NadaFrágil.com.br

Fungos nas unhas – Prevenção e tratamentos


Fernanda

Qualquer tipo de problema ou doença preocupam as mulheres, mas poucas sabem que há um grande vilão a espreita em vários lugares impensáveis que pode atacar as unhas e causar grande estrago, os fungos. Antes de abordar as formas de prevenção e tratamento para os males destes seres, vamos entendê-los melhor.

Os fungos são seres microscópicos que podem ser encontrados na natureza divididos em dois grupos distintos: as leveduras, que são seres unicelulares e os bolores, pluricelulares. Os dois podem ser encontrados no meio ambiente, nos animais e até mesmo nos seres humanos e, para se desenvolverem, precisam de calor e humidade, um ambiente propício para a sua proliferação que está muito presente no nosso dia a dia.

Somando os componentes destes dois grupos, existem cerca de 230 mil espécies conhecidas, sendo que apenas 100 podem causar algum tipo de problema ao ser humano. Um dos fungos mais conhecidos que costumam atacar as unhas é o onicomicose, conhecido popularmente como micose, um problema que embora seja comum, causa muito constrangimento para quem tem o problema. Infelizmente, as unhas não são as únicas partes do corpo que podem ser atacadas pelos fungos, tais como a pele e até mesmo o sangue.

A micose é causada primariamente por dermatófitos, um grupo de fungos que invadem a parte superficial ceratinizada, como unhas, pele e pelos. Mas os fungos não dermatófitos também podem causar micoses. Como foi dito anteriormente, lugares quentes com muita umidade são os ambiente propícios para a proliferação dos fungos e como os pés e as mão são as partes do corpo que mais entram em contato com estes ambientes, eles também são mais vulneráveis e tem mais chances de serem atacados pelos fungos. Por esse motivo, as micoses sãos as doenças mais frequentes que atacam as unhas das mãos e dos pés, mas apesar de sua alta frequência, é possível evitar seu aparecimento.

Confira também nosso artigo sobre unhas decoradas.

Prevenção contra Fungos:

A prevenção contra a micose é algo simples e básico que exige apenas um pouco mais de cuidado com os hábitos diários. Primeiramente, evite ao máximo andar descalço por lugares de uso público com chão úmido como vestiários de clubes ou saunas.

Confira abaixo algumas dicas para se previnir dos Fungos:

  • Ao entrar em contato com a terra, procure usar luvas para proteger as mãos e um calçado para os pés;
  • Não compartilhe o seu material de manicure ou use o material de uma pessoa, procure sempre levar o seu próprio material para não correr riscos, procure esterilizar o seu material de manicure pelo menos uma vez por semana;
  • Procure sempre observar os pelos e a pele do seu animal de estimação e caso apareça alguma alteração, leve-os imediatamente ao veterinário, pois os animais também podem carregar os fungos em sua pele ou pelos, e quando fazemos carinho acabamos encostando nestes fungos.
  • Evite usar calçados fechados ou que fiquem muito apertados, caso use meias, prefira as de algodão, que permitem que a pele dos pés respire e absorve melhor o suor.

Estas são formas simples de prevenir o surgimento de fungos nas unhas, mas caso suas unhas já tenham sido infectadas, confira abaixo as formas de tratamento.

Tratamento para Fungos nas Unhas:

Antes de começar qualquer tipo de tratamento por conta própria, ao observar qualquer sinal, coloração ou textura diferente em suas unhas, procure imediatamente um médico dermatologista, pois ele identificará qual é o problema e lhe indicará 0 tratamento adequado.

O tratamento varia de acordo com a gravidade do caso, podendo ser por via oral e local e pode abranger o uso de cremes, esmaltes, loções e comprimidos. O tratamento é contínuo e deve ser levado até o fim, podendo durar cerca de 12 meses. Para algumas pessoas este pode parecer um tempo muito longo, mas isso deve-se ao fato de depender do tempo de crescimento das unhas do paciente, devido a isto, o tratamento deve ser contínuo e não pode ser interrompido para que assim os resultados apareçam e haja sucesso no tratamento.

Em casos mais avançados, o tratamento mais utilizado é o via oral, utilizando comprimidos compostos por antimicóticos ou antifúngicos, em seguida um esmalte terapêutico também com antifúngicos em sua fórmula é utilizado como complemento ao tratamento. Durante este período de tratamento, é recomendável que o paciente corte e lixe as unhas o máximo que for possível até conseguir atingir a parte saudável da unha, para que só em seguida aplique o esmalte de tratamento.

Ao perceber qualquer sinal incomum em suas unhas, procure imediatamente um médico especializado, não se automedique, isso pode até piorar o problema. Da mesma forma que é aconselhável evitar o uso de tratamentos alternativos. Falsas crenças como a de que o suco de limão ajuda a acabar com os fungos nas unhas são comumente seguidas e, como já era de se esperar, ela não gera resultado algum. Por fim, já é comprovado que o melhor tratamento é a prevenção, cuide-se e previna-se, assim não haverá chances de ser infectada por fungos.

Facebook NadaFrágil.com.br

8 respostas para “Fungos nas unhas – Prevenção e tratamentos”

  1. gilvania disse:

    queria saber o remedio certo p micose obrigado.

  2. maria da gloria santos de carvalho disse:

    As minhas unhas do de anelar apareceu com uns furinhos e depois esses furos foram aumentando de tamanho, agora pegam o meio de toda a lamina da unha. Oque fazer? Obrigada.

    • Roberto disse:

      O melhor conselho que você pode receber é que deve procurar um dermatologista o quanto antes, os fungos que atacaram sua unha podem se proliferar para as que ainda estão sadias, pois você usa o mesmo cortador para todas(Creio eu). A muitos anos tenho o mesmo problema e depois de muitas tentativas a única que esta funcionando foi a partir da consulta com o Dermatologista.

      Espero ter ajudado,

      Boa Sorte.

      Roberto, Campinas-SP

  3. cristina disse:

    gostaria de saber o remédio certo para matar os fungos das unhas

  4. erivania disse:

    eu tenho fungos em um dedo da mão esquerda,e outro na direita e é os mesmos dedos da mão, mas de 10 anos,já tomei remédios ,já usei cremes e não tive sucesso,o que fazer?

  5. Palloma Passos disse:

    Tudo começo com dor na unha,e depois reparei que tem uma bolha de pus dentro da unha,hoje em dia essa bolha cresceu,e arredor da unha ta muito inchado o dedo inteiro,e doi muito da fisgadas frenquente.
    Eu fui na medica ele falou que é fungo e me passou um antibiotico que era para desinchar e parar de doer so que nao resolveu…
    Minha unha nao ta nem um pouco parecida com as unhas das ftos Cima…Quanto tempo pode levar o tratamento..?

  6. carla disse:

    eu tinha fungo em quase todas as unhas dos pés,usei o remédio ICADEM liquido,pigava uma gota em cada unha sempre que molhava os pés ou tomava banho,umas unhas já estão 100% curadas ,outras ainda não,mas a aparecia melhorou muito das q ainda não melhorarão…eu recomendo,pois não é muito caro e dura um bom tempo…espero ajudar vcs,pq me envergonhava,mas agora não mais..

  7. josiane disse:

    qual a medicaçao serta pra este tipo de fungos

Deixe uma resposta