NadaFrágil.com.br

O que é o método Capsule Wardrobe


Calila Galvão

Qual mulher não já disse a célebre frase: “não tenho nada para vestir”. Mesmo com o guarda-roupa lotado de roupas sempre temos aquela sensação que nenhuma peça ali dentro é boa o bastante. O problema não é a falta de roupa e sim e falta de critério na hora da escolha.

Veja ótimas dicas de como organizar o seu guarda-roupa.

Você pode ter um guarda-roupa lotado de roupas por todas as partes, porém é provável que muitas não se coordenem. Muitas vezes uma peça só combina com outra e dessa forma fica impraticável conseguir um bom resultado no look.

O que é o método Capsule Wardrobe

O método Capsule Wardrobe

Em bom português significa “Guarda-Roupa Cápsula” e esse método foi criado por Susie Fox na década de 70. O conceito era de uma coleção de roupas clássicas, básicas e atemporais, ou seja, que não importa o quanto a moda ia e vinha, essas peças poderiam ser usadas em qualquer ocasião.

Aprenda a se vestir bem usando peças básicas.

No entanto, foi apenas em 1985 com a estilista norte-americana Donna Karan que o conceito foi colocado em prática. Ela lançou uma coleção de 7 peças básicas que se hormonizavam sem nenhum esforço.

O que é o método Capsule Wardrobe

Como ter o seu guarda-roupa funcional

Você não precisa ser tão radical para aplicar o método e pode criar pequenas cápsulas no seu guarda-roupa nas partes em que mais costuma transitar. Vamos para alguns exemplos de forma de fique mais fácil de entender:

O que é o método Capsule Wardrobe

  • A executiva: pode-se imaginar que uma mulher dessas precisa ter muitas roupas de trabalho em seu guarda-roupa. De modo geral, peças clássicas e de tons neutros. Porém, ela pode precisar de roupas para ir à praia no final de semana ou ao campo. Aqui são duas cápsulas.
  • A professora do jardim: bom, essa profissional precisa pensar que precisará se abaixar e sentar no chão várias vezes por dia e isso pede uma escolha de roupas adequadas ao trabalho. Porém, ela também pode gostar de baladas e aí o estilo de roupa já é outro.

O que é o método Capsule Wardrobe

Assim, na hora de comprar as suas roupas pense não apenas na beleza dela e em como ela ficou bem no corpo. Os fatores funcionais também devem ser levados em consideração. Se você trabalha numa grande empresa de segunda a sexta, encher o guarda-roupa de vestidos floridos não vai ajudar.

Compre peças que combinem com cerca de 2 a 5 outras peças. É muito comum também ver uma mulher comprando tal vestido porque vai combinar com aquele sapato. Neste caso, sempre que você for usar uma das peças terá que usar a outra e o look se tornará repetitivo.

O que é o método Capsule Wardrobe

Mas o meu guarda-roupa não é coordenado. E agora?

Bem, com toda a certeza tem muitas mulheres lendo esse texto e lembrando de como as suas roupas não se encaixam bem. Para tornar o seu guarda-roupa mais funcional você precisará de tempo e paciência.

Aprenda a comprar roupa da maneira certa.

Tire um dia para analisar peça por peça que tem dentro dele. Peças muito velhas devem ir diretamente para o lixo e aquelas que não servem mais ou não combinam com o seu estilo podem ser doadas ou vendidas. Hoje em dia existem bons brechós online e grupos no Facebook que servem à essa função.

O que é o método Capsule Wardrobe

Agora que você já fez o processo de triagem está na hora de colocar a mão na massa e trabalhar apenas com as peças que estão de acordo com o que você precisa:

  1. Separe os espaços do seu guarda-roupa quanto ao seu estilo de vida. Por exemplo, de um lado deixe as roupas do trabalho, de outro as roupas da academia e assim por diante.
  2. Pense quantas peças ficará em cada Capsule Wardrobe, até mesmo os acessórios entram na dança.
  3. Inicie a organização pela parte de baixo e para aquelas que não sabem, o vestido é considerado também roupas para parte de baixo. A conta é que você deve ter ao menos 5 partes de cima que possam combinar com uma parte de baixo.
  4. Defina quais são as combinações de cores adequadas para cada ocasião. Por exemplo, cores que oferecem maior contraste como o vermelho e o azul passam uma informação mais descontraída.
  5. Não se esqueça de fazer as roupas e os acessórios trabalharem em conjunto.

O que é o método Capsule Wardrobe

Uma excelente dica é montar vários looks e tirar fotos de cada um deles. Assim, fica muito mais fácil saber o que você vai usar na hora de se vestir. Pense em montar o seu Capsule Wardrobe para o ano todo e fique atenta: roupas de academia, de ficar em casa e pijamas podem ficar de fora da organização.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta