NadaFrágil.com.br

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas


Leticia Moraes

Embora muitos não a conheçam por seu nome técnico, Alopecia difusa, a redução parcial ou total do cabelo e de pelos em geral em uma determinada área do corpo desespera a uma incontável quantidade de pessoas, de todos os gêneros e idades. Afinal, a simples queda de um fio ou de vários deles sempre chama a nossa atenção e isso pode acontecer em qualquer fase da vida, sendo desencadeada por vários fatores, podendo até mesmo ter uma evolução progressiva (principalmente no caso dos homens, que se tornam calvos). Felizmente, a alopecia pode ser solucionada ou controlada com tratamento médicos.

pantogar para cabelos e unhas

Entre os tratamentos modernos, está o pantogar, que vem sendo bastante usado para promover o crescimento e o fortalecimento de unhas, ou seja, ele trata a Alopecia difusa, que são as alterações degenerativas na estrutura capilar (cabelo desnutrido, fragilizado, fino, quebradiço, com pouca elasticidade, sem brilho e cor), cabelos danificados pela luz solar e a radiação UV, prevenção de cabelos embranquecidos, além de regular o crescimento das unhas (unhas quebradiças, rachadas e pouca elasticidade).

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

No entanto, o tratamento com o pantogar não está indicado para a alopecia cicatricial (resultante de algum dano ou destruição dos folículos pilossebáceos, que já não podem mais produzir pelo e são substituídos por cicatrizes) ou androgenética (queda de cabelos de causa genética, também chamada de calvície masculina). Nesses casos, o produto poderá ser usado como coadjuvante para fortalecer o cabelo que resta no couro cabeludo.

O pantogar é um agente terapêutico que proporciona elementos fortalecedores do cabelo e das unhas, como o cálcio do D-Pantotenato, o aminoácido l-cistina, bem como a substância proteica da queratina, que é o mais importante constituinte do cabelo e Vitamina B1 (tiamina). O medicamento é produzido pelas empresas suíça Cimex e a alemã Merz Pharmaceuticals GmbH, tornando-se um grande sucesso na Europa e Ásia e sua venda só pode ser feita sob prescrição médica.

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

De administração exclusivamente oral, o produto é receita para gerar efeitos benéficos e melhoria no crescimento do cabelo, fortalecendo sua estrutura, aumentando a resistência dos fios aos danos mecânicos e químicos, bem como aqueles causados pela luz solar. Ele também é recomendado para fortificar e estimular o crescimento das unhas, tornam-nas menos frágeis e aumentando sua elasticidade e estabilidade.

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

Composição farmacêutica do Pantogar

O medicamento é produzido e vendido em forma de cápsulas, com a seguinte composição:
Vitamina B1 (tiamina) 60 mg
Calcio D pantotenato 60 mg
Levadura medicinal (Saccharomyces cerevisiae) 100 mg
L-cistina 20 mg
Queratina 20 mg
Ácido para-aminobenzoico 20 mg

Ou seja, os ingredientes ativos do produto pertencem aos grupos terapêuticos: vitaminas, suplementos nutricionais, aminoácidos e proteínas. As vitaminas mononitrate tiamina, o D-pantotenato de cálcio e as vitaminas contidas na levedura do medicamento são essenciais para as funções fisiológicas do metabolismo, e uma ingestão inadequada leva a sintomas de deficiência.

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

Vitamina B1 – Além de ser responsável pela circulação adequada do sangue e dar brilho a pele, esta vitamina exerce grande importância no combate à queda do cabelo, retardando seu envelhecimento, ao mesmo tempo em que fortalece o seu crescimento.
Distúrbios da pele, como dermatite, caspa, lábios e pele ressequidos, cabelos grisalhos e crescimento pobre do cabelo, podem revelar alguma deficiência dessa vitamina. Outros transtornos comuns são rugas prematuras, acne, erupções cutâneas, rompimento de unha e irritação da pele.

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

D-pantotenato de Cálcio – O seu papel consiste na contribuição da formação de proteínas e no metabolismo do ferro e das vitaminas essenciais para o crescimento do cabelo, por isso a falta do mesmo origina um cabelo quebradiço e frágil.

L-cistina – aminoácido presente no cabelo com capacidade de formar redes que ajudam a aumentar a rigidez, acelera o crescimento e a resistência do tecido capilar. A carência de l-cistina provoca fios quebradiços, frágeis e com queda.

Ácido p-aminobenzóico (conhecido por sua abreviatura PABA). O ácido para-aminobenzóico (PABA) protege os folículos pilosos e ajuda a prevenir a queda de cabelo. Também é recomendado para recuperar a cor ao cabelo acinzentado pela carência do acido ou de outras vitaminas do complexo B.

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

A queratina, por sua vez, é o principal componente do cabelo e unhas e, junto com l-cistina e o ácido para-aminobenzóico, é uma substância fortificante.

Uma novidade bastante positiva é que já existe no mercado o pantogar genérico e também em farmácia de manipulação, o que torna o tratamento mais econômico.

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

Contra indicações e efeitos adversos

Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula do medicamento
Gravidez e amamentação. (Não se deve administre nestes períodos)
Hipercalciúria, hipercalcemia, insuficiência renal ou hepática
Alterações cardíacas graves
Gastrites e úlceras pépticas.

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

Sempre se recomenda observar se o medicamento provoca algum efeito adverso, como a intolerância a seus princípios, que pode provocar ondas de calor, pulso rápido, reações na pele como o prurido e urticária. E ainda possíveis problemas de dor abdominal, náuseas, flatulência e acidez gastrointestinal.

Por ser um medicamento de prescrição médica, a pessoa deverá consultar-se com seu médico dermatologista antes de iniciar o tratamento. Em geral, o pantogar é receitado três capsulas por dia, para adultos, devendo ser ingerido durante as principais refeições, com ajuda de líquido, sem mastigá-lo.

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

O tratamento dura em média de três a seis meses, uma que a formação do cabelo é um processo lento, mas quando necessário, pode-se continuar ou repeti-lo, sempre sob a orientação médica.

Obviamente que em casos de persistência dos sintomas, deve-se consultar o médico imediatamente.

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

Interações do Pantogar com outros tratamentos

Para quem está em tratamentos com medicamento que contenham sulfonamida deve consultar o médico dermatologista antes de iniciar o tratamento capilar com pantogar. As sulfonamidas atuam como um substrato falso e impedem a absorção de ácido p-aminobenzóico, inibindo a síntese de ácido fólico.

Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas

Elementos com a neomicina, colchicina, ácido p-aminosalicílico, ácido ascórbico e o álcool diminuem a absorção da vitamina B1.

O pantogar para tratamento de queda e enfraquecimento de cabelo e das unhas vem ganhando muitos adeptos também por sua condição de ser um produto livre de efeitos de mutação celular, cancerígenos ou de infertilidade.

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Pantogar para crescimento dos cabelos e unhas”

  1. Carlota disse:

    Gostaria de saber se o pantogar causa acbe!Seria possível respondee no meu e Mail?obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *