NadaFrágil.com.br

Passar roupa sem sofrimento: veja alguns truques!


Fabíola Cunha

É muito difícil encontrar alguém que goste de passar roupa, como a moça da imagem abaixo. Muito comum é ver essa tarefa doméstica na lista das mais chatas do cotidiano. Ainda mais no inverno, quando as peças usadas são mais pesadas e volumosas. Haja paciência!

passar roupa

Mas já que é impossível fugir às obrigações, veja algumas maneiras de facilitar o processo:

Lavagem

lavar roupa

Não sobrecarregue a máquina de lavar para economizar água, isso vai deixar as roupas sem espaço para girar e causar mais rugas. E também não exagere no sabão na tentativa de limpá-las com maior eficiência: use a quantidade indicada pelo fabricante ou você pode acabar com peças “duras” de tanto sabão!

No varal

passar roupa

Dê uma boa sacudida nas peças ao tirá-las da máquina de lavar, isso solta o tecido e diminui a quantidade de vincos e rugas. Camisas e casacos mais estruturados podem ser colocados em cabides no varal. Cuidado também com os prendedores, se possível deixe as roupas secarem sem eles, para evitar marcas (e manchas, no caso dos de madeira que podem embolorar).

passar roupa

Produtos para facilitar

Na maior parte, produtos vendidos em supermercado vêm em spray para “amolecer” e desfazer os amassados. Use a quantia recomendada pelo fabricante para não correr o risco de estragar o tecido ou manchá-lo (além de evitar alergias ao vestir a roupa). E os preparados caseiros devem ser testados antes, pelo mesmo motivo.

Separe as roupas

passar roupa

Separe as peças que serão passadas de acordo com a temperatura que será necessária. Sedas e tecidos sintéticos precisam ser passados em temperatura baixa ou média, enquanto algodão e linho precisam do ferro mais quente. Comece com as mais delicadas e termine com as mais grossas.

Cuidado com os movimentos

passar roupa

Nunca passe as roupas com movimentos circulares, o que pode danificar o tecido. Use movimentos verticais e horizontais, o que elimina rugas. Deixe o vapor do ferro atingir as áreas mais enrugadas antes de pressioná-las.

Proteja as peças mais delicadas

passar roupa

Use um lenço limpo sobre tecidos de peças delicadas e vire as peças do avesso para evitar manchas. Passe as pregas começando da parte mais apertada da prega para a parte mais aberta. Lance vapor antes para definir as pregas.

Descanso

Deixe as roupas esfriarem depois de passadas, para evitar que ao guardá-las as partes umedecidas pelo vapor amassem novamente.

passar roupa

Gostou das dicas? O que você faz para facilitar essa tarefa no dia-a-dia? Já pensou que muito do trabalho doméstico poderia ser facilitado comprando roupas de forma consciente?

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta