NadaFrágil.com.br

Dicas para melhorar a disposição que parecem mentira!


Fabíola Cunha

Muitas maneiras de melhorar a saúde são bem claras e óbvias: perder peso, comer menos e fazer mais exercícios é o que mais se ouve. Para melhorar a energia, durma mais. Para o intestino funcionar melhor, beba mais água e coma mais frutas.

Porém, algumas dicas parecem mentira, por serem contra-intuitivas. Confira algumas delas:

Beba café e durma melhor!

Café

Um estudo japonês mostrou que pessoas que ingeriram 200 mg de cafeína (duas xícaras de café) e depois descansaram por 20 minutos demonstraram estarem mais alertas e terem mais disposição em testes do que aquelas que só tiraram um cochilo. Isso porque o cochilo rápido terminou bem quando a cafeína começou a fazer efeito, limpando o cérebro da molécula adenosina que causa fadiga quando em excesso.

Não escove os dentes logo depois de comer

dente

Não se deve escovar os dentes logo depois de comer ou beber alimentos ácidos – frutas cítricas, tomates, refrigerante. Elas amolecem o esmalte dos dentes e adicionar a escovação logo após as refeições pode piorar o quadro. O ideal é esperar 30 minutos a 1 hora para escovar.

Para usar um tamanho menor, ganhe peso

musculação

Sim, mas peso muscular. Se duas mulheres pesam 55 kg, mas só uma dedica-se à musculação, é possível que ela seja a que vai usar tamanhos menores de calça. 1 kg de músculo pesa o mesmo que 1 kg de gordura, porém ocupa muito menos espaço.

Para comer menos, coma mais

comer antes de dormir

Parece confuso? Pois funciona assim: comer só um cookie açucarado ao invés do pacote todo parece uma maneira inteligente de matar a fome, mas a ingestão de carboidratos em pequenas quantidades só vai elevar rapidamente o açúcar no sangue e deixar a pessoa querendo mais muito mais rápido. A opção mais inteligente, na verdade é uma maçã com pasta de amendoim integral sem açúcar. Na porção, pode ser mais calórico, mas mantém a saciedade e a disposição por mais tempo.

Evite drinks energéticos quando estiver cansada

disposição

Com cinco vezes mais cafeína que café, as bebidas energéticas trazem efeitos colaterais como nervosismo, irritação e taquicardia. Eles também contém níveis altos de taurina, um estimulante do sistema nervoso central – além de 50g de açúcar por unidade (13 colheres de chá).

Beba água se estiver inchada

disposição

Parece estranho, mas beber bastante água em dias de inchaço e desconforto faz com que a situação melhore. Se estiver consumindo muita fibra, aí é melhor caprichar na hidratação mesmo! Só assim para o intestino conseguir movimentar o bolo fecal e não gerar prisão de ventre – e mais inchaço.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo! E não deixe de conferir nossa matéria sobre como acordar com mais disposição!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *