NadaFrágil.com.br

Decoração estilo provençal


Amanda Brandão

A decoração com estilo provençal é uma decoração com aspecto nostálgico, perdido no tempo e com detalhes que remetem ao romantismo. Geralmente os tons pastéis e os móveis em cores claras, como o branco e bege, por exemplo, predominam nesse estilo de decoração, deixando o ambiente da sua casa com aparência acolhedora e extremamente confortável, diferente de todos os outros estilos de decorações.

Cozinha com riqueza de detalhes

O estilo provençal é conhecido internacionalmente também como “French Country Style”, onde teve início na cidade de Provença, situada na França. A partir daí esse estilo delicado e romântico passou a conquistar muitos brasileiros, principalmente devidos seus traços antigos e ao mesmo tempo suaves, misturando o moderno com o antigo da melhor forma possível.

Decoracao estilo provencalSão características principais desse estilo de decoração as cores suaves, neutras e claras, bem como as estampas florais e listras para decorar o ambiente, deixando-o ainda mais lírico. O bacana do estilo provençal é que você necessariamente não precisa gastar fortunas comprando móveis e objetos de decoração novos, já que os móveis desse estilo de decoração devem ter características antigas.

Você pode aproveitar aquele armário da vovó que estava guardado há muito tempo sem utilidade, ou ainda uma cômoda antiga recriada para o living. Esse é o diferencial da decoração estilo provençal, ela permite o reaproveitamento de móveis antigos para serem usados na decoração.

Esse estilo de decoração é muito utilizado no sul do território francês, pois dizem que nessa região da França exclusivamente o clima é bastante tranquilo, por isso as residências trazem consigo o mesmo conceito na decoração, com traços delicados e leves. Dizem que esse tipo de decoração remete a vida rural antiga dos franceses em suas casas de campo.

Mas, a decoração provençal não é caracterizada somente por móveis nostálgicos e ambientes delicados, mas também as paredes podem aparecer decoradas com pedras e até mesmo desgastas. Já os estofados da sala de estar, na maioria das vezes, são revestidos com capas estampadas, principalmente estampas florais ou estampas de listras.

O estilo provençal também é uma forma de retratar as paisagens campestres de maneira delicada, agregando estampas clássicas, chamadas também de Toile de Jouy. Essas estampas Toile de Jouy servem tanto para decorar aparelhos de jantar como também para servir de inspiração nos acessórios e objetos decorativos que irão enfeitar o ambiente. Além disso, os moradores podem brincar com as estampas, misturando estampas florais grandes com outras menores, ou ainda estampas diferenciadas que podem ser estampadas nas capas das cadeiras, poltronas e estofados.

Outra dica bastante interessante para você que deseja ter uma amostra do estilo provençal em seu ambiente é fazer pequenos sachês de lavanda ou águas perfumadas e espalhar por toda a casa, dessa forma você conseguirá trazer o cheirinho campestre e perfumar a sua residência com o tradicional aroma da cidade de Provence.

A decoração estilo provençal oferece diversos benefícios para a sua casa, especialmente em relação à economia. Ou seja, você não precisará gastar fortunas para decorar a sua casa, comprando objetos decorativos caríssimos e móveis novos e modernos, o estilo provençal permite que os moradores que aderem esse estilo de decoração invistam em móveis antigos, seja móveis herdados da vovó ou até mesmo móveis comprados em brechós e lojas de móveis antigos, já que essas são as principais características do estilo provençal.

Outro detalhe importante na decoração provençal são os acessórios. Na sala de estar recomenda-se utilizar cortinas de nuances claras e tecidos delicados, além de almofadas com estampas florais e cores suaves para decorar o seu sofá. Nas paredes, a sugestão é apostar nos quadros com pinturas tranquilas e suaves que remetem as paisagens rurais e do campo. Espelhos podem servir como acessórios decorativos para deixar as paredes da sala de estar com a cara de um ambiente provençal. Um outro objeto que não pode faltar de jeito nenhum são os lustres de cristal para acrescentar sofisticação e modernidade ao ambiente. E para finalizar, acrescentes vasos com arranjos de flores por toda a casa para criar um clima de campo francês no seu ambiente.

A decoração estilo provençal com aspecto nostálgico, delicado e romântico tem tudo para conquistar você também.

Quarto delicado e aconchegante

Fotos decoração estilo provençal:

 

Facebook NadaFrágil.com.br

4 respostas para “Decoração estilo provençal”

  1. Paula Braz disse:

    Adoro esse estilo de decoração. Recentemente adquiri uma cama com criados-mudos nesse estilo, numa loja de móveis usados, belíssimos. Ainda estou a procura do guarda-roupa para completar meu conjunto.

  2. Amo este estilo, romantico, clean, e com muita classe. Pretendo decorar meu apto. na praia com este estilo. Quero um ambiente romantico, elegante e aconchegante.

  3. Michel disse:

    Nossa realmente a decoração no estilo provençal é muito chique e maravilhosa, é possível recuperar móveis antigos e deixar neste estilo fica ótimo, agora pra quem não quer perder tempo realizando a modificação de um móvel tem esse site que vende artigos deste estilo http://lojaprovencal.com.br também é ótimo.

  4. Marina Filha disse:

    Olá, Adorei o site e gostaria de saber onde comprar móveis provençal no RJ.

    Atenciosamente
    Marina Filha

Deixe uma resposta

Facebook NadaFrágil.com.br Twitter @Nada_Fragil

Enquetes

Qual qualidade o homem perfeito não pode deixar de ter?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...


Melhores Dicas

Por que Nada Frágil?

Resolvemos por o nome Nada Frágil no site pois nosso objetivo é fazer um site para você, Mulher Moderna, que assim como nós acredita que essa história de Sexo Frágil é coisa do passado.

Se você é uma mulher antenada, ligada em moda, que gosta de se cuidar e deseja saber mais sobre relacionamentos, maquiagem, decoração, etc... Você está no lugar certo.

Nosso lema é:
Sexo Frágil é a Vovozinha...