NadaFrágil.com.br

Hidratantes para o Inverno


Amanda Brandão

O frio chegou com força total neste inverno e junto com o frio vem à preocupação com a pele, já que nesse período a nossa pele tende a sofrer mais com as agressões do dia a dia, ficando mais áspera e ressecada, devido o frio. Os grandes vilões da época de inverno normalmente é o vento, os banhos quentes e evidentemente as mudanças bruscas de temporada.

Leia também nossa matéria sobre Hidratação com Bepantol, está muito legal!

E para combater esses problemas de pele, nada melhor que investir em produtos de qualidade que ajudam a tratar e cuidar da nossa pele e do nosso corpo durante o inverno, deixando-a macia e luminosa. Os especialistas recomendam que o hidratante deva ser aplicado de duas a três vezes por dia, de preferência sempre após o banho, pois é nessa hora que a umidade ainda permanece na superfície da pele, facilitando a absorção do creme.

Se você sofre com a oleosidade da pele no rosto e tem medo de aplicar cremes de hidratação, saiba que hoje em dia existem hidratantes faciais que são oil-free, ou seja, hidratantes sem óleo em sua composição e que ainda contém componentes que não provocam acne e oleosidade no rosto.

Nas áreas que tendem a ressecar mais, como as mãos, cotovelos, joelhos e pés, devem ser aplicadas quantidades mais generosas de cremes hidratantes. De acordo com os especialistas, devemos intensificar a hidratação no rosto pois nele possuímos mais glândulas sebáceas que no restante do corpo.

Além disso, não é recomendável comprar cremes hidratantes desenvolvidos fora do país, pois geralmente esses produtos são desenvolvidos de acordo com as necessidades daquela população.

Na Europa, por exemplo, as pessoas possuem a pele mais seca, o que requer uma hidratação mais pesada, enquanto aqui no Brasil, a hidratação deve ser mais suave. Ou seja, gastar dinheiro comprando cremes importados pode ser um verdadeiro desperdício de dinheiro.

O fato é que, independente do seu tipo de pele, não há desculpas para não cuidar da sua pele no inverno. Mesmo que você não tenha muita paciência para ficar aplicando hidratantes no rosto e corpo, vale a pena reservar um tempinho para fazer esse serviço, afinal os resultados compensam todo esse esforço. Confira algumas dicas de como cuidar de cada uma das partes do seu corpo:

Hidratantes para o Corpo

A hidratação do corpo promove uma sensação de relaxamento muscular, sendo uma ótima opção para aliviar o estresse. Os banhos quentes e demorados são uns dos fatores que mais agridem a pele no inverno, deixando-as ainda mais ressecadas, ásperas e enrugas. Mas, afinal quem resiste a um banhinho quente nos dias mais frios, não é mesmo?

Contudo, para esse problema há solução. Quem tem costume de tomar banho muito quente durante o inverno deve optar pelos cremes hidratantes que facilitam o uso quando as temperaturas estão muito baixas, esses são os cremes de banho, pois permitem que você hidrate a sua pele, sem precisar sair debaixo da água quentinha. Confira abaixo algumas opções de hidratantes para o corpo:

Hidratantes para o rosto

A pele do rosto costuma ser sensível, por esse motivo o rosto precisa ser hidratado, principalmente durante o inverno, já que a pele do rosto costuma ficar mais ressecada que a pele do restante do corpo. Alguns dos sintomas de ressecamento do rosto são: coceiras, provindas da hipersensibilidade do frio, escamação e branqueamento da pele.

Para evitar esses sintomas é muito importante optar por hidratações com ação intensiva, além de não se esquecer de aplicar o protetor solar, que é indispensável até mesmo no inverno. Não sabe quais produtos utilizar para hidratar o rosto? Então confira algumas opções abaixo:

Hidratante para mãos e pés

O que poucas pessoas sabem é que as mãos e os pés são considerados as regiões mais secas em todo o nosso corpo. Isso porque essas regiões não possuem glândulas sebáceas, por este motivo acabam sofrendo ressecamentos mais intensos, na maioria das vezes, muito difíceis de serem tratados. Portanto, o cuidado desses locais deve partir desde já.

Mãos e pés ásperos e com fissuras podem aparecer tanto no calor quanto durante o inverno, porém é nos dias mais friozinhos que os sintomas de desidratação tendem a ocorrer com mais intensidade. As pessoas que possuem a pele muito seca devem redobrar os cuidados, hidratando esses locais com frequência durante os dias de inverno. Confira algumas opções de produto para hidratar mãos e pés:

Dicas para o uso de Hidratantes

Hidratantes

É muito comum a pele ficar mais ressecada durante o inverno, pois é nessa época do ano em que a nossa pele sofre mais com o frio, vento e outras agressões do dia a dia. Os especialistas ainda afirmam que no inverno a pele tende a ficar mais vulnerável a alergias, devido à perda de proteção nesses dias mais frios.

Se a sua pele não for devidamente bem cuidada e hidratada durante o inverno, e para combater essas agressões do dia a dia, o frio pode acabar causando as seguintes coesões na pele:

– Durante o inverno pode ocorrer àquelas indesejáveis coceiras que podem vir acompanhadas de hipersensibilidade durante os dias mais frios, sem falar da descamação da pele. A coceira intensa ainda pode acabar provocando o surgimento de outras infecções por bactérias ou fungos.

– Dermatite Atópica também é uma doença causada pelo frio, onde ocorre o surgimento de manchas ásperas acompanhadas de coceiras que podem se tornar mais intensa durante o inverno.

– Urticária ao frio aparece em forma de manifestações alérgicas, podendo ser localizada ou generalizada. Aparecem pápulas, placas, edermas, eritemas e prurido intenso em todo o corpo, se não for tratada.

É por esses motivos que todas as pessoas devem cuidar e hidratar a pele, durante todas as épocas do ano, e não somente no verão. E para ajudar a combater os efeitos colaterais do frio na pele, fique atenta há alguns cuidados e dicas que podem ser seguidos diariamente. Veja a seguir:

– Não tome banho muito quente e por períodos longos.

– Beba muita água para evitar que a pele se resseque com facilidade, além de controlar o consumo de alimentos gordurosos e consumir bastante frutas, legumes e verduras durante o inverno.

– Escolha pelos sabonetes emolientes e suaves para deixar a pele bem cuidada e hidratada.

– Use e abuse dos cremes hidratantes, utilizando-os sempre após o banho.

– Evite utilizar buchas ásperas que agridem a pele.

– Prefira as toalhas macias.

– Fique atento aos locais que possuem ar condicionado, pois esses locais podem fazer com que a pele perca mais água.

– Utilize luvas de borracha quando for utilizar produtos de limpeza.

– Aproveite os dias de sol para estimular a hidratação natural da pele, não se esquecendo de utilizar diariamente o filtro solar que ainda é uma ótima opção para manter a pele bem cuidada, saudável e sempre linda.

– Use roupas de algodão embaixo das roupas de lã, pois dessa forma você estará evitando o contato de tecidos sintéticos com a pele.

– Os hidratantes específicos para o seu tipo de pele reterão a água necessária nas células, deixando a sua pele sempre bem hidratada. Dessa forma, seja no inverno ou no verão, a sua pele ficará sempre bonita, macia e saudável.

Confira abaixo algumas dicas para deixar a pele do rosto sempre linda. Veja os cuidados passo a passo.

HidratantesManhã:

1. Faça uma limpeza ou com sabonete suave, sabonete hidratante ou com sabonete anti-oleosidade. Lembre-se de acompanhar a limpeza de pele com um hidratante associado para o seu tipo de pele.

2. Depois hidrate e nutre a sua pele com gel-creme ou com algum hidratante oil-free (livre de óleo). Se a sua pele for seca demais, prefira os cremes hidratantes tracionais.

3. Não esqueça de utilizar um protetor solar. Para quem possui a pele oleosa, mista ou com acne, prefira o protetor solar oil-free (livre de óleo). Fator de proteção 20 ou 30 já é o suficiente para encarar o frio. Afinal, é importante lembrar que sol é sol, independente da estação, seja ela no verão, inverno, em dias nublados ou chuvosos, o sol é o mesmo para todas as estações.

Tarde:

Durante o período da tarde não é necessário repetir o mesmo procedimento da manhã, exceto se a sua pele estiver muito ressecada. Pode ser preciso utilizar um hidratante nas áreas mais sensíveis expostas ao frio, como os lábios e pálpebras. Algumas marcas de cosméticos vendem hidratantes próprios para essas áreas do corpo, para facilitar a sua tarefa de manter a pele e o corpo hidratado.

Se você realizou algum procedimento estético, como  por exemplo o peeling, a atenção deve ser redobrada, adotando um ritual para manter a pele sempre bem cuidada, os produtos que devem ser utilizados são: leite de limpeza, óleo de banho e creme emoliente. Se esse não é o seu caso, deve-se apenas reaplicar o filtro solar à tarde, lembrando sempre de remover os produtos aplicados anteriormente apenas com água, sem sabonete ou apenas com lenços umedecidos.

Noite:

A noite é o melhor período para utilizar cremes de ação esfoliantes e clareadora, pois os resultados são mais satisfatórios nessa hora. Portanto, se você possui algum creme com ação esfoliante ou para clarear a pele, aplique-os na hora que for se deitar. Lembrando sempre de fazer a limpeza de pele antes para remover todos os resíduos de sujeira ou maquiagem acumuladas na pele durante o dia.

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Hidratantes para o Inverno”

  1. ADRIANA disse:

    ADOREI TODAS AS DICAS USEI UM ANTI-RESIDUOS DA BOTICÁRIO QUE É ÓTIMOOOO

Deixe uma resposta