NadaFrágil.com.br

Depilação a Laser: mitos, verdades e preços


Leticia Moraes

Com o sucesso de publicidade e popularidade que vem alcançando a depilação a laser, cada vez mais mulheres (e também homens) estão buscando o tratamento como forma de livrar-se de forma definitiva dos indesejáveis pelos distribuídos pelo corpo. São pessoas que estão dispostas a pagar bem mais caro para ter uma pele lisa, sem a necessidade de depilar-se quase que semanalmente.

A depilação a laser é o método de escolha ideal para combater o excesso de pelos nas áreas indesejadas e de maior dificuldade de aplicação de outros métodos, a exemplo das axilas, virilhas e do buço. Os métodos de depilação por extração do pelo (cera, máquinas elétricas e pinças) costumam estimular ainda mais o crescimento e produzem efeitos adversos como pseudofoliculite, hiperpigmentação perifolicular e espessamento do cabelo.

Depilação a laser

O preço do tratamento fica um pouco acima de outros tratamentos mais comuns de depilação, custando em torno de R$ 140,00 a 360,00 por sessão mensal e variando com cada área do corpo. Para a área do rosto (buço e queixo), por exemplo, normalmente são entre 6 e 8, já para as pernas, pode levar de 8 a 10 sessões, enquanto que o tratamento para axilas e virilha, podem demorar até 10 sessões. Homens em geral precisam de mais sessões. Durante o tratamento, também se deve fazer uma ou duas sessões de manutenção por ano.

Assim, elaboramos este guia para todas as candidatas (e candidatos) que estão dispostos ou que conheçam alguém que esteja disposto a submeter-se ao tratamento, porque é preciso tomar algumas precauções, conhecer e considerar alguns pontos importantes e averiguar as condições de segurança e higiene dos locais, bem como a competência e idoneidade dos profissionais envolvidos que vão atendê-la.

O primeiro passo a se dado, mesmo antes de tomar a decisão de fazer ou não o tratamento, é consultar a um médico dermatologista para conhecer os prós e contras do tratamento.

Clínicas, médicos e equipes especializados

Depilação a laser

O laser é muito invasivo e somente deveria ser aplicado por um profissional especializado, sob a orientação de um medico dermatologista, que saberão reconhecer seu tipo de pele e suas características importantes, evitando lastimá-la e também para alcançar os resultados almejados: acabar definitivamente com os pelos do corpo, mas de modo progressivo.

O tratamento é iniciado sempre com uma revisão dermatológica para ver que tipo de pele você tem, medicamentos que você usa para saber de possíveis reações à exposição ao sol e você fazer uma entrevista sobre seu histórico médico a ser considerado no novo tratamento.

Cada pele pode reagir de forma diferente e pode sofrer queimaduras, manchas ou bolhas, se o laser não for calibrado adequadamente às suas características e também ao nível de luz que cada pele requer.

A depilação a laser para ser definitiva deve ser realizada dentro de um programa cuja quantidade de sessões mensais regulares necessárias é determinada pelo médico dermatologista. A regularidade da periodicidade de cada aplicação é crucial para o êxito do tratamento. De modo geral, um tratamento começa com o mais baixo nível de luz laser que tem 14 anos e vai aumentando gradualmente até chegar 28, para os resultados finais.

Existem vários tipos de laser e você deve checar se o equipamento usado é autorizado pelo Ministério da Saúde. Não se submeta a qualquer máquina. Pesquise como ela funciona e seus efeitos. É um direito seu obter essa e outras informações antes de iniciar o tratamento.

Condições da pele para a depilação a laser

Depilação a laser

Também é importante saber que a pessoa deve estar com o rosto lavado, sem bronzeamentos intensos ou recentes. Também não faz depilação em pelos que tem passado por descoloração porque eles não reagirão ao laser.

Procedimento e o pós-sessão

Como o laser é invasivo, durante a sessão, a cliente ou cliente precisa colocar um protetor e óculos de proteção e isolamento de modo que eles não sejam danificados. O profissional que faz a aplicação deve ser qualificado para manejar o equipamento, considerando-se que qualquer movimento errado com o laser pode chegar a causar cegueira em uma pessoa.

Contudo, a aplicação em si não é complicada (se realizada com profissionalismo) e você não deve sentir nada mais que um pequeno golpe em sua pele. Se você sente algo mais que isto, provavelmente o laser está queimando a pele.

Iniciado o tratamento, é recomendado usar protetor solar permanentemente, não só pela depilação, mas por todos os efeitos nocivos os raios do sol (UV) na pele, muitas vezes só aparecem com o tempo e a idade.

Em relação a maquiagem, o ideal (mas não proibido) é não maquiar nos dois primeiros dias após a depilação facial, para deixar que a pele respire, bastando o uso de filtro solar adequado ao tipo de pele. Em alguns casos, pode ser receitado um creme para ajudar a proteger a pele após a depilação.

Além de tudo isso, a clínica e os profissionais responsáveis por seu tratamento devem acompanhar, dar orientações e atender suas necessidades durante todo o tratamento, para o resultado final exitoso.

Resultados da Depilação a Laser

Depilação a laser

Quando realizado por profissionais capacitados, em lugares regularizados e aptos para o tratamento e seguidas todas as indicações, os resultados são indiscutíveis: 100% profissionalismo, sem irritação, nem bolhas ou manchas, uma pele lisa e livre de pelos, sem ter que passar pelo sofrimento torturante das ceras, puxões e lâminas. Mas não é um milagre da natural, é preciso disciplina e várias sessões.

Também é necessário fazer uma ou duas sessões de manutenção por ano, uma vez que existem alguns folículos permanecem em repouso por seis anos. De todas as formas, cerca de 80% do pelo não vai crescer mais e o pelo que estava em repouso, provavelmente é do tipo viloso ou crescimento atrofiado, pouco pigmentado, fino e mais lento, devido ao efeito térmico disseminado pelos folículos tratados.

No mais, antes de agarrar qualquer oferta de moda ou sucumbir aos apelos das propagandas bem feitas, consulte um especialista. Isso é imprescindível para sua saúde, já que a pele é o maior órgão do corpo e também sua melhor embalagem. Ou seja, é aquela que apresenta você ao mundo!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *