invista também em frutas ricas em vitamina C (laranja, morango, cereja e mexerica, por exemplo), além de vegetais como repolho, brócolis e cenoura. Esta última também fornece vitamina D, super benéfica para sua pele.

Para ajudar a combater o ressecamento e melhorar a elasticidade, adicione soja, castanhas e nozes à sua dieta. Eles são alimentos ricos em isoflavona, composto orgânico natural que também ajuda a combater os sintomas incômodos da menopausa.

Hora do banho

Cuidado para não exagerar na hora do banho: nada de água muito quente e banhos longos (10 minutos de banho morno já são mais do que suficientes!). Se a pele ficar exposta e esse tipo de “agressão” durante dias consecutivos, a hidratação natural e a elasticidade ficarão muito comprometidas. Lembre-se também de não usar muito sabonete nem de esfregar com buchas ou esponjas.

Hora de hidratar

Hidratante

Para potencializar os efeitos do hidratante, aplique o produto ainda no banheiro, com o vapor ao seu redor. Ele vai ajudar na penetração do produto.

Na hora de escolher seu hidratante ideal para o inverno, procure os que possuem ativos capazes de reter melhor as moléculas de água na pele, evitando a evaporação. Entre os hidratantes mais potentes estão os que contém uréia a 10%, amêndoas e manteiga de karité. As conhecidas loções são até mais perfumadas mas nem todas tem a capacidade de hidratar de verdade a pele.

Para peles oleosas e com acne, invista em produtos oil-free¸ que são mais leves e não pioram a oleosidade.

woman-applying-lip-balm

Os lábios também sofrem durante o inverno. Utilize protetores labiais, eles são fabricados especificamente para proteger a pele delicada da boca, evitando que fique rachada. Em casos extremos os lábios podem até sangrar. Para tratar da melhor maneira, escolha produtos que tenham vitamina E em sua composição, além de ingredientes como aloe vera, cera de abelha ou manteiga de karité.

Parte boa

peeling

A vantagem dessa época é que o inverno é um ótimo momento para se submeter a procedimentos dermatológicos. Se você pretende fazer algum tratamento de limpeza com ácidos ou peeling químico, tente se programar para esses dias em que a incidência de sol é menor. Obviamente, não abra mão do protetor solar, mesmo se não tiver feito nenhum tipo de tratamento na pele. O protetor deve ser utilizado, de preferência, todos os dias. Ele previne que os raios nocivos envelheçam sua pele, reduz a incidência de manchas e previne o câncer.

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Cuide Bem de Sua Pele no Inverno”

  1. Gostei do creme de massagem Bepantol, que da uma otima hidrataçao no cabelo

Deixe uma resposta