NadaFrágil.com.br

Hábitos de sono ruins que influenciam no ganho de peso


Fabíola Cunha

Encontrar o vilão para o ganho de peso não é fácil, mesmo porque muitas vezes são vários vilões agindo juntos. Mas está mais do que comprovado que maus hábitos relacionados ao sono são capazes de provocar o ganho de peso, mesmo que em outras áreas você esteja seguindo todas as regras possíveis.

Compensação

sono

Se você não consegue imaginar assistir a alguma série na TV sem uma bacia de pipoca no colo, entendemos. Mas não se esqueça de acrescentar todas essas calorias e gorduras em sua conta diária. Não é errado comer algo à noite, mas se esse “algo” é uma refeição grande e depois uma tigela de sorvete bem servida, o peso vai aumentar, sem dúvida. Se você pretende petiscar algo mais tarde, diminua o jantar ou acrescente mais tempo de exercício durante o dia.

Distração

sono

Comer de forma distraída não apenas afeta o quanto você come, mas também o quanto você se lembra de ter comido. Mesmo que sejam petiscos saudáveis, você precisa prestar atenção nas porções – mesmo cenourinhas tem calorias. Antes de deitar confortavelmente no sofá para assistir TV, calcule uma porção razoável para não parar apenas quando o pacote de salgadinhos acabar.

Álcool

sono

Além de serem cheias de calorias vazias, as bebidas alcoólicas podem alterar seu ciclo de sono, se ingeridas antes de dormir. Acordar no meio da noite e não dormir normalmente depois – pesquisas mostram que sono insuficiente interfere com os hormônios que regulam o apetite e fazem com que você tenha mais gula por alimentos pouco saudáveis.

Aproveite e confira também o nosso artigo especial sobre a biotina.

De olho na tela

sono

Você sabia que a luz azul emitida pela tela de LED em smartphones, laptops, televisores, entre outros itens, podem afetar seus ciclos de sono? Melhor então é desligar tudo pelo menos uma hora antes de ir para a cama. E ciclos de sono bagunçados, você já sabe: hormônios que regulam o apetite desregulados.

Sono insuficiente

sono

Em tempos de alta produtividade no trabalho, muitas pessoas se orgulham de dormir pouco. Mal sabem elas que esse orgulho não vai ajudar a reduzir o ganho de peso decorrente desse mau hábito. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard mostrou que mulheres que dormiam cinco horas por noite ou menos tinham 30% a mais de chances de  ganhar 15kg durante os 16 anos do estudo.

Café-da-manhã das campeãs

sono

Manhãs podem ser duras, mas resistir à necessidade de estender o sono é importante especialmente se significar que você vai pular o café da manhã. Pesquisas mostram que um café-da-manhã cheio de proteínas pode te ajudar a comer menos durante o dia e ganhar menos gordura corporal. Mude sua hora de dormir e de acordar para que você possa fazer dessa refeição a principal – os resultados vão aparecer na cintura.

E você? Notou que hábitos de sono estão relacionados com o peso e a fome? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta