NadaFrágil.com.br

Os prós e contras de arrumar a cama


Fabíola Cunha

Lençol, colcha, edredon, cobertor, manta, cobreleito… são muitos os itens que compõem uma cama e que, obviamente, ao levantarmos pela manhã, tem que ser cuidadosamente recolocados no local, durante a arrumação. Mas será que isso é necessário mesmo? Se você acha arrumar a cama uma perda de tempo e sempre foi criticada e chamada de preguiçosa por deixar tudo do mesmo jeito quando acorda, saiba que a ciência te apoia!

cama

Um estudo da Universidade de Kingston, no Reino Unido, mostrou que ao sair da cama e deixá-la descoberta, a umidade natural produzida pelo corpo (mesmo em noite frias) evapora com mais facilidade, o que diminui a proliferação de ácaros, fungos e demais microorganismos que são, no mínimo, nojentos.

Ácaros são grandes responsáveis pelas alergias e, como não são visíveis a olho nu, parecem que nem estão ali, não é? Pois cerca de 1,5 milhão deles podem viver sobre a cama, escondidos sob os belos itens de enxoval que abafam o lençol e colchão, dando a eles chance de proliferar na escura umidade.

Confira também nosso artigo sobre simpatias para arrumar namorados.

cama

Dicas para manter a higiene da cama

Mas é claro, não é necessário deixar a cama desarrumada o dia todo. Atrase a organização algumas horas, deixando o colchão descoberto, respirando. Se você deixar o dia todo, todos os dias, o que vai acontecer é o efeito contrário: os lençóis ficarão cobertos de poeira e, se você tem animais dentro de casa, acabará atraindo-os para cima da cama, onde depois vai dormir.

cama

E se você tem o hábito de comer na cama, mais um alerta: migalhas, mesmo quase invisíveis, vão atrair ainda mais microorganismos para cima dos lençóis, tornando o local onde você descansa um verdadeiro zoológico de germes e bactérias. E nem pense em deixar a roupa de cama eternamente sem lavar: os itens devem ser lavados e trocados uma vez por semana. Aproveite para deixar o colchão respirar no período em que estiver lavando a roupa.

cama

Você também pode usar o aspirador para limpar o travesseiro, que não deve nunca ser lavado (mas deve ser trocado a cada dois anos). Edredons devem ser lavados em dias bem quentes, secados sob o sol por dias e guardados dentro de sacos de tecido, não de plástico, pois eles ficam abafados e acabam pegando cheiro.

Veja mais dicas sobre limpeza e faxina da casa!

Gostou das dicas sobre como manter a cama limpa e livre de microorganismos? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Os prós e contras de arrumar a cama”

  1. joao disse:

    Ola´precisando de uma empresa séria e de confiança para lavar seu sofá indico uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *