NadaFrágil.com.br

Mancha nas unhas: o que significa?


Calila Galvão

Todo mundo gosta de estar com as unhas bonitas, bem feitas e com aspecto saudável. E isso já não mais uma exigência feminina, os homens também sentem a necessidade de deixar a aparência de “homem das cavernas” e gostam de fazer as unhas regularmente e deixá-las sempre bem cuidadas. Ter as unhas em dias já não é mais uma vaidade e sim sinônimo de boa saúde, mostrando que você se cuida da melhor maneira.

Descubra como o Pantogar pode fazer as unhas unhas crescerem mais rápido.

Unhas com manchas: o que significam?

Às vezes aparecem umas manchinhas brancas nas unhas, ou uma coloração amarelada, linhas brancas transversais, pontos avermelhados e até a textura das unhas pode estar diferente do normal. Essas mudanças podem ser sinais de que alguma coisa dentro do nosso corpo não vai tão bem quanto imaginávamos. Mas não precisa entrar em pânico, nem todos eles dão sinais de doenças e mesmo assim, muitas não são graves.

Crie alguns hábitos para cuidar bem das suas unhas.

Composição

A unha é composta por uma proteína chamada queratina (a mesma proteína encontrada nos cabelos, só que de maneira modificada) que é produzida por glândulas aderidas à pele. A unha é constituída das seguintes partes: eponíquio também conhecido como cutícula, lúnula, que é a parte esbranquiçada em forma de meia lua na base das unhas e lâmina ungueal que é a parte que sobra.

Ela é formada por três camadas chamadas de superficial que consiste em células acumuladas de queratina, a camada intermediária é a mais grossa e a profunda com apenas duas finas camadas de células.

Unhas com manchas: o que significam?

Sinais

É sempre bom fazer um check-up nas unhas sempre que puder e mantê-las limpas constantemente. Mas ainda assim, alguns sinais podem aparecer e eles normalmente são um alerta que o corpo está te dando, por isso não o ignore.

Manchas brancas e unhas fracas

Unhas com manchas: o que significam?

Se você pode reconhecer essas características nas suas unhas, você pode estar com uma pequena alergia aos produtos de limpeza que usa, como detergentes, sabão líquido ou em pó e até mesmo do esmalte. Elas podem ter sugerindo uma deficiência em alguns nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo como ferro, ácido fólico e vitamina B 12, que podem refletir uma leve anemia.

Assim nada melhor que melhorar a alimentação com hortaliças com um tom de verde mais intenso como espinafre ou couve e investir em alimentos que possuam grandes grupos de vitaminas.

Unhas em forma de colher

Mancha nas unhas: o que significa?

Também conhecida pelos termos “dedos em baqueta de tambor” ou “unha em vidro de relógio” por apresentar formatos parecidos a esses instrumentos. Se você está com este sinal ou conhece alguém que o tenha, é melhor ligar o sinal de alerta. Essa conformação da unha pode ser a demonstração de uma doença cardíaca ou pulmonar como asma e bronquite.

Manchas Amareladas

Unhas com manchas: o que significam?

Essa é bastante comum e normalmente é causada pelo acúmulo de fungos que causam a micose, ou então por uso frequente de antibióticos como a tetraciclina. Também pode acometer pessoas portadoras da hepatite C e doenças pulmonares como na doença pulmonar obstrutiva crônica. Outro ponto bem interessante é que essa coloração pode ser causada simplesmente por conta de alimentação rica em mamão, abóbora, cenoura e todos os outros grupos alimentares da mesma cor.

Veja qual a melhor maneira de tratar fungo nas unhas.

Prevenção

Unhas com manchas: o que significam?

A melhor maneira de se prevenir dessas desordens na saúde é realizando exames periodicamente e cuidando sempre de si mesmo com boa alimentação e prática de atividades físicas. Outra dica muito importante é sempre usar o seu próprio alicate quando for fazer as unhas em algum salão. Assim você evita não apenas as micoses, mas também diversas doenças que podem ser transmitidas apenas por um pequeno ponto aberto na superfície da pele também conhecido como “bife”.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *