NadaFrágil.com.br

Moda Anos 70 – Décadas da Moda


Amanda Brandão

Podemos afirmar que a moda anos 70 foi uma das mais ricas na história da moda, tanto que até nos dias atuais, a época serve como inspirações para alguns estilistas famosos que muitas vezes estão resgatando peças que fizeram sucesso nessa época. A década de 70 foi caracterizada pela moda hippie e romantismo. O período foi de bastante revolução no comportamento dos jovens, tanto na música como na liberação sexual da mulher.

Moda Anos 70 – Décadas da Moda

A moda também não ficou de fora dessa revolução, os homens deixaram de ser formal e passaram a ser coloridos e psicodélicos, já as mulheres passaram a ser românticas e despojadas ao mesmo tempo. Os cabelos eram todos desalinhados, as saias tanto longas quanto curtas ganharam inspirações indianas, as blusas e batas ganharam estampas e muitas cores. Além disso, a moda unissex continua com força total nas calças boca-de-sino e sapatos com plataformas.

O hippie acabou virando modismo na década de 70, principalmente durante o festival de Woodstock em Nova York, onde o estilo acabou influenciando milhares de pessoas. As músicas dos Beatlhes, Pink FLoyd e do Yes eram influenciadas pelo psicodelismo que acabou predominando na moda também. As roupas ganharam desenhos e cores psicodélicas, deixando a moda anos 70 muito mais colorida. As peças que eram muito utilizadas na época eram os coletes de couro ou jeans, assim como franjas e flores. Por isso, falamos que o estilo romântico também predominou nos anos 70. A juventude era as que mais abusavam do romantismo com vestidos de babados e estampas florais.

Moda Anos 70 – Décadas da Moda

Para complementar o visual hippie e romântico ao mesmo tempo, as faixas e panos amarrados na cabeça, sapatos plataformas e colares com o símbolo da paz eram o destaque da época. A palavra-chave dos anos 70 é natural, homens e mulheres deixavam os cabelos crescerem sem nenhum corte definido e as pessoas negras assumiam de vez os cabelos naturais estilo black powers. A cor que caracteriza a época é o caramelo, tanto no couro em bolsas de franjas como nos sapatos. Até mesmo alguns detalhes nas peças de roupas como macacões e calças jeans ganharam um toque do caramelo.

Moda Anos 70 – Décadas da Moda

O lema da década era “Faça o amor, não a guerra” também acabou sendo influenciadas pela moda, túnicas, micros e maxi saias eram peças fundamentais no vestuário feminino. Mas o jeans acabou sendo o destaque da época, principalmente se fosse um jeans surrado e cheio de enfeites hippies. A moda que identifica perfeitamente a década de 70 é o estilo hippie, as calças jeans de boca-de-sino cheias de tachinhas, bordados e muito brilho, peças de roupas em camurças e com franjas, colares de miçangas e bijuterias étnicas, estampas florais e psicodélicas, roupas artesanais e roupas com tinturas caseiras, bolsas de crochê, botas de camurça e sandálias de plataforma, saias longas estampadas no estilo cigano.

Moda Anos 70 – Décadas da Moda

Alguns ícones foram inspiradores da década de 70 na hora da produção como Janis Joplin e Jimmi Hendrix com seus óculos redondos e bandanas coloridas e estampadas amarradas sob a cabeça. Outra grande influência da moda são as peças feitas a mão como as saias de tencel com a famosa pintura tie-dye que faz sucesso até hoje e as túnicas de patchwork. Quando o assunto é acessórios da década de 70, as bolsas de crochê e bolsas a tiracolo eram as mais usadas tanto pelos homens quanto pelas mulheres.

Moda anos 70 – nova tendência

Moda Anos 70 – Décadas da Moda

Em meados da década de 70, um novo movimento surgiu sendo influenciado pela música eletrônica Disco, bandas como Bee Gees, ABBA e The Jackson foram os artistas que divulgaram esse tipo de música por todo o país. Não poderia se esquecer do filme “Embalos de sábado à noite” com John Travolta, onde o modismo ganhou fama internacional. Foi a partir daí que o brilho começou a surgir e as mulheres passaram a usar vestidos femininos outra vez, quanto os homens optaram por usar calças bem cortadas e paletós com golas levantadas.

Moda Anos 70 – Décadas da Moda

A década de 70 foi uma época em que os homens mais aderiram os acessórios no seu visual como faixas para cabelo, óculos, anéis, colares, pulseiras, sapatos e até mesmo bolsas. O visual hippie era cheio de vida e bastante colorido. Por isso, as roupas dessa época fazem sucesso até nos dias de hoje, a combinação de cores, a mistura de tecidos fez com que essa moda anos 70 se tornasse inesquecível até mesmo para quem nunca presenciou ela.

Moda Anos 70 – Décadas da Moda

Quanto à maquiagem dos anos 70, os olhos eram bastante valorizados com sombras coloridas e lápis de olho em cores da natureza, principalmente tonalidades de verde e azul. O cabelo assumia sua forma natural indo desde os cabelos desalinhados e ondulados até os cabelos black powers e punk.

Quer voltar nos tempos e entrar nessa onda colorida? Combine tonalidades naturais com tons metalizados, use peças de roupas com cores violeta, vermelho bordô, ferrugem e alaranjados. Abuse dos acessórios como colares com o tema paz e amor, corações, borboletas e temas de passarinhos para enfeitar o visual e reviver a moda anos 70.

Moda Anos 70 – Décadas da Moda

A moda que identifica com os anos 70:

Fala sério, toda vez que alguém fala da moda anos 70, você não pensa naquelas pessoas hippies e símbolos de paz e amor? Além das roupas coloridas, batas, cabelos longos e calças boca-de-sino. Acontece que a moda anos 70 não foi feita apenas disso. Além do movimento hippie, a moda também deu lugar ao bohemian e o glam rock. De fato, a moda dos anos 70 não ouve apenas um unico estilo ou apenas uma forma de se vestir que reinasse, muito pelo contrário, a década de 70 foi marcada pelos diversos estilos.

Moda Anos 70 – Décadas da Moda

Até porque na década de 70 a individualidade passou a ser mais valorizada, ao invés de todas as pessoas seguir uma mesma cultura, essa década foi considerada um ano muito rico. No inicio prevaleceu à moda hippie dos anos 60, depois as pessoas presenciaram o surgimento do glam rock e a ascensão do Black Power. E o final da década de 70 foi caracterizado pelas discotecas e o estouro da punk e do new wave.

  • Jeans: As calças militares usadas com enormes bocas de sino, detalhes de tachinhas, bordados e muito brilho marcaram presença na década de 70.
  • Estilo apache, safári e as peças de roupas de camurças com detalhes de franjas também marcaram presença na década de 70.
  • Colares de contas, miçangas e bijuterias étnicas faziam parte do estilo hippie.

Moda Anos 70 – Décadas da Moda

  • Saias e calças com cintura baixa usadas com cintos largos ou com cintos de penduricalhos.
  • Estampas florais, pucci e psicodélicos marcaram presença nas roupas femininas e masculinas dos anos 70.
  • Roupas artesanais, materiais naturais e tinturas caseiras para customizar as roupas.
  • Bolsas de crochê ou com franjas com calças ou a tiracolo eram indispensáveis no visual hippie.
  • Botas de camurça e sandálias estilo plataforma.
Facebook NadaFrágil.com.br

8 respostas para “Moda Anos 70 – Décadas da Moda”

  1. Ana Carolina Esteves Oliveira disse:

    nossa adorei este site me ajudo bastante para o meu trabalho de artes

  2. Ana Carolina Esteves Oliveira disse:

    soque ele podia ter mais características da moda

  3. Camila disse:

    Adoreeei! Sugestão: poderia detalhar o Glam Rock, Punk, e New Wave. Beijos! Sucesso!

  4. Nicole disse:

    Nossa adorei essas tendencias e vou fazer um trabalho sobre isso

  5. GABRIELA disse:

    ADOOOOOOOOOOOOOOREI AMIGA!!!! EU SEI PORQUE EU VIVI ESSA ÉPOCA.

  6. GABRIELA disse:

    EU ODIAAAAAAAAAAAAAVA ESSA ÉPOCA!!!!
    MINHA MÃE ME OBRIGAVA A USAR DUAS CALCINHAS

  7. morgana araújo disse:

    A moda dos anos 70 era maravilhosa .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *