NadaFrágil.com.br

Mitos e Verdades Sobre a Pílula Anticoncepcional


Amanda Brandão

A pílula é conhecida como um contraceptivo oral – podemos afirmar que é o método de contracepção mais usado pelas mulheres no mundo inteiro. Calcula-se aproximadamente que 90 milhões de mulheres no mundo façam uso da pílula. Os anticoncepcionais têm como objetivo evitar que ocorra a ovulação, evitando assim que a mulher engravide.

Mitos e Verdades Sobre a Pílula

A margem de segurança da pílula anticoncepcional é de 99%, o que torna o método anticoncepcional mais seguro de todos, no entanto a sua eficácia está relacionado ao modo pelo qual a mulher a utiliza, ou seja, ela não pode ser deixada de tomar nenhum dia. O uso correto da pílula anticoncepcional é de um pacote de pílulas durante vinte e um dia, tendo que tomá-las todos os dias, sempre no mesmo horário, seguindo por uma pausa de sete dias.

É muito comum no inicio do uso da pílula anticoncepcional ocorrer alguns sintomas, tais como náuseas, dor de cabeça, dor nos seios, sangramentos vaginais em períodos irregulares, depressão, no entanto esses sintomas podem variar de mulher para mulher e pode acabar cessando após alguns meses até o organismo se acostumar com o uso da pílula anticoncepcional.

Lembre-se sempre de usar a pílula anticoncepcional como método contraceptivo é muito importante consultar o médico, pois existem diversos tipos de pílulas e somente um profissional poderá lhe indicar o melhor método contraceptivo para você, de preferência que tenha menos efeitos colaterais para o organismo de cada paciente.

Apesar de ser o método contraceptivo mais usado, existem muitas dúvidas e mitos por trás das pílulas. Afinal, pílula engorda, dá varizes? Danifica a pele e os cabelos? Piora o humor? Para facilitar a vida das mulheres, resolvemos desvendar todos os mitos sobre a pílula.

Veja também quais os principais sintomas da Gravidez.

Parar de tomar pílula Anticoncepcional causa Acne?

Sim, em muitos casos pode acontecer. O anticoncepcional oral reduz os níveis sanguíneos de androgênios (hormônios masculinizantes) podendo colaborar para diminuição da acne. Mas, não existe nada comprovado dizendo que a pílula pode causar acne, em alguns casos a acne pode ser ume feito colateral da pílula.

Alguns remédios podem anular o efeito do Anticoncepcional?

Sim, a ampicilina – antibiótico utilizado em tratamentos de infecções urinárias, faringo-amigdalite e pneumonia, entre outros medicamentos -, podem reduzir a eficácia do anticoncepcional. Sabe-se que algumas drogas anti-convulsivas utilizadas nos tratamentos de epilepsia também podem diminuir a eficácia do anticoncepcional oral.

A Pílula Anticoncepcional engorda?

Muitas mulheres se queixam do aumento de peso após começar a tomar o anticoncepcional oral, estudos mostraram que isso pode não ser completamente verdadeiro. Alguns estudos comprovaram que muitas mulheres não apresentaram alteração de peso no final do período, portando o ganho de peso não deve ser desculpa para interromper o uso da pílula.

A Pílula Anticoncepcional danifica os cabelos?

Até hoje, não existe nenhuma evidência cientifica comprovando que a pílula pode danificar os cabelos, portanto é apenas um mito.

A Pílula Anticoncepcional aumenta o aparecimento de varizes?

Os anticoncepcionais orais possuem diversos efeitos sobre o sistema cardiovascular, dessa forma é possível que eles estejam envolvidos de alguma forma no aparecimento das temidas varizes. Mas até hoje não foi comprovado cientificamente que o anticoncepcional ajuda no aparecimento das varizesPílula Anticoncepcional

A pílula Anticoncepcional altera o humor?

No começo é comum ocorrer náuseas, dores de cabeça, dores nos seios, sangramentos irregulares e depressão. São sintomas normais dos primeiros meses de uso, mas esses efeitos colaterais tendem a desaparecer após alguns meses.

Pílula Anticoncepcional alivia cólicas menstruais?

A menstruação dolorosa chama de dismenorréia é menos freqüente em mulheres que não ovulam. Por isso, na maioria dos casos a pílula pode ser eficiente no combate da dismenorréia. Geralmente, quando a  pílula é suspensa as mulheres apresentam cólicas menstruais com mais intensidade de dor do que apresentavam antes do uso.

Porém, alguns pílulas anticoncepcionais podem estar associados à ocorrência de hipermenorréia – menstruação intensa e volumosa caracterizada também por sangramentos irregulares e menstruações doloridas, problemas causados por algumas mulheres que utilizam o contraceptivo oral, sendo uma das principais razões para suspensão do o uso da pílula.

Mulheres que tomam pílula demoram mais para engravidar quando suspendem o uso?

Verdade, a fertilidade nas mulheres que interrompem o uso da pílula leva mais tempo para engravidar do que comparado as mulheres que interromperam outros métodos contraceptivos, mas não há nenhum prejuízo da fertilidade.

A pílula Anticoncepcional protege os ossos?

Algumas pesquisas comprovaram que o uso de altas doses de anticoncepcionais em mulheres após a menopausa ajuda a diminuir o risco de fraturas, além de suspeitar que o seu uso possa melhorar a densidade mineral óssea em mulheres mais jovens, mas ainda faltam maiores comprovações.

Mulheres que tomam pílulas Anticoncepcional durante longos períodos devem pausar de vez em quando?

Fazer a chamada “pausa da pílula” só pode aumentar o risco da mulher ter uma gravidez não desejada, e também fazer com que os efeitos secundários dos primeiros meses da pílula voltem novamente a aparecer, ou seja, sensibilidade nos seios, dores de cabeça, náuseas e hemorragias.

A pílula Anticoncepcional é um medicamento seguro?

A pílula é um dos medicamentos mais estudados e prescritos em todo o mundo, como qualquer outro medicamento, é claro que existem alguns riscos para a saúde, mas os efeitos colaterais são muito raros.

Pílula Anticoncepcional

Dicas para não se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional

  • Deixe a cartela na sua mochila ou na bolsa, dessa forma você pode verificar mil vezes por dia se já tomou a pílula e não. E caso esqueça, você pode consertar o esquecimento a qualquer momento.
  • Peça para o seu namorado ou marido lhe ajudar a lembrar. É muito importante que ele entenda como a pílula anticoncepcional funciona e participe com você.
  • Pense muito bem antes de decidir o horário para tomar a pílula. O horário escolhido deve ser sempre aquele que você está disponível para tomá-la a qualquer momento. Prefira os horários como: logo ao acordar, antes de dormir ou depois do almoço, por exemplo, assim fica mais difícil de você esquecer-se de tomar a pílula.
Facebook NadaFrágil.com.br

10 respostas para “Mitos e Verdades Sobre a Pílula Anticoncepcional”

  1. rayane disse:

    eu tomo aticocepcional ha 4 anos mais sem o medico me passa as vezes passo 2 dias sem toma, e quando me esqueço ei tomo as duas de uma so vez isso podera causa algu problema…

  2. Andressa disse:

    Faz uns 3 anos que tomo anticoncepcional, faz uns 4 meses que mudei de anticoncepcional, e estou esquecendo de tomar, as vezes fico 2 dias sem tomar, ou esqueço o horario, vou tomar quatro horas depois do horario certo. E ultimamente, sinto enjôôs, dor de cabeça, azia, entre outros sintomas, acha que pode ser gravidez?

  3. Maria disse:

    Olá, gostaria muito de saber sobre os acontecimentos que podem suceder depois de parar com os anticonceptivos. tomo anticoncepcional a 8 anos, dentre esses anos alterei entre três a quatro medicamentos diferentes. vim de dois meses conce cultivos tomando e parei de tomar pois estava muito ressecada durante este anos todo, passou os cinco dias menstruei. e percebo com essas duas semanas sem o uso estou tendo vertigens fortes, desmaio com facilidade. o que esta ocorrendo? é devido a paralisação do medicamento?

  4. Ana Paula disse:

    Boa tarde! esto tomando meu anticoncepcional tem 2 meses mas sinto muita náusea, minha barriga também ta mto inchada, tomo o ciclo 21, sera que esses sintomas são normais? desde já agradeço.

    • Não. Você deverá trocar o anticoncepcional, ou então, se é alérgica como eu, deverá fazer injeção ou então a mais conhecida camisinha !
      Eu comecei a tomar dia 15 de novembro e comecei a ter náuseas fortes, tonturas muito fortes, vômitos, e hoje pela manhã apareceram bolinhas vermelhas abaixo dos meus olhos (urticária).
      Não tinha força de sair da cama e nem fome, quando fui ao médico, era o anticoncepcional. Era uma reação alérgica extremamente grave.

  5. Ludimila disse:

    Eu comecei a tomar a pílula anticoncepcional no primeiro dia da mestruação só que minha mestruação continuou vindo.Queria saber se isso é normal já que é a primeira vez q tomo?

  6. ednayara disse:

    Boa noite!
    Estou com um reaçao alergia a Qlaira e não sei o que fazer pois minha medica nao atende mais pelo meu plano que
    tenho … me ajude o que devo fazer.
    tomava o femina,mas o efeito para ajudar o período de menstruação já não estava adiantando,ela estava vindo no meio da cartela …
    aguardo retorno!

  7. Carol disse:

    Olá, eu tomo o anticoncepcional Tantin a quase um ano, e mudei para o Iumi e faz dois meses que estou tomando, tive relação sem preservativo, corro algum risco de engravidar? Sei que em trocas de anticoncepcionais pode ter riscos…

  8. Carla disse:

    Oii,tomo anticoncepcional a 5 anos e de alguns meses pra cá tenho sentido muita dor no seio esquerdo.Meu anticoncepcional é o Belara…teria alguma relação essa dor com a pílula?

Deixe uma resposta