NadaFrágil.com.br

Diferenças entre Armário Planejado, Embutido e Closet


Li Arruda

Hoje em dia é bastante comum ver pessoas solteiras morando sozinhas em flats ou até mesmo famílias menores se adaptando a apartamentos bem pequenos. A solução para pouco espaço? Móveis planejados!

Além de solucionar o problema da falta de espaço, os móveis planejados ainda oferecem mais duas vantagens: originalidade para quem gosta de móveis com modelos inovadores, e personalização, que deixa o móvel do jeitinho ideal para o seu dono.

Armário planejado

Se você pretende fazer um armário planejado, é importante saber a diferença entre armário planejado, armário embutido e closet; e entender um pouco mais sobre os materiais utilizados e as dimensões básicas.

Armário planejado

Roupeiro planejado

Quanto de espaço você necessita para guardar suas coisas? Quantas divisórias serão necessárias? Em qual lugar do cômodo ficará o móvel?

Sempre que um móvel é encomendado sob medida é chamado de móvel planejado.

Para planejar um armário funcional é necessário contratar um designer e/ou projetista para criar o conceito do móvel e desenhá-lo, e posteriormente um bom marceneiro para executar o projeto.

 

Apesar de o custo ser mais elevado do que a compra de um móvel pronto, as vantagens de comprar um armário planejado são inúmeras, pois além do visual ser mais harmonioso e “bem encaixado”, a possibilidade de ter divisórias minimamente calculadas para a sua real necessidade atrai os olhos do consumidor.

Armário embutido

Roupeiro embutido

A regra é simples: Todo armário embutido é planejado, mas nem todo armário planejado é embutido.

Quando um armário é planejado de modo que suas laterais não fiquem aparecendo é chamado de embutido. A sua estrutura externa (nicho) pode ser feita de alvenaria (uma das opções mais econômicas e muito utilizadas), placas de gesso ou madeira (MDF).

Diferenças entre Armário Planejado, Embutido

Dentro do nicho (ou caixa) encontramos as divisórias que geralmente são feitas de MDF. As portas também costumam ser revestidas por lâminas de madeira ou laca, uma tinta brilhosa que permite ao móvel um revestimento liso e com uma grande variedade de cores, porém com menor durabilidade que as lâminas de madeira.

Esteticamente o armário embutido produz um efeito mais sofisticado e possui um ótimo aproveitamento de espaço.

Closet

Closet

Diferentemente das opções acima, o closet exige um pouco mais de espaço, pois trata-se um pequeno cômodo reservado especificamente para guardar roupas, sapatos, bolsas e acessórios. Internamente ele possui várias divisórias, e geralmente ele fica anexado ao quarto de dormir. Um closet moderno, espaçoso e um pouco mais luxuoso pode conter também espelhos e sofás ou pufes.

Diferenças entre Armário Planejado, Embutido

Também é chamado de closet o armário embutido (no próprio dormitório) que não possui portas. Ao contrário de um roupeiro comum, onde as roupas e objetos ficam escondidos por trás das portas, o armário embutido em formato de closet tem apenas o papel de facilitar o dia a dia e expor os pertences de maneira prática e organizada. Como tudo fica bem visível, é fundamental que a pessoa seja bastante cuidadosa para manter a ordem sempre. Caso o contrário, é melhor optar por um armário embutido com portas.

Medidas e Materiais

Diferenças entre Armário Planejado, Embutido

 

Como o próprio nome sugere, o armário planejado é feito de acordo com as medidas ideais para o cômodo e as necessidades de seu usuário, porém algumas medidas básicas são essenciais para qualquer armário, independente de suas medidas personalizadas. Um exemplo de medida padrão é a de profundidade. O ideal é que meça no mínimo 60cm para que possa guardar de maneira adequada os cabides e peças de roupas mais volumosas. No caso de armários com portas de correr, essa medida aumenta para 65cm, pois é necessário mais espaço para a colocação dos trilhos por onde correrão as portas.

Diferenças entre Armário Planejado, Embutido

Os armários planejados em geral podem ser feitos de alvenaria (tijolos e cimento), MDF (produzido com fibras de madeira) ou Drywall (placas de gesso revestidas com papel-cartão, geralmente usadas para construir paredes internas).

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Diferenças entre Armário Planejado, Embutido e Closet”

  1. AGATA FERNANDES DE SOUZA disse:

    Móveis planejados não são iguais a móveis sob medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *