NadaFrágil.com.br

De cara limpa! Como acabar com as espinhas


Marcella Sing

Está chegando o dia da tão aguardada festa. Vestido, maquiagem, acessórios, cabelo; tudo minimamente programado para que você fique linda de viver. Dois dias antes, vocé acorda com uma enorme espinha no rosto. Quem nunca passou por isso em algum momento da vida, não é mesmo? A vontade é de espremer aquela intrusa para acabar com ela o mais rápido possível.

Como acabar com as espinhas Mas, como todo mundo já está cansado de ouvir, e no desespero esquece completamente, a pior coisa que você pode fazer a uma espinha é justamente se atrever a mexer nela. O resultado, em geral, é uma enorme marca na pele, que vai demorar meses, e até anos, para sumir. Sem contar que, para a tal festa, só mesmo muita maquiagem para tentar esconder o estrago. Mesmo assim, o visual ficará comprometido. Antes de cair no choro e desistir de ir à festa, saiba que essa espinha pode ser melhorada e, talvez, até sumir. Mas é preciso ter paciência, controlar a vontade de espremer e esperar que ela acabe sozinha.

E ai você pode perguntar: Mas se para acabar por livre e espontânea vontade, a espinha precisa estourar, por que eu não posso acelerar o processo fazendo o mesmo? Por mais estranho que pareça, se fizer isso, será muito pior. E, antes de darmos as dicas para acabar com as espinhas (acnes), explicaremos o por quê.

O que é a acne

A primeira coisa a fazer é entender o que é e porque surge a acne.  Antes de tudo, aceite o fato de que doença acnéica não é só coisa de adolescente. É verdade, sim, que os jovens estão mais propensos a ter acnes devido ao carnaval de hormônios que ocorre no organismo nessa fase da vida. Entretanto, pessoas de qualquer idade podem apresentar a doença, inclusive os bebês. Isso ocorre por que o surgimento da espinha está diretamente ligada às glandulas sebáceas, responsáveis pela produção do sebo. Falando em bom português, a culpa é da oleosidade.

como surge a espinha A doença acnéica é caracterizada pela relação entre sebo; folículo piloso, local onde é produzido o pelo; e bactéria. São cerca de 50 tipos de doenças acnéicas; a mais comum e recorrente é a acne vulgar, que pode ser subdividida em três etapas.

A primeira delas ocorre quando o folículo piloso é obstruído por célula morta, impedindo a eliminação natural do sebo que foi produzido. Com isso, surge o comedão, aquele pontinho preto na pele, popularmente conhecido como cravo. Caso o quadro evolua, aparece a pápula, uma elevação endurecida e avermelhada na pele, que pode provocar dor. Quando isso ocorre, é sinal de que houve proliferação de bactérias no local e, consequentemente, o início de um processo inflamatório. Isso leva a acne ao terceiro estágio, na qual a quantidade de bactéria já está alta, causando o que chamam de pústula, uma elevação que contém pus (exatamente o que tentamos eliminar do rosto). Todo esse processo pode demorar até uma semana para que a espinha desapareça por completo.

Porém, a doença pode evoluir ainda mais e desencadear outros sintomas como febre, causado pela inflamação. Em alguns casos, quando a pústula é drenada, ou seja, quanto o pus é retirado – tanto em processo natural quanto antecipadamente -, a pele apresenta cicatrizes profundas e irreversíveis.

espinha internaAcne interna, daquelas que apresentam inchaço sob a pele, vermelhidão e dor, precisam de uma atenção maior. Às vezes, o inchaço é tanto, que afeta o restante do rosto. Ao tentar retirar a acne, que não vai sair de forma alguma, você pode criar um problema maior, ferindo o interior da pele e deixando, em alguns poucos minutos, uma enorma mancha roxa. Além disso, você corre um grande risco de prorrogar a presença da acne interna por mais uma semana ou mais.

Tratamentos para a acne

Sabendo as causas, fica fácil entender a importância de cuidar da pele e, claro, do organismo como um todo. Em alguns casos não é possível evitar o aparecimento das espinhas. Mas sempre podemos diminuir a incidência. Para isso, basta alguns cuidados básicos, que devem ser feitos todos os dias.

Mulheres que estão próximas do seu período mentrual geralmente têm espinhas. Pessoas com estresse e depressão também. Então, o melhor a fazer é tentar relaxar e estar sempre de bem com a vida. Seus hormônios não vão parar de borbulhar, mas será de forma mais branda. Resultado, menos espinha.

Mantenha o rosto sempre limpoAcne e oleosidade são inseparáveis. Por isso, é tão importante manter o rosto sempre limpo. Ao acordar, lave bem o rosto com um sabonete neutro. Se sua pele for do tipo oleosa ou mista, opte por um produto específico, que vai diminuir a produção de óleo. Repita a operação à tarde e à noite, principalmente no verão, época em que o corpo fica mais oleoso.

Lembra quando citamos a parte da pele morta que entope os poros? Para evitar que isso aconteça, a melhor opção é fazer um esfoliação leve uma vez por semana para retirar essas células mortas. Você pode usar um cosmético de sua preferência ou apostar em receitas caseiras. Uma delas é super fácil de fazer. Basta misturar uma colher de sobremesa de fubá e um pouco soro fisiológico, que pode ser comprado na farmácia, até formar uma espécie de papinha. Lave o rosto com um sabonete neutro, enxague, mas não seque. Pegue a mistura e espalhe pelo rosto, fazendo movimentos circulares. Depois é só retirar com água fria. Sua pele ficará lisa e sem célular mortas.

Retire a maquiagemNão durma de maquiagem. Elas também entopem os poros e podem dificultar a eliminação do sebo. Antes de deitar, ou assim que chegar em casa, passe um bom demaquilante no rosto e finalize com um sabonete adequado. Se não tiver demaquilante, coloque um pouco de creme hidratante em um algodão e passe. Depois, claro, o sabonete.

Se, mesmo com esses tratamento de prevenção, a espinha insiste em aparecer, o jeito é ter paciência e tentar amenizar o quadro. A ideia é que a espinha passe por todo o processo e acabe sozinha. Daí vem a resposta da pergunta lá de cima. Por que não podemos acelerar esse processo? Por causa das bactérias. A acne já possui um monte delas e, se você se atrever a colocar a mão, vai levar ainda mais para a pele. Ou seja, vai piorar a espinha. Sem contar que, depois de estourá-la, vai ficar com um machucado, que por sua vez irá criar uma casca. E essa, nem maquiagem dá jeito.

A melhor opção é colocar compressas de água quente. Pode ser com gaze ou mesmoInvista em cremes contra a acne algodão. Nada de apertar, somente colocar em cima da espinha. Alguns remédios tem o poder de acelerar o processo acnéico, fazendo a inflamação passar por todas as etapas em menos tempo. Porém, somente um médico pode receitar, já que essas pomadas são fortes e podem desencadear uma reação alérgica. Entretanto, você pode comprar aquelas soluções secantes, que estão à venda em lojas de cosméticos e farmácias.

Tudo o que acontece no exterior do corpo é reflexo do interior. Sendo assim, capriche na alimentação. Vitamina A e as do complexo B são ótimas para deixar as espinhas bem longe. São encontradas, principalmente, em verduras de folha verde escura, carne magra e cereais.

São cuidados básicos que podem salvar seu rosto. Então, invista na atenção diária e afaste o risco de acordar com uma baita espinha na ponta do nariz, por exemplo.

 Fotos relacionadas a acne

Facebook NadaFrágil.com.br

37 respostas para “De cara limpa! Como acabar com as espinhas”

  1. daniel disse:

    o que seria ‘sobremesa de fubá’? seria resto de bolo ou coisa assim? abçs

  2. Margarida disse:

    O que é fubá?
    Gostei muito das dicas!

  3. como eu posso acabar com as sicatrises de espinhas na cara???

    quero ficar com a cara mais clara e fina

  4. wicked disse:

    como acabar com as manchas das espinhas ?

  5. Júlia disse:

    como eu posso acabar com as espinhas que também aparecem no copor?

    • PEDRO ANDERSON disse:

      Júlia vc só pode acabar com essas espinhas que aparece no corpo através de anti-inflamatório tipo limeciclina, clindomiçina, tetraciclina ou entre outros

  6. laryssa disse:

    amei essas dicas…tenho muitas espinhaass mais agora vou ter mais paciencia com as espinhas valeu pela dicas…..

  7. catia disse:

    ola boa tarde…tenho 22 anos e minhas espinhas sao muitas ..me sinto muito mal..meu rosto tem muita marca e horrivel..nao sei oque fazer por favor alguem me ajude

  8. jessyane disse:

    ola eu tenho muitas espinhas tenho 15 anos e minhas espinhas são horriveis mais muito obrigada pela as dicas maravilhosa espero que todas de certo em mim que diminua as minhas espinhas

  9. nair disse:

    ola no inicio da materia ta falando em acabar com as espinhas nâo como previni-las.

  10. Kelly disse:

    Tenho espinhas no rosto nas costas
    e nos bracos nao aguento mais isso estou cheia de cicatrizes escuras e feridas porque nao consigo parar de cutucar

  11. leticia disse:

    eu quero saber se tem como as manchas d espinhas somirem algum dia ou fik pra sempre?parece uma espin

  12. Geovanna Beatriz disse:

    gente olha o segredo é se sentir bem, sinta-se poderosa,fingi que não tem nada no seu rosto e acredite que sua pele é perfeita,lave 2 vezes ao dia,de manhã e a noite,com um sabonete neutro,não ponha a mão no rosto sem ter a certeza que esta limpa pois pode pegar bacterias em seu rosto,enfim sinta se de bem com a vida. Eu sou a Geovana eu tenho 13 anos, pode perguntar que eu estou AKI para responder vocês!!!

    • jayne beckiman disse:

      eu tenho espinhas desde dos treze anos de idade e é muito horrivel. mais agora vou testar esta receita! tomara que rosolva

    • graciele disse:

      afss ta se achanddo neh guria !deixa sua espenha começarem a aparecer qe qero ver vc ficar de bem com elas.pensa qe é facil assim.eu só tenho 13 anos.grands coisas nem .tem mais qe tar com o rosto elo ainda msmo ,mas vai var so daqui alguns dias..hum

  13. robert disse:

    Oie Boa Tarde gostaria de saber qual ervas e bom para limpar o sangue jogar as gosduras pra fora e limpar o rosto por favor precisando muito me de umas opção de ervas pois sobi que muito bom ne pra acabar com as espinhas! meu email e robert_henrique30@live.com msn e robert_henrique30@live.com beijos espero resposta

  14. rita disse:

    olá eu amei as dicas meu rostos são cheias de espinhas eu agora vou tirar com muita paciência muito obrigado

  15. TAMARA disse:

    PARA ACABAR COM AS ESPINHS E SIMPLES NAO USAR MUITA MAQUIAGEM ESCURA.CONSELHO USA QUANDO TIVER 12 ANOS.SEMPRE ESCREVO ISTO EU NAO TENHO ESPINHO SOU UMA MENINA LINDA E PERFEITA

  16. TAMARA disse:

    PARA ACABAR COM AS ESPINHS E SIMPLES NAO USAR MUITA MAQUIAGEM ESCURA.CONSELHO USA QUANDO TIVER 12 ANOS.SEMPRE ESCREVO ISTO EU NAO TENHO ESPINHO SOU UMA MENINA LINDA E PERFEITA.MENINAS BOA SORTE CUIDASE BEM.BEIJJOOOS

  17. TAMARA disse:

    OLA GAROTAS E VI ENSINAR DAR UM BASTA NA ESPINHA E SO NAO USAR MUITA MAQUIAGEM QUADO NAVINHA.NAO TENHO NENHUMA SOU LINDA E BONITA

  18. tomasiacaetano disse:

    socoro eu so uma jovem de 16 anos estou com muitas espinhas oque eu fsso para acabra com isso

  19. marlene disse:

    a minha filha toma zinco quelato de trinta mg manipulado as espinhas secaram todas beijo a todos

  20. ANGELITA GONSALES disse:

    NÃO TOMEM MEDICAMENTOS SEM A CONSULTA DE UM PROFISSIONAL DERMATOLOGICO,POIS CADA PESSOA TEM UMA REAÇÃO DIFERENTE A FARMACOQUIMICOS.BJOS

    • Halinny disse:

      eu tinha muitas espinhas mais eu comecei a usar o sabonete Dove e minha pele ficou mais limpa quando usei assepsia meu rosto virou um estrago conselho não coma muita coisa oleosa ñ coma carne vermelha e nem chocolates

  21. Saah disse:

    Voces ñao estao intendendo , eu tenho espinhas para todos os lados , bastante na testa , nas minhas bochechas , ombros , torax ‘ costas , nariz , braços etc… no site vcs estao falando de uma espinha apenas , e nao de ttantas qqe eu tenho ‘ vivo en depressao ‘ nao aguentto de tanta vergonha , ñ olho mais no rosto das pessoas pra conversar ‘ tenho vergonha e muita -_-

    • PEDRO ANDERSON disse:

      Vc só poderá resolver esse problema com a isotretinoína o famoso Roacutan, óbvio passado pelo dermatologista. garanto depois do fim do tratamento dificilmente voltará.

  22. sara disse:

    como acabar com as espinhas?

  23. raquel disse:

    Olá … Tenho 17 anos e nunca sofri muito com espinhas, meu rosto sempr foi limpo (na medida do possivel ,claro,) porem nasceu uma espinha carnal(interna) proximo ao meu nariz e minha boca e agr meu rostp ta todo inchado, oq ey faço

Deixe uma resposta