NadaFrágil.com.br

Os benefícios do barbatimão para sua saúde!


Fabíola Cunha

Já ouviu falar nos benefícios do barbatimão? Ela é uma planta medicinal que tem propriedades muito úteis no dia a dia.

De diversas formas, ela pode ser usada para a cicatrização de feridas com hemorragia, queimaduras, edemas (inchaços) e hematomas.

benefícios do barbatimão

Com o nome científico Stryphnodendron barbatimam Mart, essa planta também pode ser útil para tratar dores de garganta.

O nome da planta teve origem numa expressão indígena que significa “a árvore que aperta”, em virtude de suas propriedades adstringentes.

Além disso, é um excelente tratamento para úlceras e surtos de HPV (com feridas).

Como se deve preparar o barbatimão?

benefícios do barbatimão

O chá de barbatimão é feito com as cascas da planta. Mesmo que sejam secas, as cascas devem ser lavadas. Com 20g delas, é possível preparar 1 litro de chá.

Depois de ferver por 10 minutos, deve-se deixar a mistura descansar por 5 minutos antes de coar para o consumo. Uma xícara 3 a 4 vezes por dia é o indicado.

Ele também pode ser usado para fazer banho de assento. Ele pode ser auxiliar no tratamento de infecções urinárias, irritações do canal vaginal e até hemorroidas.

Quais são os benefícios do barbatimão?

benefícios do barbatimão

O barbatimão tem uma série de aplicações como o tratamento de doenças e infecções na pele. Nessa categoria estão queimaduras, cortes e abrasões, hematomas e edemas na pele.

A erva tem ação cicatrizante sobre a pele e mucosas (ajuda com dores de garganta também). Sua ação é anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana e analgésica.

Também atua como antioxidante, anti-hipertensivo, antiparasitário, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante.

A planta é tão rica que também é usada para a produção de sabão, substituindo a soda cáustica. Também é usada no curtume de couro, utilizando-se os taninos da casca.

Há contraindicações para o consumo?

Mulheres grávidas e que amamentam, pessoas com câncer de estômago ou úlceras em estado grave não devem consumir o produto.

Não é recomendado o uso contínuo e prolongado do chá, pois o mesmo pode gerar uma toxicidade e efeitos colaterais indesejados.

Quer saber mais sobre chás benéficos? Confira nossa matéria e conheça os benefícios do chá de hibisco.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *