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Dieta sem derivados do leite faz bem para saúde?


Fabíola Cunha

Está pensando em adotar uma dieta sem derivados do leite? Você não está só. Muitas pessoas estão encontrando mais conforto e saúde ao retirar, total ou parcialmente, esses alimentos do cardápio.

dieta sem derivados do leite

Em primeiro lugar, cortar os laticínios não é apenas cortar a lactose. Produtos sem lactose são aqueles em que essa proteína é retirada ou combinada com a lactase, uma enzima que a neutraliza.

O que se propõe muitas vezes é retirar por completo os laticínios do cotidiano. Mas será que os benefícios são iguais para todos?

Perda de peso, melhora na qualidade da pele e mais disposição são algumas das vantagens citadas por quem toma essa decisão. Porém, não funciona igualzinho para todo mundo.

Algumas pessoas são mais sensíveis ao leite e seus derivados que outras. Veja uma lista de consequências que podem ocorrer, em maior ou menor intensidade:

Necessidade de repor nutrientes

Leite, queijo e iogurte são fontes de vitamina D, proteína e cálcio. Por isso é importante encontrar outras fontes. Verduras escuras, salmão, sardinhas são ótimas fontes de cálcio.

Muitos leites vegetais já vêm enriquecidos com cálcio e vitamina D. Para suprir a quantidade diária de proteínas necessárias, é preciso comer ovos, bacalhau e brócolis.

Perda de peso, sim!

dieta sem derivados do leite

Ao se afastar dos derivados de leite, é possível que a taxa de gordura corporal diminua. Vai muito de quanto, o quê e como os laticínios eram ingeridos.

Pizza, strogonoff e sanduíches usam derivados gordurosos, então a ausência deles na dieta provavelmente vai levar a uma redução do peso.

Menos inchaço

A intolerância à lactose é um mal que afeta muitas pessoas, mas os sintomas desse problema são bem severos. É quase impossível ser intolerante e continuar consumindo os derivados.

Porém, há diferentes níveis de intolerância e algumas pessoas podem combinar o consumo de laticínios com alimentos ricos em fibras ou em pequenas quantidades.

Assim não precisam riscar totalmente o item do cardápio e fazer uma dieta sem derivados do leite, mas diminuir a quantidade ingerida.

A pele pode melhorar

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Ainda precisa ser estudada a relação entre consumo de leite e derivados e acne. Alguns especialistas acreditam que os hormônios nos produtos lácteos podem desregular o organismo e levar a surtos de acne.

Há relatos de pessoas com eczema e psoríase que também notaram melhora ao cortar os laticínios. Porém, não há suficiente evidência científica sobre isso.

Novamente, a questão pode ser a quantidade de gordura ingerida em refeições com laticínios. A acne, em muitas pessoas, está ligada à excesso de gordura na alimentação.

O que se sugere sempre é que haja consulta com um nutricionista ou um médico para averiguar se há mesmo necessidade de uma dieta sem derivados do leite.

Quer outras dicas para melhorar a disposição? Veja nossas dicas de alimentos para melhorar a disposição que parecem mentira!

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