NadaFrágil.com.br

Dicas para decorar ambientes pequenos


Marina Ferrarezze

Já faz alguns anos que casas e apartamentos diminuíram. Com o aumento do valor dos terrenos, os construtores agora disponibilizam moradias cada vez menores e quem tem que se virar com isso somos nós. Só quem mora em um espaço reduzido sabe como é difícil decorar, guardar e organizar todos os seus pertences.

Selecionamos algumas dicas que os profissionais da área usam para decorar espaços pequenos de forma com que eles pareçam maiores e aproveitando cada centímetro de todos os espaços para ter um ambiente agradável e funcional.

Dicas para decorar o Quarto

- Seja de casal ou de solteiro, se o quarto for pequeno, ele precisa ter à vista apenas o essencial. A dica é investir em um guarda-roupa embutido com muitas divisórias para poder guardar suas roupas e objetos pessoais de forma organizada.

Dicas para decorar o Quarto- Opte por móveis grandes, claros e multifuncionais. Dê preferência para os que ocupem uma parede toda e que possam ser usados para várias finalidades, como apoio de tv, escrivaninha, estante para livros, criado mudo e penteadeira. Móveis com porta de correr são uma boa pedida para economizar o espaço.

- A cama também tem que ser escolhida com cuidado, já que existem diversos modelos no mercado e sempre há um que se encaixe melhor às suas necessidades. As camas baú ou com gavetas podem auxiliar bastante na hora de guardar objetos e organizar seus espaços. Em quarto de criança ou adolescente, camas com cama auxiliar permitem receber amigos para dormir em casa sem muitas preocupações.

- Na pintura, o segredo é usar cores suaves como o azul ou o verde claro. Listras horizontais nas paredes, além de dar um charme especial ao quarto, alongam a sensação de espaço.

Fotos de quartos pequenos decorados

 

Dicas para decorar a Sala

- Um dos truques mais conhecidos para dar sensação de espaço em um ambiente pequeno é a utilização de espelhos em alguma das paredes. Além de ser super elegante, o espelho dá sensação de amplitude no ambiente. Nas salas, eles aparecem revestindo uma parede inteira, portas de móveis ou em detalhes.

- Materiais transparentes também são grandes aliados. Mesa de vidro ou acrílico, móveis com porta de vidro e cadeiras de acrílico alongam e dão um ar de leveza no ambiente.

- Tapetes deixam a sala mais aconchegante, mas lembre-se de não cobrir todo o chão com ele, pois assim o ambiente parece mais limitado. O chão visível faz com que as divisões de espaços pareçam mais amplas do que se estivessem cobertos. Tapetes com listras são os mais indicados, pois dão a impressão de alongar o chão.

- A iluminação é essencial para qualquer ambiente, principalmente nos mais apertados. Além da luz natural, é preciso se atentar aos tipos de lâmpadas que serão usados. Além do lustre central, lâmpadas dicroicas direcionadas para a parede dão um toque sofisticado à sala e ajudam a ampliar o ambiente.

Fotos de salas pequenas decoradas

 

Dicas para decorar a Cozinha

- A cozinha é um dos ambientes mais produtivos da casa, portanto praticidade, conforto e segurança são essenciais. Um dos maiores desafios é deixar a cozinha pequena funcional, para que isso aconteça é preciso muito planejamento para aproveitar todos os cantinhos.

- Além de lugar para guardar todos os acessórios, utensílios e eletrodomésticos, não se pode esquecer de dar uma atenção especial para a ventilação e a iluminação da cozinha.

- Móveis planejados são quase que obrigatórios para ter um maior aproveitamento de todos os cantinhos de sua cozinha. Uma dica valiosa é fazer um projeto com um designer de interiores. Apesar de não ser barato, é um ótimo investimento e o espaço da sua cozinha vai ser completamente aproveitado.

Fotos de cozinhas decoradas

 

Dicas úteis para todos os ambientes

- As cores mais indicadas para ambientes pequenos são de tons claros e suaves, pois eles dão a impressão de que o espaço é maior. Papel de parede listrado, principalmente na horizontal, aumenta a sensação de espaço.

- É recomendável o uso de uma decoração monocromática e que se varie os tons e a intensidade da cor. Pinte o teto e as paredes da mesma cor, de preferência com um tinta com brilho, pois elas refletem a luz e ampliam o espaço.

- Combine a cor dos móveis com a cor da parede, assim a decoração fica mais harmoniosa. Se as cores forem muito contrastantes, o espaço fica mais dividido e dá a impressão de um ambiente ainda menor. Abuse da cor em detalhes pequenos da decoração, como vasos e almofadas.

- Organização é o segredo de uma casa funcional, portanto os objetos que não combinarem com o ambiente ou que não tenham alguma utilidade devem ser eliminados para poupar espaço.

- Evite móveis perto de portas ou passagens, eles atrapalham o fluxo e dão a impressão de que o apartamento é ainda menor.

- Prateleiras e nichos são grande aliados na decoração de um ambiente pequeno, pois além de visualmente serem bonitos, são muito úteis para guardar seus pertences de forma organizada. Invista em modelos não muito profundos para não tirar espaço do ambiente.

Facebook NadaFrágil.com.br

2 respostas para “Dicas para decorar ambientes pequenos”

  1. Silvia Klotz disse:

    Tenho um cantinho aqui em casa onde vou aproveitar algumas das suas idéias.
    Aguardo mais idéias de decoração.

  2. Marcia Dominici disse:

    Marina, adorei as dicas.
    Continue com elas pois são muito úteis.

    Obrigada

Deixe uma resposta