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Dieta saudável para o período de amamentação


Eliana Lee

Durante as primeiras semanas de vida do bebê, é normal que a nova mamãe “se esqueça” um pouquinho de si por conta da novidade e de toda correria que a nova rotina exige. Entretanto, durante a amamentação é essencial que você tome alguns cuidados para não passar por esse momento tão lindo da vida com algumas dificuldades.

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Existem alguns alimentos excelentes para ajudar a mãe que está amamentando: além de colaborar na hora de mantê-la saudável também aumentará a qualidade na produção de leite que o bebê ingere, já que eles contém substâncias super benéficas para ambos. Confira algumas dicas e passe a acrescentar esses preciosos ingredientes em sua dieta.

Água

Antes de qualquer coisa (e sempre) tome muita água! A água é fundamental para manter a hidratação durante a amamentação. A falta de água pode diminuir a produção de leite drasticamente, além de deixá-la muito menos disposta e mais cansada, já que a amamentação é sim uma atividade desgastante. Se você não tinha costume de beber muita água antes do nascimento do bebê, comece a ingerir de 2 a 3 litros por dia, colocando lembretes para si mesma (alarmes no celular ou um recado na geladeira). Separe uma garrafa para você e utilize-a como medida e meta. E lembre-se de ingerir sempre água filtrada.

Aumente os níveis de proteína

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Você precisa de mais proteína durante a gravidez e amamentação; além disso a proteína é muito importante para a produção de leite e para auxiliar no crescimento e desenvolvimento saudáveis do bebê. Para suprir essa necessidade extra, inclua em sua dieta alimentos como nozes, peixes, ovos, frango, carne vermelha, iogurte, abacate e muitos legumes.

Diminua a ingestão de cafeína

O café pode estimular demais o bebê durante a amamentação, o que pode fazer com que ele se sinta mais propenso a irritabilidade e também a disturbios do sono. A cafeína também age como diurético, o que pode gerar desidratação e empobrecer a produção de leite. Entretanto se você adora café, não tem problema tomar um pouquinho pela manhã, após a primeira mamada do dia. Durante o resto do dia, no entanto, substitua o café por outras bebidas quentes e não estimulantes como o chá de camomila, erva doce ou erva cidreira.

Prefira alimentos frescos

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Assim como durante a gravidez, durante a amamentação evite ao máximo alimentos muito pesados, ricos em gorduras ou produtos industrializados. Consuma alimentos frescos o máximo que conseguir durante todo o dia. Eles são livres de toxinas e outras substâncias químicas adicionadas. Dê preferência a alimentos naturais e não processados como os orgânicos (frutas, legumes, frango e leite). Aumente também o consumo de peixes ricos em ômega 3 (ideal para ajudar no desenvolvimento do cérebro dos bebês) e pobres em mercúrio como o salmão, a truta, o bacalhau e a sardinha.

Lanches saudáveis

É comum que as mulheres sintam mais fome durante o período de amamentação, já que o corpo está “trabalhando” bastante para produzir leite. Se sentir fome entre as refeições, faça um lanche rápido (e nutritivo) com alimentos como: barrinhas de cereais integrais, vitaminas de iogurte batido com frutas ou torradinhas com queijo branco. Assim você mantém a fome sob controle e não deixa cair seus níveis de energia.

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