NadaFrágil.com.br

Mulheres que menstruam mais tarde vivem mais, diz estudo


Fabíola Cunha

Entrar na puberdade mais tarde que as colegas não parece algo muito empolgante quando você está no Ensino Médio, esperando para ter um pouco mais de peito e quem sabe um quadril mais arredondado. Porém, um novo estudo da University of California, em San Diego, mostra que isso pode levar a uma vida mais longeva.

mulheres que menstruam

Para o estudo, publicado em uma revista especializada chamada Menopause, os pesquisadores observaram informações do Women’s Health Initiative, uma análise a longo-prazo de 16 mil mulheres americanas na pós-menopausa.

mulheres que menstruam

A descoberta fascinante é que participantes que começaram a menstruar aos 12 anos ou mais velhas, e que têm experimentado a menopausa aos 50 ou mais, tiveram uma chance maior de chegar aos 90 anos.

Dica de leitura: Confira nosso artigo sobre os principais sintomas da gravidez.

mulheres que menstruam

Para os pesquisadores, começar a menstruar mais tarde parece significar menos chances de ter certos problemas de saúde, como doenças cardíacas, e aquelas que tiveram a menopausa e entraram no climatério mais tarde na vida apresentaram mais probabilidade de uma excelente saúde geral.

Outras associações encontradas no estudo são as mulheres que entraram na puberdade mais tarde e pararam de menstruar mais tarde tendem menos a serem fumantes ou ter um histórico de diabetes.

Os autores do estudo precisam pesquisar mais para saber porque exatamente existem essas correlações, mas eles já sabem que quanto mais saudáveis os hábitos, mais saudável o ciclo menstrual e mais longa a vida.

mulheres que menstruam

Enquanto não é possível controlar quando a primeira menstruação vai aparecer, se você tem esperanças de chegar aos 90 anos – uma população que deve quadruplicar até 2050 – é preciso ficar de olho no dia a dia dos hábitos saudáveis. Veja alguns fatos sobre a menstruação!

E então? O que você acha desse estudo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *