NadaFrágil.com.br

Incontinência urinária afeta mais mulheres que homens


Fabíola Cunha

A atriz inglesa Kate Winslet já venceu inúmeros prêmios pelo trabalho no cinema. Entre eles o Oscar, mas ela é bem gente como a gente quando se trata de saúde. Ela sofre de incontinência urinária.

kate winslet

A estrela revelou em um programa de entrevistas britânico que sofre de incontinência urinária por stress. Essa condição causa escape de urina quando o corpo está em situação de stress pontual.

Levantar pesos, fazer exercícios, ter acessos de tosse, espirros, até mesmo risos podem causar o escape.

A verdade é que qualquer pessoa pode sofrer de incontinência urinária, mas a condição é mais comum em mulheres que já passaram pelo parto. Aos 41 anos, Kate já teve três filhos.

incontinência urinária

Incontinência urinária tem solução?

Cerca de 10 milhões de brasileiros, entre homens e mulheres, sofrem do problema. Não é incomum entre mulheres após o parto, pois os músculos que suportam a bexiga podem ficar fracos após o esforço do parto.

Além disso, mulheres que tiveram filhos recentemente passam por mudanças hormonais. Essas mudanças podem afetar os músculos do assoalho pélvico.

O problema pode começar imediatamente após dar a luz e piorar com o tempo. Por causa do constrangimento, muitas mulheres escondem a condição e não procuram tratamento.

incontinência urinária

Algumas ações podem evitar a piora dos sintomas: perder peso para reduzir a pressão na área da bexiga e fazer exercícios físicos para o assoalho pélvico.

Chamados de exercícios de Kegel, eles trabalham a musculatura usada para urinar.

Um dos mais simples: deve-se contrair essa musculatura durante 5 segundos, de 10 a 15 vezes por dia.

incontinência urinária

Práticas como o pilates podem ajudar a prevenir e remediar o problema. Quer saber mais? Leia nossa matéria sobre Pilates – O que é? Saiba tudo sobre o pilates.

Em alguns casos, mais severos, a cirurgia é recomendada. Porém, apenas um médico pode avaliar se esse é o caso e qual o melhor procedimento.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *