NadaFrágil.com.br

O que fazer antes de ter um bebê


Calila Galvão

Cada vez mais os futuros pais estão pensando muito bem antes de ter um filho. Tudo é decidido com antecedência, principalmente a condição financeira do casal, que precisa estar estável. Eles dividem não só as contas como também precisam planejar os horários que cada um pode abdicar em prol do novo membro da família.

É preciso também estar com o lado emocional em dias. Tem muitos casais que têm filhos apenas para manter o relacionado porque ele já está caindo na rotina, para ter alguém que cuide deles na velhice ou então porque está sofrendo uma grande pressão da família. Nenhum desses são bons motivos para se ter um filho, então é bom pensar bastante antes de tomar essa importante decisão.

Saiba quais são os principais cuidados que se deve ter durante a gravidez.

Aproveite a vida

O que fazer antes de ter um bebê

Tenha a certeza de que você aproveitou bastante a sua vida antes de ter um filho. Viaje bastante, vá a festas com os amigos, namore muito e alcance alguns objetivos como passar num concurso público ou entrar na faculdade. Não significa que você não conseguirá fazer essas coisas depois que a criança nascer, mas vai ficar muito mais difícil.

Faça algumas perguntas para si

O que fazer antes de ter um bebê

Você precisa ter certeza se quer engravidar só porque o seu marido quer ou porque você quer. Os dois devem estar de comum acordo. Pense em como você vai conciliar o seu trabalho com o tempo para a criança e se o pai e a mãe tiverem religiões diferentes em qual delas o filho será criado. Veja também se os dois estão dispostos a abrir mão do conforto das noites de sono que serão perdidas por várias vezes.

Condições financeiras

O que fazer antes de ter um bebê

Esse é um dos fatores que mais influencia na decisão de gerar um filho. É preciso sentar e colocar na ponta do lápis todos os gastos que terão durante a gestação como exames, plano de saúde, enxoval para o bebê e móveis como berço, trocador e armário. Além disso é preciso montar uma reserva para imprevistos como medicamentos e algumas patologias que podem acometer à gestante.

Aprenda a economizar dinheiro com essas dicas.

Veja o espaço físico

O que fazer antes de ter um bebê

Essa história de que a criança pode ficar no quarto dos pais com certeza não é saudável. Se você está pensando em se desfazer do escritório para construir o quarto do filho já pensou onde vai trabalhar? É preciso fazer todos os ajustes necessários antes de tomar essa decisão para que nenhum dos lados saia prejudicado.

Veja mais ideias de como montar o quarto do bebê.

Procure cuidar de si mesma

O que fazer antes de ter um bebê

Existem muitas mulheres que tomam a gravidez como uma desculpa para se descuidar e o pior, para comer muito mais do que realmente precisa. O ganho de peso normal é de 1 kg por mês, mais do que isso pode provocar doenças sérias como eclâmpsia. Fazer exercícios físicos é permitido e um dever das futuras mamães.

É preciso ter a cabeça boa porque podem surgir momentos de depressão já que o corpo da mulher muda bastante conforme os meses vão passando e a autoestima pode ficar em risco. Ter acompanhamento psicológico também pode ser necessário nesses casos.

Como anda o relacionamento?

O que fazer antes de ter um bebê

Muitos casais acabam com a relação desgastada com o passar do tempo e o casamento já não tem aquele brilho e paixão de antes. Eles começam a pensar que falta algo em suas vidas e que o problema pode ser a falta de um filho. Esse é um motivo irresponsável para se ter uma criança em casa. A melhor opção é procurar resolver os problemas entre o casal até que tudo fique bem e decidam se querem continuar juntos ou não por seus próprios sentimentos.

Veja como os pais podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos.

 

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *