NadaFrágil.com.br

Inclua Sessões de Alongamento na sua Rotina


Eliana Lee

Conforme o tempo vai passando, seus músculos começam a envelhecer também e não “respondem” mais como antes, enquanto você era mais jovem. Isso pode dificultar movimentos normais, do dia a dia, dando a sensação de cansaço, falta de energia e ainda limitar seu ritmo diário por causa de alguma lesão. A boa notícia é que você pode retardar isso, aumentar a vitalidade e a força de seus músculos e ainda ganhar em saúde.

Tão certos como são os benefícios dos exercícios físicos são os benefícios do alongamento. Vários estudos que foram feitos ao longo do tempo mostram que uma sessão bem feita de alongamentos já pela manhã pode dar mais energia ao seu corpo e evitar dores no fim do dia, após horas de trabalho e agitação.

A grande vantagem do alongamento é qualquer um pode começar a praticar o quanto antes, independente da idade. Aos poucos, você vai inserir essa atividade em sua rotina e quando menos esperar, ela vai estar incorporada aos seus dias.

Comece aos poucos, cinco minutinhos diários ao se levantar e comece a sentir a diferença em sua disposição e flexibilidade.

Conheça também os principais tipos de treinos de musculação.

Seja gentil com seu corpo

Alongamento

Se você já pratica exercícios regularmente deve saber que os alongamentos são parte importante de toda série de atividade. Jamais comece algum tipo de exercício sem alongar bem o corpo antes, preparando os músculos e protegendo-os de distensões e lesões.

O alongamento também ajuda na postura correta. Tarefas simples como sentar-se na cadeira do escritório, pegar um pacote pesado, segurar um bebê ou limpar o chão podem render dores e desconfortos se executados de maneira errada e sem levar em conta a postura adequada.

Principais vantagens de se alongar corretamente:

. Sensação de aumento da disposição;

. Redução da tensão muscular;

. Relaxamento;

. Aumento de movimento nas articulações;

. Melhora significativa da coordenação muscular;

. Ativa a circulação sanguínea em varias partes do corpo, dando energia aos músculos, ajudando, inclusive, na recuperação de lesões;

. Preparação dos músculos antes de exercícios físicos e prática de esportes, evitando lesões musculares;

Tipos de alongamento

Existem três tipos de alongamento: estático (tradicional), dinâmico e assistido (passivo).

No primeiro caso, você realiza as sessões sozinha, posicionando-se de determinadas formas durante certo período de tempo. As áreas trabalhadas ficam estendidas e o resto do corpo fica parado.

O alongamento dinâmico é usado para “soltar” os músculos e estimulá-los, ajudando principalmente a evitar lesões. Esse tipo de alongamento trabalha a amplitude da musculatura, é ideal para quem pratica corrida e promove o aquecimento das articulações.

O alongamento passivo é feito com ajuda de um personal trainer ou outra pessoa capacitada, ajudando você a realizar os movimentos aplicando a força correta e postura adequada, aplicando apenas os movimentos necessários e respeitando os limites do seu corpo.

Dicas e técnicas de alongamento

Os movimentos básicos de alongamento são muito parecidos, mas antes de por em prática essas dicas e se sentir dúvidas, converse com um profissional de educação física. Ele poderá ajudá-la a se sentir mais confiante e segura para realizar suas séries diárias.

– Comece com a movimentação das articulações, girando calcanhares e pulsos. Depois movimente ombros para frente e para trás, e leve o pescoço de um lado para o outro lentamente, abaixando a cabeça e levantando-a do outro lado. Isso ajuda a alongar a cervical.

– Estenda um dos braços a frente e com outro puxe-o, esticando-o para o lado, acima do peito. Repita com o outro braço.

– Passe o braço dobrado sobre a cabeça e segure-o com a outra mão pelo cotovelo. Repita com o outro braço.

– Segure um dos pés de encontro à nádegas aguarde. Repita o mesmo com o outro pé.

– Estique os braços contra uma parede, com se a estivesse empurrando. Não faça força. Leve uma das pernas para trás e repita o processo com a outra perna. Perceba os músculos se alongando.

– Não salte, nem faça movimentos bruscos. Mantenha sua concentração nos movimentos e na postura correta.

– O alongamento não pode causar dor. Respeite seus limites.

– Lembre-se de manter cada posição por pelo menos 30 segundos. Tenha um relógio por perto. Os de parede que possuem ponteiro de segundos (e que fazem um barulho característico) vão te ajudar a contar o tempo correto.

– A respiração também faz parte da sua sessão de alongamentos. Respiração correta é fundamental e auxilia na oxigenação do corpo durante os movimentos.

Alongamento no trabalho

Alongamento no TrabalhoFicar sentada por horas a fio não é uma boa ideia para seu corpo. A curvatura natural da coluna fica prejudicada e a sensação de cansaço fica muito evidente.  Por isso é importante incluir o alongamento também em sua rotina de trabalho.

– Estique braços e pernas, fazendo pequenas pausas e torne isso um hábito, uma rotina. Saia para relaxar, respirar e se esticar um pouco, liberando todas as tensões. Ao retornar, é provável que você se sinta muito mais disposta para continuar o dia com força total.

-Defina um alarme: programe seu computador ou celular para avisar quando é hora de respirar e alongar-se. Não fique envergonhada de fazer uma pausa – mesmo que bem rápida – para relaxar sua musculatura.

– É provável que você não tenha espaço nem tempo de fazer uma sessão demorada, portanto, inclua os movimentos corretos em seu trabalho natural. Esticar-se para pegar um objeto, levantar-se da cadeira para buscar um documento ou impressão, afastar-se um pouco e dobrar o corpo sobre os joelhos, ainda sentada… são atitudes simples que trarão mais ânimo e disposição para você, além de beneficiar todo o seu corpo.

Inclua o alongamento em sua rotina e sinta os benefícios em sua vida, disposição e saúde!

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Inclua Sessões de Alongamento na sua Rotina”

  1. kaaaaaaaaaaaaaaaaaaakkkkkkaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaakkaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *