NadaFrágil.com.br

Músicas para Casamento – Guia da Noiva


Leticia Moraes

A escolha das músicas para casamento deve ter tanta importância quanto a festa em si. Ela deve retratar a história do casal; deve ter um significado para eles. Ainda nos dias de hoje as mais pedidas são músicas internacionais. A clássica marcha nupcial também está super em alta. Tem noiva que não dispensa de jeito nenhuma entrar na igreja ao som do velho “Tam tam tam”.

Músicas para Casamento - Guia da Noiva

Ao se escolher as músicas para serem tocadas durante a cerimônia a primeira coisa a ser levada em consideração é o gosto dos noivos. Ela deve significar algo para o casal ou representar aquele ou outro momento da vida deles. Outra coisa a ser pensada é o jeito que as músicas serão tocadas. Elas serão gravações das músicas originais? Será ao vivo?

Músicas para o Casamento

As músicas ao vivo ainda emocionam, e muito, os convidados. Se você escolher por esse tipo de som. Analise algumas situações:

Repertorio: será tradicional, não tradicional ou misto? Aqui, é importante levar o seu repertorio a igreja para eles avaliarem, pois algumas instituições religiosas não permitem músicas populares.

Como a música será executada: será instrumental? Instrumental e vocal?

Músicas para Casamento - Guia da Noiva

Ao escolher pelo instrumental e vocal deve-se se atentar a quantidade de integrantes, e, com certeza, ouvi-los nos ensaios antes da cerimônia. Em algumas religiões, a noiva deve cantar para o noivo. Essa é a forma que ela tem para dizer a todos ali presentes o quanto ela o ama. Geralmente, são feitos vários ensaio para esse momento. Afinal, não pode desafinar não é?

Não só com a música a ser tocada durante a cerimônia, os noivos também devem escolher o repertório a ser tocado durante a festa. Aqui a escolha das músicas é bem diferente. Em quanto na cerimônia a musica deve representar o casal, na festa deve ser o contrario. Nesse momento deve levar em consideração o gosto dos convidados.

Músicas para Casamento - Guia da Noiva

Acompanhe esse guia para fazer bonito em ambas as ocasiões:

Para as músicas a serem tocadas durante a cerimônia, geralmente elas têm momentos pré-definidos. São eles: entrada do noivo, entrada dos padrinhos, entrada da noiva, entrada de pajens de damas de honra, benção das alianças, cumprimentos finais e saída dos noivos.

Abaixo vamos listar as músicas para casamento mais comuns em cada situação:

Músicas para Entrada do Noivo

Músicas para Casamento - Guia da Noiva

Geralmente o noivo pouco participa da organização do casamento. Então nesse quesito a variedade é grande. Veja abaixo as mais utilizadas:

1- Bolero –Ravel

2- Unforgiven – Metallica

3- I don’t wanna miss a thing – Aerosmith

4- Ameno – Grupo Eva

5- Con te partiro – Andrea Bocelli

Músicas para Entrada dos Padrinhos

Músicas para Casamento - Guia da Noiva

Aqui é levada em consideração a amizade dos noivos com os padrinhos. Por isso são músicas menos marcantes. Veja as mais usadas:

1- Conquista do Paraíso – Vangelis

2- Perhaps Love – John Denver e Placido

3- My Way – Frank Sinatra

4- Only Time – Enya

5- Divertimento – Saint Preux

Músicas para a Entrada da Noiva

Entrada da Noiva

Aqui é o ápice da cerimônia. É escolhida uma música marcante, que esteja a altura da rainha da noite. Veja as mais pedidas:

1- Marcha Nupcial – Mendelson (muitas vezes ela é tocada ao vivo)

2- Nona Sinfonia – Beethoven

3- Eu Sei que Vou te Amar – Tom Jobim

4- I don’t Wanna Miss a Thing – Aerosmith

5- Your Song – Elton John

Músicas para a entrada dos Pajens e Damas de Honra

Músicas para Casamento - Guia da Noiva

Aqui é o momento mais puro da cerimônia. Geralmente os personagens que fazem essa representação são crianças. Devido a isso a música tende a ser leve. Veja as mais usadas:

1- Tema da animação a Bela e a Fera

2- Tema da animação Aladdin

3- Tema da animação O Rei Leão

4- Primavera – Vivaldi

5- Arioso – Bach

Músicas para a Benção das Alianças

Benção das Alianças

Aqui são escolhidos temas religiosos por ser um momento solene, onde o padre ou a figura religiosa é o protagonista. Veja as mais pedidas:

1- Ave Maria – Gounod

2- Jesus Alegria dos Homens – Bach

3- Agnus Dei – Michel Smith

4- Pai Nosso – Mallote

5- Deus de Promessas – Toque no Altar

Músicas para os Cumprimentos Finais

Músicas para Casamento - Guia da Noiva

Aqui a música tem a função de quebrar o clima de silencio quando os noivos vão cumprimentar pais e padrinhos. Veja as utilizadas:

1- My heart Will Go on – Celine Dion

2- Vivo per lei – Andrea Bocelli

3- Nessum Dorma – Puccini

4- Intermezzo – Cavalleria Rusticana

5- All I ask you – do filme O fantasma da ópera

Músicas para Saída dos Noivos

Músicas para Casamento - Guia da Noiva

 

Aqui são pedidas músicas mais animada para preparar os convidados para a festa. As mais pedidas são:

 1- Viva La vida – Coldplay

2- Livin La vida loca- Rick Martin

3- Can’t take my eyes off you – Frankie Vali

4- Beautiful day – U2

5- Ain’t no montain high enough – Marvin Gaye e Tammi Terrell
Depois de escolher as músicas a serem tocadas durante a cerimônia, é hora de escolher as que serão tocadas durante a festa. Aqui o gosto pessoal deve ser deixado de lado e pensar nos convidados que ali estarão. Opte por músicas ecléticas, de ritmos variados, assim, a chance de agradar boa parte dos presentes é maior.

Músicas para Casamento - Guia da Noiva

A melhor saída aqui é fazer a contratação de um DJ. Esse profissional tem feeling para saber quando tocar determinado ritmo e sabe alternar entre um ritmo e outro quando sentir que a festa está “morna”. Quando contratar o DJ, confie no trabalho dele e o deixe a vontade para tocar o que quiser. Só assim ele saberá exatamente como conduzir a festa. Deixe-o a vontade também para tocar o que a galera pedir. Para a festa de casamento ficar ainda mais divertida, você poderá distribuir artigos para festa entre os convidados, assim como máscaras,confete, óculos engraçados.A diversão será garantida.

Seja a música para a cerimônia ou a música a ser tocada durante a recepção, o importante é que os noivos façam as escolhas com antecedência. Pois a música tem o poder de exaltar ou arruinar um evento.

Músicas para Casamento - Guia da Noiva

A pessoa a mais indicada para fazer essa escolha é a noiva, que a pessoa mais sensível e tem maior flexibilidade para aceitar opiniões. Caso o noivo queira participar, será muito bem vindo, mas o bom gosto e o bom senso devem ser muito bem trabalhados! E caso opte por músicas ao vivo, escolha muito bem o profissional que irá representar esse momento tão especial.

Não se  preocupe tanto em agradar a todos, mas viva esse dia intensamente. Afinal, o dia é seu!

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Músicas para Casamento – Guia da Noiva”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *