NadaFrágil.com.br

Conhela Os Benefícios Do Chá


Calila Galvão

O inverno está chegando e as bebidas quentes têm o seu lugar nessa estação. Nada melhor do que tomar um chá quentinho debaixo dos cobertores com os pés enfiados nas meias. Mas, além de ser uma bebida deliciosa, ela também pode oferecer inúmeras vantagens para a nossa saúde e ajuda a melhorar o funcionamento de todos os sistemas do corpo.

Os benefícios do chá

Porém, de nada vai adiantar tomar litros de chá se você não conhece a maneira certa de preparar a bebida. Duas colheres de sopa para 1 litro de água é mais do que o suficiente e nada de colocar as folhas para ferver junto com a água, isso retira as propriedades da planta. O ideal é desligar o fogo assim que a água começar a ferver, acrescentar as folhas e abafar com um pano ou com uma tampa. Tudo muito simples, rápido e prático de fazer. Veja abaixo os benefícios que os chás podem trazer.

Erva cidreira ou capim cidreira

Os benefícios do chá

Para quem costuma sentir azia ou queimação ou algum outro problema na hora da digestão, a erva cidreira é uma excelente pedida. Ela alivia as gases e deve ser ingerida logo após as principais refeições do dia. O ideal é não exagerar no prato para não ficar com o estômago cheio por muito tempo. Essa planta também pode fazer o papel de um calmante natural.

Veja também o nosso artigo especial sobre os melhores chás para emagrecer.

Chá de camomila

Os benefícios do chá

Muita gente já conhece os efeitos calmantes que a camomila pode oferecer. Ela é excelente para aliviar a ansiedade e o estresse e pode ser utilizada para diminuir as dores de cabeça, até as mais crônicas como a enxaqueca. Outro momento bom para consumi-la é quando as mulheres estão com TPM ou então que sintam dificuldades para dormir.

Hortelã e Erva Doce

Os benefícios do chá

Outra planta excelente para aliviar os problemas digestivos como gases e azia é a hortelã. Ela também é bastante utilizada como antiparasita e antifúngica. Ajuda a combater bactérias e por isso, é usada com frequência em medicamentos naturais ou industrializados para resfriados e infecções na garganta. Já a erva doce, também ajuda nos problemas da má digestão e ainda possui efeito calmante.

Chá de Alecrim

Os benefícios do chá

Esse aí é quase um faz tudo, pois possui inúmeros benefícios. Ele possui ação digestiva ainda melhor do que a hortelã, ajuda a perder peso pois fornece sensação de saciedade. É antiespasmódica e anti-inflamatória e é excelente para ajudar a reduzir as dores de cólicas intestinal e menstrual (outro chá que ajuda com as cólicas, é o de alfazema). Também possui ação antifúngica e antioxidante.

Chá Mate

Os benefícios dos chás

Muito utilizado por pessoas que querem emagrecer, pois favorecem a queima acelerada de gorduras acelerando o metabolismo. Ele contém cafeína e por isso, deve ser evitado por portadores da hipertensão arterial ou por aqueles que possuam algum problema cardíaco como a arritmia. Outros indivíduos que também devem evitá-lo são os portadores de gastrite, pois a erva mate irrita as paredes do estômago fazendo ele produzir mais suco gástrico.

Chá de Canela

Os benefícios dos chás

Ele melhora a circulação, diminui a vontade de comer doces (ajudando na perda de peso) e ainda por cima, é um ótimo aliado para o diabético, pois ajuda a controlar a glicemia no sangue. Essa especiaria também é rica em antioxidantes, o que ajuda a reduzir a quantidade de radicais livres circulantes do organismo e retarda o envelhecimento e ajuda até, a prevenir o câncer.

Chá Verde

Os benefícios dos chás

Os benefícios desse chá são muito conhecidos, principalmente entre aqueles que estão lutando contra a balança. Sua ação termogênica faz desse chá um dos mais procurados nas lojas de produtos naturais e também possui ação antioxidante. Mas, é preciso tomar cuidado com o consumo excessivo, principalmente por aqueles que possuem hipertensão arterial ou alguma doença cardíaca, já que essa folha contém grande quantidade de cafeína.

Chá de Hibisco

Os benefícios dos chás

Ajuda no controle do colesterol e é diurético, ajudando a remover as toxinas do organismo. Também reduz a gordura que se acumula nas paredes dos vasos que forma as placas de ateromas e portanto, pode ser uma excelente opção para os hipertensos. Essse chá pode ser tomado sem medo, pois quase não possui cafeína.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta