NadaFrágil.com.br

Exame preventivo: Entenda a importância e tire dúvidas


Milena Costa

O exame preventivo pode deixar as meninas que vão fazê-lo pela primeira vez um pouco nervosas. É um exame muito necessário, e deve ser feito por toda mulher, então esse artigo tem o objetivo de esclarecer as dúvidas a respeito do exame preventivo.

Você vai entender como o exame funciona, qual a finalidade do exame. E alguns detalhes para esclarecer as principais dúvidas das moças a respeito desse exame.

Exame preventivo

Porque o exame preventivo é importante?

Como o próprio nome diz, o exame preventivo serve para prevenção de doenças. Ele é feito para detectar com a maior antecedência possível, doenças como: Câncer do colo do útero, HPV e outras doenças.

Por isso é muito importante fazer esse exame e não vacilar, assim você se previne de doenças e se as tiver, vai detectá-las antes. Assim como qualquer doença, as ligadas a esse exame também tem mais chances de cura com o diagnostico precoce.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o perigo silencioso do câncer de ovário

Frequência

Alongamento de manhã

No geral deve ser feito anualmente, sempre na mesma época. Mas se for detectado alguma anormalidade pode ser antecipado. Assim como pode ser feito em intervalos maiores se estiver tudo bem nos exames preventivos anteriores.

Essa decisão vai depender do seu ginecologista. É legal buscar um médico de confiança e mantê-lo o máximo que puder. Assim acompanhando seu histórico fica ainda melhor para o médico descobrir algum problema.

Quando começo a fazer o exame?

A idade mínima para começar a fazer o exame é com 25 anos. Se suas atividades sexuais começarem antes você deve procurar um ginecologista antes. Meninas virgens também fazem o exame.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre por que mulheres sentem mais frio

Se você tem 25 anos e é virgem, é preciso procurar o ginecologista para realizar o exame preventivo. Nesse caso, deixe claro que você é virgem, pois o exame é feito de forma diferente para meninas que ainda não tem vida sexual ativa.

exame preventivo

O exame preventivo em meninas virgens é feito de forma que a membrana que fica na entrada da vagina, o hímen, seja preservada. Ou seja, é usado um cotonete e não uma colher de raspagem. Informe tudo ao ginecologista.

Preparação para o exame

Dois dias antes do exame preventivo a mulher não pode ter relações sexuais, também não é permitido o uso de duchas ou medicamentos vaginais. O exame também não pode ser feito durante a menstruação.

Como é o exame preventivo?

O médico vai coletar a secreção do colo do útero, com o auxílio de alguns aparelhos. O exame não dura mais que cinco minutos e provoca um leve desconforto. Mas nada com o que você precise se preocupar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 distúrbios alimentares pouco conhecidos

Dicas

exame preventivo

É preciso lembrar que esse exame estará sendo feito para cuidar da sua saúde e bem-estar. É normal, principalmente para quem vai fazer o exame preventivo pela primeira vez, se sentir desconfortável com a ideia.

Mas fique tranquila, busque um ginecologista de confiança. Pode ser mulher se você se sentir melhor, ou o profissional que uma amiga ou parente costuma se consultar. Não é preciso se preocupar com depilação, ou o que o médico vai pensar ou se vai doer.

Tente ficar calma, pois é um exame de rotina e os ginecologistas estão acostumados a ver vaginas, eles não vão te julgar ou coisas parecidas. No geral eles costumam ser bem simpáticos e conversar para descontrair, pois entendem que é uma situação desconfortável para algumas mulheres.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre reposição hormonal e tire todas as suas dúvidas

Como foi dito, procure se consultar com um profissional que alguém indique se isso fizer você se sentir mais segura e tranquila.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *