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Mitos da Dieta


Silvia Franchin

Se você já foi cheinha em alguma época da sua vida ou atualmente está correndo contra o ponteiro da balança, você já deve ter caído em algum dos mitos da dieta. Ficar horas sem comer, só ingerir líquido ou optar por dietas milagrosas não é a maneira adequada para emagrecer. Confira algumas dessas lendas para da próxima vez você conseguir fazer uma dieta que realmente traga resultados e, o mais importante, que você emagreça com saúde e muita energia.

Contar calorias

1.Contar calorias é a melhor maneira de emagrecer

Ficar de olho nos rótulos dos alimentos até pode ajudar, mas não é isso que vai fazer você emagrecer. Tem dias, por exemplo, que você vai gastar mais calorias e por isso vai sentir necessidade de consumir mais alimentos. Porém, não é por isso que você vai engordar, pois as calorias que você ingeriu vão ser gastas ao longo do dia. O ideal é você compensar: se em um dia você foi à academia, foi às compras e ainda fez caminhada com as amigas, sinta-se à vontade para comer um belo prato de comida (com muitas verduras e legumes, claro). Quando você tiver um dia mais sedentário, exagere apenas na saladinha e coma alimentos leves.

Fazer regime

2. Fazer regime somente durante a semana é o suficiente

Não adianta nada suar na esteira e passar a pão e água durante toda a semana e quando chega sexta-feira beber cerveja até cair ou se deliciar sozinha com um pote de sorvete! Claro que a dieta não precisa ser tão rígida: um docinho a mais ou um ou dois chops com os amigos durante o final de semana não vai fazer o seu regime ir por água abaixo. Mas lembre-se: sem exageros, ok? Mas se o seu objetivo for emagrecer muitos quilos, o melhor é optar por uma salada de frutas ou algum outro prato gostoso e sem muitas calorias.

3. Não se alimentar antes de ir para a academia ajuda a perder mais calorias

Mentira! A única coisa que perdemos na academia quando não nos alimentamos é a massa magra, ou seja, os músculos. Para perder gordura e ganhar massa muscular, o ideal é se alimentar superbem antes do treino, ingerindo carboidratos integrais, frutas e iogurtes. Quem vai para a academia sem se alimentar direito corre o risco de passar mal e perder todo o dia de treino.

4. Seu peso depende apenas do fator genético

O fator genético pode influenciar, sim, mas não determina como seu corpo vai ser. Não é porque sua mãe e suas tias são gordinhas que você precisa ser também. Existem pessoas com mais facilidade para emagrecer, sim, mas isso não é desculpa para você cair no sedentarismo e devorar pacotes de batata frita. O que determina o ponteiro da balança são os hábitos que você tem. O importante para ter um corpo bonito é manter hábitos saudáveis e fazer exercícios regularmente.

Seu peso depende

5. Dormir menos pode ajudar a queimar mais calorias

Erradíssimo. Dormir de 6 a 8 horas todas as noites é fundamental para sua dieta fazer efeito. Isso porque, quando dormimos, nosso corpo descansa e nosso metabolismo se prepara para mais um dia. Além disso, várias pesquisas já alertaram: as pessoas que não têm boas noites de sono são mais propensas a serem obesas do que as que dormem o suficiente. E lembre-se: cada organismo precisa de um tempo de sono, mas a faixa varia entre 6 e 8 horas diárias.

Ficar muito tempo

6. Ficar muito tempo sem comer ajuda a perder mais e mais calorias

Se você ficar muito tempo sem comer, você vai perder zero calorias! Isso porque o metabolismo precisa de alimento para queimar as próprias calorias. Se uma pessoa deixa de ingerir os alimentos por muito tempo, o corpo não vai ter como queimar gordura. Por isso, o ideal é fazer um lanchinho (uma fruta, barrinha de cereais, iogurte) de três em três horas. Dessa maneira, você vai emagrecer mais saudável.

7. Todos os tipos de gorduras devem ser excluídos do cardápio

Já ouviu falar que o segredo de uma alimentação saudável é comer um pouco de cada coisa? E é mais ou menos por aí, até mesmo com as gorduras. Sem elas, nosso corpo não funciona direito e a produção de hormônios é prejudicada. As gorduras são essenciais para o funcionamento do sistema imunológico, além de transportar vitaminas pelo corpo. Porém, você tem que tomar cuidado com o tipo de gordura que ingere: as que fazem bem para o organismo são as chamadas “gorduras boas”, como as que encontramos na carne de peixe e nas castanhas.

Pronto! Agora você já está livre de alguns dos mitos da dieta. E lembre-se: o importante é emagrecer de maneira saudável, mesmo que demore um pouquinho mais. O resultado com certeza será melhor e as chances de você voltar a engordar são bem menores do que quando o emagrecimento acontece de maneira muito rápida.

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