NadaFrágil.com.br

Mitos sobre as mulheres que não querem ter filhos


Fabíola Cunha

Cada vez mais mulheres decidem não ter filhos e isso não é o fim do mundo. Embora encontrem muita resistência e críticas da família, amigos, colegas de trabalho e até pessoas pouco conhecidas, as mulheres que fazem essa opção estão se unindo: grupos em redes sociais reúnem depoimentos, dúvidas e oferecem apoio, por exemplo.

filhos

A maternidade, para o ser humano, não é determinada apenas pelo instinto, mas por fatores culturais e sociais – que estão em constante mutação. Por isso, quando uma mulher diz que não quer ter filhos, a melhor opção é respeitar e não julgar. Uma maneira interessante de começar a pensar sobre o assunto é: quando um homem diz que não quer ter filhos, como ele tratado pelas pessoas ao redor? Bem diferente, não?

Algumas ideias equivocadas sempre são manifestadas quando uma mulher informa as pessoas ao redor que não quer ter filhos. Veja alguns exemplos:

Você só conhece o amor verdadeiro quando dá à luz

mulheres sem filhos

É impossível determinar o que é amor verdadeiro para outra pessoa. Muitas mulheres abdicaram da maternidade para dedicar-se à religião, aos cuidados com familiares adoecidos, ao trabalho, às viagens, etc. e encontraram nessas tarefas a completude que necessitavam para serem felizes. E as mulheres que adotam crianças? O amor pela criança que não saiu do ventre é menor?

Não ter filhos é egoísmo

sem filhos

Egoísmo é, por definição, apego exagerado aos próprios interesses, em detrimento dos interesses de outras pessoas. Como não ter filhos se encaixa aí? Não há uma criança inocente sendo prejudicada pelas atitudes dessa mulher. Nem mesmo as pessoas ao redor estão sendo prejudicadas – no máximo incomodadas pela decisão dessa mulher. Exemplos e egoísmo envolvendo a maternidade: uma mulher decide ter um filho com o companheiro rico para garantir conforto financeiro para o resto de sua vida. Ou para agradar a família que a pressiona. Ou para ter alguém para cuidar dela quando envelhecer.

Confira também nosso artigo sobre filhos que dormem com os pais.

Quem vai cuidar de você quando envelhecer?

mulheres

A criança não pode nascer já com uma função pré-estabelecida. Partindo do princípio de que essa nova vida tem direito à liberdade, colocá-la em um mundo para fazer algo que ela ainda nem tem condições de compreender, isso sim é um ato de egoísmo.

Você vai se arrepender

mulheres

A fertilidade feminina tem prazo para acabar e todas as mulheres sabem disso. Acredite, lidar com o arrependimento de ter um filho por interesses egoístas, como os citados acima, é muito pior do que lidar com o arrependimento de não ter colocado uma vida no mundo.

Você não gosta de crianças?

filhos

Mulheres sem filhos não são uma ameaça aos filhos dos outros. São tias, madrinhas, professoras, pediatras, assistentes sociais como qualquer outras. A ideia de que uma mulher sem filhos odeia crianças não passa de preconceito estimulado pela desconhecimento ou reprovação alheia.

E se o seu marido quiser filhos?

crianças

Em primeiro lugar, esse “problema” diz respeito à esfera privada da vida do casal. Atazanar a vida de uma mulher sem filhos com essa perspectiva é desnecessário. E o que muitas mulheres estão aprendendo cada vez mais cedo é que a decisão sobre a maternidade é delas, só delas. Ter um filho para segurar o casamento não apenas é um receita para o fracasso do relacionamento, como pode gerar consequências terríveis para a criança, que vai nascer e se desenvolver sem que fosse desejada de forma positiva.

Você é uma mulher que não quer ter filhos? Conhece casos de mulheres que não querem ter filhos? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta