NadaFrágil.com.br

Decoração de Natal – Decore a sua Casa Para o Natal


Joyce Carla

Enfeites de Natal Mal passou o Dia das Crianças, e já vemos o comércio se preparar para as vendas de Natal. Falta pouco mais para a chegada do bom velhinho, mas para quem gosta de enfeitar a casa nessa época do ano, já está na hora de pensar nos detalhes para deixar o ambiente mais no clima da festa. Os símbolos e os enfeites de Natal não costumam mudar tanto de um ano para o outro. No entanto, há muitas possibilidades em termos de materiais e de economia de energia, principalmente, em relação às luzes e aos pisca-pisca – uma das estrelas da decoração natalina em qualquer lugar.

Apesar de, no mês de dezembro, não fazer frio em nosso país, os enfeites que remetem à neve e ao inverno são sempre uma boa opção, pois lembram o Natal, o Papai Noel e as renas. As cores para esse tipo de decoração deixaram de ser predominantemente o branco, o vermelho e o dourado, para abranger quase todas as cores da aquarela. É possível fazer uma decoração muito bonita e aconchegante com materiais artesanais, como patchwork, tricô e crochê, e outros materiais com pouco brilho. Basta ter bom gosto para não exagerar e incrementar a sua casa.

Iluminação de Natal – Luzes que Enchem a Alma

Decoração de NatalAs luzes são uma parte fundamental da decoração natalina e dão um efeito muito bonito em qualquer ambiente. Seja em árvores, nas casas, nos prédios comerciais, a iluminação emociona adultos e crianças, além de expandir o espírito natalino. Em relação ao ambiente externo, há tantas opções belíssimas, que em algumas cidades há até mesmo competições para indicar a mais bonita. Alguns exemplos de iluminação que enchem os olhos são as cascatas de LED para os telhados e as luzes com o formato de estrela cadente. Nos últimos anos, se tornaram comuns as renas iluminadas com movimentos.

Para os ambientes internos, há opções para todos os tamanhos, desde pequenas árvores de fibra ótica para decorar a mesa do escritório até longos pisca-piscas para adornar o corrimão de uma escada ou a janela do apartamento. Para quem gosta das luzes na árvore, uma dica é escolher luzes de LED, pois elas não geram calor e duram mais que as lâmpadas tradicionais. Para quem quer uma dica mais romântica, há uma árvore de Natal feita de pequenas velas. Mas cuidado, esse tipo de árvore não é indicada para casas com crianças ou com animais domésticos. Ela é melhor para casais que estão aproveitando o primeiro Natal juntos e à sos.

Árvore de Natal – O Símbolo do Natal

Decoração de NatalNão é possível imaginar uma decoração de Natal sem a árvore. Por isso, não cometa um erro básico na sua decoração escondendo-a em um canto da casa. Ela deve ser posicionada de forma estratégica e em um lugar de destaque. A árvore é um dos símbolos dessa festa e pode ser de vários materiais e modelos. Além disso, a árvore pode receber uma infinidade de enfeites, como fitas, bolas, luzes, colares e pingentes. É comum que a ponteira da árvore seja uma estrela. Uma dica criativa que chama atenção é usar uma estrela de cinco pontas, que utiliza galhos naturais em sua composição e vem é acompanhado por bolas e ramos com as cores da data.

Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum encontrar árvores naturais, de pinheirinhos verdadeiros em vasos para serem usados na decoração. É uma dica interessante para casas com crianças pequenas, pois estimula o contato com a natureza. Nesse caso, a própria criança pode fazer a decoração e incluir fotografias da família e desenhos que ela fez ao longo do ano. Além de mais colorida, a decoração dessa forma fica mais personalizada e aumenta o valor sentimental da festa natalina. Para quem prefere a tradicional árvore de plástico, os enfeites são fundamentais para dar mais vida á decoração. Escolha detalhes em materiais mais coloridos e brilhantes.

Enfeites de Natal – Guirlanda

Decoração de NatalAs guirlandas demonstram que a casa recebe o espírito natalino, já que é comum serem colocadas na porta de entrada da residência. Há milhares de estilos e de modelos de guirlandas disponíveis no mercado. Você pode escolher de acordo com seu gosto e com o seu orçamento a opção que melhor expresse a sua identidade e a da sua casa. Já passou o tempo em que o rebuscado e o sofisticado eram necessariamente sinônimos de belo e de elegante. Hoje é possível fazer uma decoração belíssima usando pouco e, principalmente, gastando pouco.

Para quem gosta de elementos naturais, há guirlandas de fibras, de cordas, de tecidos de algodão cru e com enfeites como sementes. Este tipo de guirlanda evoca um natal antigo e uma casa ligada às tradições. Já para as pessoas mais modernas, as de materiais sintéticosque vão desde as clássicas, em visgo redondo com enfeites de bolas vermelhas, verdes ou douradas e fitas nessas cores. até as supercoloridas com enfeites de bonecos divertidos e até mesmo guirlandas animadas com personagens que se movem e também com luzes que piscam. Para quem tem crianças em casa, uma ideia é fazer você mesmo a sua guirlanda com a participação delas. Dá para fazer uma guirlanda de balas ou de doces que poderá ser saboreada na noite de Natal.

Presépio remete à celebração religiosa da data

Presépio de NatalO presépio é uma referência cristã ao nascimento de Jesus. A ideia é remontar o nascimento de Cristo em uma manjedoura. Os presépios variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real, mas em geral todos trazem as figuras da Sagrada Família – de São José, da Virgem Maria, do menino Jesus -, de animais da manjedoura, de anjos, da estrela de Belém, e dos três reis magos. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Se você tem os dons artesanais, pode fazer o presépio de tecido ou com materiais reutilizados. Se for mais do tipo que compra pronto. Em lojas de decoração de Natal, é fácil encontrar presépios de porcelana, de gesso e até em formato de quadros. Você pode escolher de acordo com o espaço que terá disponível para ele ou de acordo com o restante da decoração. O que importa é que não seja apenas um enfeite natalino, mas que o verdadeiro significado da data tenha importância para você e para a sua família.

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Decoração de Natal – Decore a sua Casa Para o Natal”

Deixe uma resposta