NadaFrágil.com.br

Os benefícios do colágeno são realmente comprovados?


Fabíola Cunha

Os benefícios do colágeno são propagados como milagrosos. Mas será que há provas de que essa substância realmente deixa a pele mais bonita. E nas articulações, ele realmente beneficia?

O colágeno, que é encontrado nos ossos, cartilagem e pele de animais (incluindo vacas, frango e peixe) tem ganho cada vez mais popularidade. Ele é vendido em forma de pó e está presente em barras de proteína, doces e bebidas.

benefícios do colágeno

Mas consumir produtos à base de colágeno realmente faz diferença? O colágeno não é encontrado apenas em animais, o corpo humano também o produz. De fato, ele é a proteína estrutural mais abundante no corpo humano.

Ele é o componente principal do tecido conjuntivo. Está presente em nossos ossos, tendões, ligamentos, cabelo, pele, órgãos, músculos e veias. Nosso corpo fabrica colágeno a partir de aminoácidos, que consumimos em alimentos ricos em proteínas.

benefícios do colágeno

Pesquisas mostram que outros nutrientes estão envolvidos com a produção de colágeno, como cobre e vitaminas A e C. Pigmentos de plantas chamados antocianidinas também contém colágeno. Esses pigmentos são encontrados em alimentos com coloração vermelha, roxa e azul.

Conforme o corpo envelhece, ele produz menos colágeno. Daí surgem as rugas flacidez e enfraquecimento das juntas.

Alguns maus hábitos também interferem na produção de colágeno. Fumo, álcool e exposição ao sol são prejudiciais nesse sentido.

Mas se o corpo produz colágeno, é útil consumi-lo? A resposta não é tão óbvia e simples. Alguns especialistas dizem que quando você ingere colágeno, ele é absorvido como um aminoácido.

Em outras palavras, ingerir colágeno não é diferente de ingerir alimentos ricos em proteínas. Porém, sem muitas pesquisas sobre os benefícios do colágeno, o processo de ingestão e absorção não é conhecido por completo.

benefícios do colágeno

O que a ciência diz sobre os benefícios do colágeno?

Em um estudo de 2014, o efeito do colágeno hidrolisado foi analisado na pele de mulheres. entre idades de 35 a 65 anos, 69 mulheres participaram do estudo.

Um grupo tomou o suplemento uma vez por dia por 8 semanas. O segundo grupo tomou um placebo. As mulheres do grupo que ingeriu o colágeno exibiu muitas melhoras na comparação com o segundo grupo.

Um mês depois do fim do estudo, os efeitos ainda eram bem melhores em mulheres mais velhas. Quanto à hidratação da pele, não houve diferenças significativas. Um outro estudo focalizou os benefícios para dores nas juntas.

benefícios do colágeno

Com 147 atletas homens e mulheres, o estudo durou 24 semanas e usou colágeno hidrolisado. O grupo que consumiu a substância registrou menos dor. As situações avaliadas foram: em repouso, andando, levantando, em pé e carregando objetos.

Apesar dos resultados positivos, é difícil saber se a ingestão traz todos os benefícios do colágeno como as embalagens dizem.

É possível, no entanto, estimular a produção de colágeno com alguns tratamentos. Leia mais sobre o assunto em nossa matéria sobre microagulhamento: perfuração com agulhas rejuvenesce?

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *