NadaFrágil.com.br

Manchas Vermelhas na Pele – O que pode ser?


Leticia Moraes

Você correr pra lá e pra o dia todo, como um lanche qualquer e corre mais um pouquinho. Calma! Você está prestando atenção a sua saúde por exemplo? Esse estresse não é saudável e as vezes ele tira nossa atenção de problemas sérios que podem estar acontecendo em nosso corpo e nem paramos um pouco para observar.

Você vai tomar banho e percebe algumas manchas vermelhas na pele e fica logo assustada, mas muita gente espera pelo menos 2 ou 3 dias passarem para se ter a certeza que os sintomas irão demonstrar que uma doença mais crítica está acontecendo no corpo. Não demore, corra para o hospital se você tiver manchas vermelhas na pele.

Manchas Vermelhas na Pele

Essas manchas vermelhas na pele podem indicar problemas relacionados ao sangue como a Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI), um tipo de doença que destrói as plaquetas sanguíneas e pode causar em casos crônicos e mau cuidados até anemia e leucemia. Algumas pessoas chegam ao hospital reclamando das manchas vermelhas na pele mas sem qualquer outro sintoma aparente. Geralmente o médico que já imagina ser algo do gênero dessa doença, interna a pessoa e faz uma bateria de exames, principalmente exames completos de sangue para constatar o problema.

No caso da Púrpura Trombocitopênica Idiopática, a pessoa que normalmente deveria ter entre 150 a 400 mil plaquetas no sangue, fica com muito menos do que isso e o organismo começa a meio que “pifar”. O nome estranho da doença por exemplo explica o porque: púrpura se refere as manchas vermelhas, trombocitopênica por causa do sangue mal circulado e hemorragia e idiopática por que não se sabe diretamente a causa do problema.

Essa doença pode ser classificada como viral assim como crônica e também aguda. A doença pode se apresentar por causa de alguma infecção que a pessoa possa ter tido como uma garganta inflamada por exemplo e assim é considerada um problema agudo que pode inclusive ser curado.

Manchas Vermelhas na Pele

Já no caso da doença crônica, a cura é praticamente incerta e aí a pessoa terá que ter eventos de transfusão de sangue, tratamento com medicamentos como corticoides e estar sempre fazendo exames de sangue para garantir que suas plaquetas estejam em dia. Ela é considerada um doença auto imune, ou seja uma doença que o próprio organismo não consegue combater mas acaba se auto destruindo com a ajuda dela.

O problema é considerado uma doença benigna porém ela pode comprometer a vida da pessoa, por isso é importante seguir um tratamento a risca para garantir a saúde e manter-se bem. É mais comum a doença entre crianças e adolescentes, e também é mais fácil entre mulheres do que entre homens.

A Púrpura é uma doença que precisa de alguns cuidados como não se esforçar muito durante o tratamento, no caso de crianças com o problema, é importante que a família seja orientada a explicar para a criança exatamente quais as situações que podem acontecer se caso as plaquetas caírem novamente. Durante um tempo o tratamento mais rígido deve ser feito e isso dependerá da situação clínica do paciente assim como ele chegou ao hospital.

Sintomas

Manchas Vermelhas na Pele

Os sintomas de Púrpura Trombocitopênica Idiopática além das manchas vermelhas na pele são:

Fraqueza pode indicar que as plaquetas caíram mas geralmente não é associada. Mas se você tiver uma fraqueza muito grande por vários dias, é hora de procurar um médico e ver se não há relação com esse problema.

Antes das manchas maiores aparecerem, podem aparecer petéquias que são pequenas manchinhas como pontinhos sanguíneos que ali na verdade ocorreram mini hemorragias quase imperceptíveis. Geralmente é pouco notado e só percebido quando elas viram manchas grandes.

Sangramentos gastrointestinais, nas narinas, nas gengivas e também na urina podem ocorrer.

Diagnóstico

Só um exame de sangue que conseguirá afirmar qual a doença que você está e a gravidade do problema. Se as plaquetas estão abaixo do normal, deve se fazer alguns exames complementares mas se saber se o problema que você está não pode ser outro como lúpus, infecções virais, leucemias e a Aids.

Tratamento

Manchas Vermelhas na Pele

Comprovado que a doença é mesmo Púrpura Trombocitopênica Idiopática, se for criança pode acontecer de haver remissão ou seja, a doença se curar sozinha sem a intervenção de medicamentos ou outro tipo de tratamentos. Já não havendo remissão tanto em crianças quanto em jovens e adultos, o tratamento com corticoides é indicado por via oral e por controlar os sintomas e o sangramento, há um aumento gradativo da contagem de plaquetas que vai subindo até ficar acima de 50 mil. Nesse momento a pessoa já começa a ficar fora de perigo e ter hemorragias e pode até receber alta hospitalar.

O corticoide é um medicamento bastante eficiente, porém ele também tem alguns efeitos colaterais que podem causar sintomas indesejáveis nas pessoas. Aos poucos e conforme o risco de haver hemorragias vai diminuindo, o corticoide começa a ser retirado. A imunoglobulina também é um importante meio de manter as plaquetas em boa contagem e os sangramentos sob controle.

Pode acontecer de algumas pessoas que acabam tendo essa doença muito agravada ou que possa até trazer outros riscos, pode ser que os médicos indiquem a retirada do baço, importante órgão que produz os anticorpos de nosso corpo, mas como foram destruídos com as plaquetas, acaba se tornando um órgão que pode até acarretar outros problemas de saúde para o paciente.

Este artigo é de utilidade pública de saúde, ou seja, buscamos através dele informar a você e toda sociedade sobre algumas doenças que muitas vezes por falta de conhecimento ou mesmo de medo, acabamos deixando ocorrer em nossos corpos e que podem nos levar a morte. Cuide de sua saúde! Cuide de sua vida! Ela é única e deve ser valorizada!

É importante que você entenda que a nossa intenção é jamais deixa-lo assustado, com medo achando que está com uma doença que matará em poucos dias. Nossa intenção é que toda sociedade cuide melhor de sua saúde para garantir uma vida plena longa e feliz.

Facebook NadaFrágil.com.br

3 respostas para “Manchas Vermelhas na Pele – O que pode ser?”

  1. Davi disse:

    Provavelmente estou com essa doença me sinto muito mal por isso!

  2. Dulce Galvão disse:

    apareceu em mim uma mancha vermelha que coça muito meu médico diagnosticou uma micose só que estou preocupada o que fazer?

  3. Larissa . disse:

    estou com algumas manchas vermelhas nas costas nos braços e nas pernas , não sei oque fazer . fui ao medico e ele me disse que pode ser mordidas de algum bichinho ou alguma coisa que eu comi , mais eu não acho que seja isso , estou preocupadíssima , faz duas semanas que estou com isso , e cossa bastante , está super vermelho , oque eu faço ?

Deixe uma resposta

Facebook NadaFrágil.com.br Twitter @Nada_Fragil

Enquetes

Qual qualidade o homem perfeito não pode deixar de ter?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...


Melhores Dicas

Por que Nada Frágil?

Resolvemos por o nome Nada Frágil no site pois nosso objetivo é fazer um site para você, Mulher Moderna, que assim como nós acredita que essa história de Sexo Frágil é coisa do passado.

Se você é uma mulher antenada, ligada em moda, que gosta de se cuidar e deseja saber mais sobre relacionamentos, maquiagem, decoração, etc... Você está no lugar certo.

Nosso lema é:
Sexo Frágil é a Vovozinha...