NadaFrágil.com.br

Esmaltes Tóxicos


Calila Galvão

Toda mulher gosta de ter as unhas sempre bonitas e bem cuidadas. Quem resiste àquela cor linda que acabou de ser lançada e que todo mundo quer usar? Pois é, não há nada de mais em estar cm as unhas cheias de cores, mas é preciso ver a procedência do esmalte que você usa. Sabia que existem alguns componentes dele que podem provocar alergias e até causar câncer? Pois bem, então o melhor a fazer é estar bem informada e passar bem longe desse tipo de cosméticos. 

esmalte3

As substâncias

Existem, basicamente, 3 substâncias tóxicas que podem ser encontradas em esmaltes e que são consideradas agentes cancerígenos: o tolueno, o dibutilftalato e o formaldeído. Esses três componentes já possuem o seu uso proibido na União Europeia desde o ano de 2004. Depois da legislação entrar em vigor, muitas marcas começaram a exibir um rótulo nas embalagens com a seguinte frase: Three-Free, que significa que estão livres do trio de risco. Mas as pessoas e as empresas costumam mentir para as consumidoras.

esmalte2

Uma pesquisa realizada na Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu identificar alguma das 3 substâncias em, pelo menos, 10 para 12 esmaltes. Eles são empresas que colocavam em sua embalagem o rótulo que afirmava que nenhuma dessas substâncias estavam na composição do produto, levando sérios riscos de saúde ao consumidor. Aqui no Brasil, uma empresa chamada PROTESTE resolveu fazer o teste e obteve resultados ainda piores.

Pesquisa

A PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) é uma entidade sem fins lucrativos e que visa promover uma melhor decisão de compra aos consumidores. Eles testaram diversas marcas  quanto a durabilidade, tempo de secagem, abrasividade e brilho. Em meio aos testes foram encontradas algumas substâncias que causam alergia e podem levar ao câncer, como: foramdibutyl phtalate, nitrotoluene, toluene e furfural. Infelizmente, a nossa legislação não fala muito sobre esses compostos químicos quanto ao uso em cosméticos e nenhum deles possuem um limite máximo da sua quantidade na composição.

esmalte

O Ministério Público já processou duas marcas muito famosas do mercado: a Risqué e a Impala, que foram obrigadas a assinar um termo no qual se responsabilizam por reduzir os produtos tóxicos em seus esmaltes. O tolueno é o principal agente causador de processos alérgicos e, segundo pesquisas, pelo menos 10% das mulheres são alérgicas a pelo menos uma dessas substâncias. Esse composto, se for inalado, pode irritar nariz, olhos e garganta e pode causar enjoos, tontura e até perda de consciência.

esmalte1

Portanto, agora quando você for comprar um esmalte, fique bastante atenta a sua composição química e prefira marcas que não utilizem esse tipo de substâncias. Uma dica: sabe esses esmaltes que duram dias e dias nas unhas? Pense comigo: se o seu poder de durabilidade é maior, provavelmente a quantidade de produtos químicos também é maior não mesmo? Então pinte suas unhas e assim que o esmalte já estiver saindo das unhas, retire todo o produto e deixe a sua unha e sua cutícula respirar por pelo menos um dia antes de pintá-las novamente.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta