NadaFrágil.com.br

Dicas para economizar água


Eliana Lee

Não deve ser novidade para você que nosso bem mais precioso – a água – está se tornando escassa em certas regiões brasileiras. Entre elas, a mais populosa da América Latina, que contempla inclusive a cidade de São Paulo e seus arredores. Ou seja: as coisas não andam bem.

É importantíssimo que todo mundo comece a replanejar seu gasto diário de água, e algumas ações super simples podem fazer toda a diferença. Reduzir nem sempre significa se privar radicalmente. E economizar é uma maneira ótima de ajudar o planeta e, de quebra, abaixar o valor da conta de água. Que tal?

Economizar Água

Os números da água

Apesar de o planeta Terra ser conhecido carinhosamente de Planeta Água, apenas uma parcela minúscula desse líquido está disponível para consumo e uso; ou seja, ninguém pode esbanjar. Segundo dados do Planeta Sustentável, a porção de água doce que temos é de 0,26% – proporcional a 13 gotas num balde de 10 litros!

Para fazer sua parte e ajudar a economizar água não apenas em tempos de seca, que tal incorporar alguns hábitos simples ao seu dia a dia?

Economizar Água

Torneiras

Nunca é demais repetir: sempre feche a torneira quando estiver escovando os dentes. Estima-se que mais de 20 litros de água limpa podem ir ralo abaixo enquanto você se olha no espelho e pensa  na vida.

Banho

Ficar muito tempo embaixo da água não faz bem para sua pele, sabia? Além de ressecá-la, o desperdício é assustador. Que tal reduzir aos poucos? O ideal é cortar pela metade, mas a gente sabe que para quem está acostumado isso pode parecer difícil à primeira vista. Para incorporar o hábito aos poucos, comece diminuindo 1 minutos por dia na primeira semana. Depois mantenha-se no tempo escolhido (10 minutos é a média recomendada). Para não perder o horário, programe um alarme para te avisar que é hora de fechar a torneira ou prepare uma playlist para ouvir durante o banho. Selecione músicas que, somadas, dêem o tempo exato do tempo que você pretende gastar embaixo do chuveiro.

Descarga

Se tiver de escolher um vaso sanitário para seu banheiro, opte por modelos que tenham a caixa de descarga acoplada. A economia é muito maior do que as válvulas de parede que podem gastar até 30 litros de água limpa.

Outra dica importante é evitar jogar qualquer tipo de lixo no vaso sanitário. Isso faz com que mais água seja gasta para eliminar o resíduo.

Economizar Água

Lavar roupas

Deixe acumular as roupas e então ligue a máquina de lavar em sua capacidade máxima, separando peças por cor, textura e outros detalhes. A água descartada pela máquina também não pode ser desperdiçada. Que tal utilizar essa água para lavar o quintal, a varanda ou a área de seus animais de estimação? Utilize um balde para coletar essa água e evite desperdiçá-la.

Carro e quintal

Nada de lavar seu carro com mangueira! Utilize baldes para evitar que muita água se perca e sempre varra o quintal com vassouras comuns. Se precisar lavar alguma área que esteja mais suja , utilize água coletada num balde (que tal aquela, da máquina de lavar roupas?) e apenas na área da sujeira. Se tudo estiver limpo ou com pouca sujeira, nada de lavar: espere mais alguns dias.

Feche e conserte tudo!

Uma torneira pingando gasta em média 46 litros de água por dia! É muita coisa! Ao fechar uma torneira, certifique-se que ela não ficou pingando. Em caso de vazamentos ou canos quebrados, contate imediatamente o sistema responsável pelo reparo.

Lembre-se que sua conta virá mais barata e, com isso, você estará economizando dinheiro para comprar e fazer coisas muito mais legais!

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Dicas para economizar água”

  1. Artigo importante. Temos que tentar trazer a conscientização da população sobre a economia e uso correto da água e o desenvolvimento sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *