NadaFrágil.com.br

Moda Anos 60 – Décadas da Moda


Amanda Brandão

Fim dos anos 50 e agora começa uma nova década com muitas mudanças no comportamento, principalmente pelo início do rock and roll e o inesquecível Elvis Presley, o maior símbolo dos anos 60. A imagem dos jovens com jaquetas de couro, topete e calça jeans em motos e lambretas que antes era considerado uma imagem de rebeldia e atitude, nos anos 60 essa imagem passou a ser uma rebeldia ingênua. As mulheres com as suas roupas comportadas, vestidos e saias rodadas começavam a dar lugares as calças cigarette. A década de 1960 foi considerada uma época de liberdade, principalmente para as mulheres. Com comigo conhecer um pouco mais sobre a moda anos 60.

Moda Anos 60

O que marcou esse período foi os jovens em suas lambretas, inspirado em Elvis Presley e as moças com que antigamente usavam vestidos e saias com bolinhas, começavam a deixar de lado, dando lugar as calças cigarretes. Nos anos 60 tantos as mulheres quanto os homens, deixaram o estilo clássico de lado e engrenaram na rebeldia do Rock’n’Roll, o ritmo que fez sucesso e embalou e a década de 60.

Moda Anos 60 – Décadas da Moda

A moda dos 60 foi revolucionária porque estava dando adeus à moda única e agora o que influenciava as pessoas na hora de se vestir era o comportamento. Sem dúvidas, o auge da época era as minissaias, quem a criou foi Mary Quant que dizia: “Não fui eu que inventei e sim a rua que inventou”. Em 1965, André Courrèges criou uma coleção de roupa que foi uma verdadeira revolução para a moda, em sua coleção estavam presentes roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas, além das roupas espaciais, metálicas e fluorescentes com a visão já para o futuro. Enquanto isso, Saint Laurent criava os famosos vestidos tubinho que até hoje fazem sucesso com o público feminino.

Moda e Acessórios

Assim, como as mudanças no vestuário, o segmento de lingerie também foi transformado com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que proporcionava as mulheres muito mais conforto e segurança, principalmente ao usar uma minissaia ou dançar rock. O mini vestido com modelagem trapézio e o corte em “A” se tornou uma das marcas registradas do vestuário feminino na década de 60. Os botões eram usados muitas vezes como utilidade de decoração nas peças de roupas. Casaquetos e casacos também com o corte “A” entraram na lista de elementos que remetem a década de 60.

Moda Anos 60 – Décadas da Moda

O que antes era muito comum os homens e as mulheres terem o seu figurino separado, a moda unissex chegou com força total, principalmente nos jeans e camisas sem gola. Pela primeira vez, a mulher começou a se vestir com roupas tradicionalmente masculina como o smoking, por exemplo. O smoking foi criado para as mulheres por Yves Saint Laurent exatamente em 1966. Nessa época, a alta-costura estava praticamente sendo deixado de lado no mundo da moda.

Já a moda praia, ainda era bastante restrita entre as mulheres, pois as poucas que tinham coragem de usar trajes de banho eram consideradas levianas. A moda praia era composta de peças fechadas e tinha uma saia que deixava o visual feminino bem romântico e cheio de graça. Mas, aos poucos o biquíni foi aceito pela sociedade nos anos 60 e a partir daí, nunca mais deixou seu lugar.

Moda Anos 60 – Décadas da Moda

Assim, como os anos 50 na década de 60 o uso de maquiagem era essencial, especialmente entre o público mais jovem. O foco era sempre os olhos e estavam sempre bem marcados com muito delineador e rímel, o queridinho das mulheres o batom vermelho foi excluído, dando lugar aos batons clarinhos e até mesmo brancos. As perucas também predominavam nessa época com uma venda muito grande, além de ser baratas poderiam ser encontradas em diversas tonalidades de cores e modelos.

Moda Anos 60 – Décadas da Moda

Podemos dizer que a moda dos anos 60 vai ser bastante lembrada pelo estilo da modelo e atriz Twiggy. Twiggy era magrinha tinha os cabelos curtíssimos e os cílios inferiores pintados com delineador. Os cabelos das mulheres eram compridos e ganharam franjas mais volumosas, nessa época o uso de esponja de aço era comum, principalmente porque ela proporcionava mais enchimento nos cabelos para fazer o topetinho atrás.

Moda Anos 60 para os Homens

Moda Anos 60 – Décadas da Moda

Para os homens, a moda anos 60 chega com tudo, à grande influência do figurino masculino foram os rapazes dos Beatles. Peças que viraram clássicas no guarda-roupa masculino como os paletós sem colarinho, as calças com modelagens mais ajustadas, cintura baixa, tecidos nobres e em cores ousadas como vermelho e rosa, principalmente nas camisas. Sem falar das japonas de pescador, silhueta ajustada corpo e a gola rolê. Os cabelos masculinos também cresceram. Os calçados eram totalmente inovadores confeccionados em matérias como o vinil.

Moda Anos 60 – Décadas da Moda

A moda dos anos 60 continua de inspiração para muitas mulheres até mesmo nos dias de hoje. Se você também quer entrar no clima dessa época, aposte nos vestidos coloridos com uma meia calça grossa ou ao contrário, um vestido tubinho em cor neutra e uma meia calça colorida. Nos pés, invista nas sapatilhas de bico quadrado ou botas.

Como se vestir

Se você também deseja entrar na moda anos 60 e saber um pouco mais sobre as roupas e acessórios que fizeram sucesso nas décadas passadas, confira ainda nessa matéria essas e muitas outras informações bastante interessantes sobre a história da moda dos anos 60.

Moda Anos 60 – Décadas da Moda

Quando falamos em moda anos 60, sem duvidas a primeira coisa que passa pela nossa cabeça são as roupas femininas que passaram por uma grande revolução, aquelas roupas que antes eram totalmente delicadas e femininas, sofreram grandes transformações e as mulheres passaram a usar saias rodadas e jaquetas de couro que acabou criando um estilo que até hoje ainda influenciam bastante coleções de roupas de grandes estilistas do mundo da moda nacional e internacional.

Moda Anos 60 – Décadas da Moda

Foi nessa época em que as mulheres também passaram a valorizar ainda mais o seu corpo utilizando como a principal base o estilo da maravilhosa Brigitte Bardot – símbolo da moda dos anos 60. As peças de roupa femininas possuíam um toque que proporcionam um visual mais menina-moça que era algo que passou a ser muito comum na década de 60, caracterizado pelos vestidos rodados e mini saias. Em relação aos calçados que as mulheres usavam naquela época, as botas de cano longo começaram a marcar presença no vestuário feminino e, principalmente ganharam espaço no mundo da moda, onde permanecem até hoje.

Moda Anos 60 – Décadas da Moda

E para quem acha que somente as mulheres sofreram grandes transformações na década de 60 está muito enganado, os homens também modificaram o seu figurino, devido a influencia dos Beatles. As roupas que começaram a fazer sucesso entre o público masculino eram os paletós sem colarinho, calças justas e japona do pescador, sem dúvidas essas peças passaram a se tornar cada vez mais freqüentes no guarda-roupa dos homens. E no caso dos acessórios que faziam parte das produções eram as bolsas e chapéus de vinil ou tecido.

Fotos da moda na década de 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Moda Anos 60

Facebook NadaFrágil.com.br

3 respostas para “Moda Anos 60 – Décadas da Moda”

  1. nivia disse:

    gosto muito de roupas de época!!!!

  2. Serena disse:

    Site Maravilhosoo….

  3. Yrma Bortolleto disse:

    Lindo demais, parabéns pelo site. Beijos gatinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *