NadaFrágil.com.br

Gravidez e diabetes: como lidar com a situação?


Fabíola Cunha

A gravidez é um período cheio de desafios para as mulheres – ainda mais se a gestante for portadora de diabetes tipo 1 ou 2.

Então como pode-se lidar com uma doença delicada e gravidez? Pode não ser tão difícil quanto se pensa, mas é necessário ter um plano.

Gravidez e diabetes

Antes de começar uma família, algumas dicas podem ajudar a gerenciar a diabetes e proporcionar uma gravidez saudável.

Manter os níveis glicêmicos sob controle

Se a mulher está pensando em engravidar, é preciso se desvencilhar de maus hábitos (como o fumo), perder peso (se houver sobrepeso) e tomar vitaminas pré-natais. Para mulheres que têm diabetes, é preciso acrescentar outro item de igual importância: o controle glicêmico.

Se os níveis de açúcar no sangue estão muito altos ou baixos, a mulher pode enfrentar dificuldades para engravidar. Isso porque o corpo identifica que não é um lugar muito hospitaleiro para um feto.

Gravidez e diabetes

Mulheres que têm diabetes tipo 2 são particularmente afetadas pela Síndrome do Ovário Policístico, o que também dificulta a gravidez. Medicações que estimulam a ovulação podem ser indicados para estimular a ovulação. Se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de ler nossa matéria sobre a síndrome do ovário policístico: sinais, sintomas e tratamentos.

Cercar-se de cuidados médicos

Mulheres grávidas portadoras de diabetes podem ter três vezes mais consultas do que mulheres que estão com baixo risco de complicação. Encontrar um obstetra especializado em gestações de risco e um endocrinologista que possa trabalhar em conjunto é uma ótima pedida.

Gravidez e diabetes

Monitoramento constante, ultrassons e testes de glicemia frequentes são necessários. Para isso, deve-se conhecer muito bem o que o plano de saúde oferece, caso seja cliente de um.

Medicações orais

Muitos médicos sugerem que gestantes com diabetes 2 descontinuem o uso de medicações por via oral. Isso se deve ao fato de que não há evidência o suficiente de que remédios para diabetes, como o cloridrato de metformina, são seguros para uso durante a gravidez.

Gravidez e diabetes

Em caso de diabetes tipo 1, o uso de insulina é indicado, mas é necessário discutir com o médico se o atual uso da substância está em sintonia com uma gravidez saudável.

Enjoos matinais

Para gestantes que usam insulina para diabetes tipo 1, a ingestão de alimentos é obrigatória. Isso pode ser um desafio se a gravidez causa náuseas e vômitos constantes.

Gravidez e diabetes

É recomendável comer uma bolacha simples (água e sal) ou uma torrada sem acompanhamento, para manter o enjoo sob controle. Manter alguns desses itens do lado da cama, para comer assim que acordar, antes de levantar, pode ser uma boa pedida.

Medicamentos como ondansetrona também podem ajudar com náuseas extremas. Se a mulher tem enjoo matinal severo, o melhor é debater com o médico as melhores opções.

 

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *