NadaFrágil.com.br

Dicas para controlar o seu dinheiro


Calila Galvão

Mulher não aguenta ver uma promoção. Ela pode até não estar precisando daquilo, mas se está na metade do preço é a hora de comprar. Porém, é muitas vezes nesse ponto que muita gente perde o controle dos gastos e acaba transformando as dívidas numa verdadeira bola de neve que só faz crescer.

E para aquelas que não acreditam é possível sim controlar os gastos e ter uma vida financeira mais tranquila e sem sobressaltos. Com apenas algumas mudanças você pode ter dinheiro para comprar o que você deseja no melhor momento, não importa o quanto você ganhe.

Veja aqui mais dicas de como economizar o seu dinheiro.

Guarde dinheiro

Veja essas dicas para controlar o seu dinheiro

Você pode pensar que ganha muito pouco para ficar guardando dinheiro todo mês, mas tudo depende de suas prioridades. Você prefere gastar todo o seu dinheiro agora comprando roupas caras ou guardar para quando surgir uma boa promoção? Além do mais guardar dinheiro é essencial para aqueles momentos inesperados como uma viagem de última hora ou até mesmo problemas de saúde.

Tenha prioridades

Veja essas dicas para controlar o seu dinheiro

Antes de sair por aí gastando o seu precioso dinheiro procure pensar exatamente no que você precisa e no que realmente você tem que investir o dinheiro. Por exemplo, se você é dona de um comércio, a dinheiro deve ir primeiro para pagar as contas e cobrir os custos, guardar parte do lucro para ser reinvestido e só então com o que sobrar você pode fazer outros planos.

Anote tudo que você gasta

Veja essas dicas para controlar o seu dinheiro

Você já teve aquela sensação de que não sabe onde colocou o dinheiro do mês? Ele acaba num segundo e quando você percebe não sabe onde investiu. Pois bem, a melhor maneira de resolver isso é anotando tudo numa agenda ou num caderno.

Para facilitar você pode até baixar um aplicativo de bloco de anotações e ir colocando todos os seus gastos nele. Ao final do mês você saberá onde o seu dinheiro foi parar e o que você pode evitar de comprar para economizar mais.

Separe o dinheiro

Veja essas dicas para controlar o seu dinheiro

Assim que você receber o seu pagamento a primeira coisa que deve fazer é sapará-lo e identificar para onde cada um vai. Por exemplo, você pode por etiquetas, colocar pedaços de papel com clipes com os nomes casa, conta de luz, conta de água, gasolina, anotados. Assim, você saberá sempre o quanto realmente sobrou para fazer os seus gastos pessoais.

Muito cuidado com cartões de crédito

Veja essas dicas para controlar o seu dinheiro

No fundo, cada uma de nós sabe bem como nos comportamos quando temos um cardão de crédito com limite disponível guardado na bolsa: queremos comprar tudo! Se você sempre atrasa o pagamento do cartão ou então costuma passar do limite fique ligada, pois está jogando o seu dinheiro fora pagando juros.

O cartão de crédito só serve para quem sabe usá-lo, ou seja, pagando sempre em dias e fazendo dele um instrumento apenas para situações mais urgentes ou quando não houver desconto para pagamento á vista (mas se você estiver com o dinheiro na mão, ainda assim é a melhor opção). Se você não consegue se controlar é melhor cancelar todos antes que a sua vida financeira vire a mais completa bagunça.

Descubra as melhores táticas de como organizar o seu orçamento.

De olho nos empréstimos

Veja essas dicas para controlar o seu dinheiro

Quando a coisa aperta infelizmente não te muito para onde correr se não para um banco pedir dinheiro emprestado. Porém, é preciso tomar muito cuidado com os empréstimos. Pesquise muito para não pagar juros altíssimos e acabar contraindo outra dívida. Uma opção muito interessante é quando o banco compra todas as suas dívidas e em vez de pagar para várias pessoas, o que pode ser confuso, você paga para apenas uma tornando o processo muito melhor.

Concluindo

Antes de comprar pare para refletir. Organização é o primeiro grande passo para quem quer cuidar melhor das finanças. Monte uma planilha no computador e anote todos os seus gastos fixos mensais. Do que sobrar, separe uma porcentagem (a mais indicada é 10% do salário) para poupar e procure não comprar uma coisa só porque está em liquidação.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *