NadaFrágil.com.br

Ter gatos por perto pode fazer muito bem à saúde!


Fabíola Cunha

Colocados ao lado de um cão esfuziante e brincalhão, os gatos são facilmente considerados antipáticos, frios, distantes, esnobes e desinteressados. Além dessa “fama”, os gatos ainda sofrem com outro tipo de preconceito: são vistos como vilões, por serem agentes transmissores da toxoplasmose (embora a contaminação se deva principalmente pela falta de higiene dos humanos ao lidar com alimentos, não pela existência dos gatos).

gatos

Porém, apesar do preconceito e ignorância de muitas pessoas, cada vez mais esses animais fascinantes estão conseguindo conquistar as pessoas, e estudos comprovam que a companhia de um bichano pode fazer muito bem à saúde! Veja algumas razões:

1) Os gatos reduzem o risco de doenças cardíacas

gatos

Ter um gato por perto pode reduzir seus níveis de stress. Pesquisas comprovam que isso está diretamente ligado com o risco de ter doenças cardíacas, especialmente em pessoas com gatos.

2) Os gatos podem ajudar crianças com autismo

gatos

Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, comprovaram que a interação social entre crianças com autismo melhorou expressivamente quando elas foram colocadas na companhia de cães e gatos. As famílias participantes que tinham gatos relataram uma forte conexão entre seus filhos autistas e os felinos.

3) O ronronar do gato ajuda na cura de problemas ósseos e musculares

gatos

Quando um gato ronrona, ele demonstra que está satisfeito e contente. Cientistas estudaram os efeitos desse som nos humanos, e descobriram que a frequência em que os gatos ronronam (20-140hz) tem influência terapêutica, pois sons entre 18 e 35hz tem um efeito positivo na mobilidade das articulações danificadas.

4) Crianças com gatos têm menos infecções e problemas respiratórios

gatos

Estudos revelaram que o contato com esses animais no primeiro ano de vida dos bebê pode fortalecer o sistema imunológico, particularmente contra doenças respiratórias. Isso também vale para alergias, que atacaram menos as crianças em contato com felinos no primeiro ano de vida.

5) Os gatos têm um impacto positivo em sua saúde mental

gatos

Se você ainda não está convencida de que esses animais podem ser benéficos, além de lindos, saiba que a companhia de um gato pode melhorar sua saúde mental. Uma pesquisa com 600 pessoas que tinham gatos (onde metade tinha alguma doença mental, como depressão ou fobia) mostrou que 87% dos entrevistados sentiam que seus animais tinham um efeito positivo em seu bem-estar. Já 76% disseram ser mais fácil lidar com o stress do dia-a-dia ao lado dos bichanos.

Já tem um ou mais gatos? Está pensando em adotar um? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta