NadaFrágil.com.br

Erros na hora de limpar a casa


Calila Galvão

Dona de casa sofre. É o mesmo trabalho todo dia: varrer, tirar poeira, arrumar os objetos no lugar certo, lavar os pratos, passar pano no chão…ufa! É trabalho que não acaba mais. Mas, você já se perguntou se faz isso da maneira certa? Já manchou algum móvel ou o chão da casa por ter usado o produto errado, no lugar errado e na hora errada? É preciso saber exatamente qual o erro que você está colocando e prática e se livrar dele de uma vez por todas.

Limpar com palha de aço

Erros na hora de limpar a casa

Esse tipo de material é um tanto perigoso na hora de limpar os móveis da casa como uma mesa de mármore ou objetos de metal. Isso porque a esponja de aço enferruja e se você não ficar atenta a esse detalhe, um pequeno descuido pode deixar a sua mesa com cor de ferrugem pra sempre e não há santo que dê jeito nisso.

Seguir uma ordem

Erros na hora de limpar a casa

Não é frescura não. Até mesmo para fazer a faxina da casa é preciso seguir uma determinada ordem: primeiro luminárias e ventiladores, depois as paredes e as cortinas e por último o piso. Mas se você quer ter trabalho em dobro, pode fazer o inverso. Assim, depois que todo o chão tiver limpo e você for limpar a parte de cima, toda a poeira cairá no chão e todo o seu trabalho irá pelo ralo.

Produtos multiuso

Erros na hora de limpar a casa

Tudo bem que o nome diz muita coisa, mas nesse caso aqui é preciso ter um pouco de cautela. Não é em todo lugar que se pode aplicar esse tipo de produto. Ele deve ser usado apenas em superfícies lisas e laváveis como pisos de cerâmica ou lugares com plástico. Nada de metal ou madeira.

Sabão em pó

Erros na hora de limpar a casa

Quem usar sabão em pó para limpar pisos e superfícies de mármore está cometendo um grande erro. Eles parecem mais o mocinho da história do que o bandido, mas eles são tão ácidos quanto a soda cáustica e fazem microburacos no piso da casa deixando-os opacos e sem brilho. Além é claro, de acumular sujeira que é bem difícil de tirar.

Primeiro as plantas, depois o chão

Erros na hora de limpar a casa

Quando você molha as plantas da casa, a água sempre acaba escorrendo para o piso que com o passar do tempo, fica amarelado. O que fazer? Antes de limpar o piso é melhor molhar as plantas primeiro e quando for limpar o chão, já aproveita para enxugar a água que escorreu do vaso das plantas. Assim, você faz apenas um único trabalho e não fica com o chão manchado.

Separar a roupa por cor no momento da lavagem

Erros na hora de limpar a casa

Eu sei que isso é bem batido, mas tem muita gente que ainda mistura as cores das roupas por achar que isso não tem importância. Roupas escuras, devem ser separadas de roupas brancas, que por sua vez devem ser separadas de roupas claras, que devem ser separadas das coloridas. Alguns tecidos costumam soltar mais tinta que outros e por isso, é melhor não arriscar.

Roupa íntima

Erros na hora de limpar a casa

Nada de misturar calcinhas e cuecas com outras roupas. Cada uma deve ser lavada separadamente para não correr o risco de contaminação. Muitas pessoas, principalmente mulheres, têm a mania de lavar a calcinha no banheiro e deixar lá para secar. Esse é um erro mortal, pois o banheiro contém inúmeras bactérias que podem, facilmente aderir ao tecido e causar doenças como a proliferação de fungos. Outra dica importante: sempre passe as roupas íntimas com o ferro numa temperatura alta para matar parte dos micro-organismos.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *