NadaFrágil.com.br

Passo a Passo – Como passar Chapinha no Próprio Cabelo


Li Arruda

Quem gosta de manter os cabelos sempre lisos encontra inúmeras maneiras de fazer isso, entre elas a escova progressiva e o alisamento. Mas para os cabelos que não podem receber química, os dois instrumentos mais eficientes são o secador e a chapinha.

O problema é que nem toda mulher pode se dar ao luxo de ir ao salão de beleza no mínimo três vezes por semana para lavar e pranchar as madeixas, então a única saída é aprender a cuidar dos fios sozinha e em casa.

Se você ainda não consegue passar a chapinha nos próprios cabelos, e por isso depende da boa vontade das irmãs ou amigas, sorria! Seus problemas acabam hoje.

Chapinha

Siga este passo a passo simples e seja feliz com os seus cabelos lisos.

Lave bem os cabelos

Para evitar cabelos sujos, oleosos e com caspa, nem pense em lavá-los apenas uma vez por semana! O correto é lavá-los pelo menos três vezes. Você pode estipular as lavagens para os dias em que frequentar a academia ou fizer caminhada.

Lavando os cabelos

Xampu – Use um xampu apropriado o seu tipo de cabelo (colorido, oleoso, seco), e se puder, tenha dois tipos de xampu em casa e vá intercalando, um dia use um, e no dia seguinte use o outro. Isso pode evitar que os seus cabelos se acostumem com o produto.

É bom usar um xampu anti-resíduos a cada 15 dias para fazer uma limpeza mais profunda nos fios e no couro cabeludo.

Condicionador e Creme de Hidratação – O uso de um bom condicionador é indispensável para quem expõe os cabelos ao calor do secador e da chapinha com frequência, pois ele sela as cutículas e hidrata os fios.

Também é bom aplicar um creme de hidratação (de preferência com cápsulas de tratamento de choque) nos cabelos a cada 15 dias. Esse procedimento deixará os fios fortalecidos e hidratados, já que a chapinha resseca e danifica os cabelos. Use touca plástica ou térmica para potencializar a ação dos cremes.

Use Protetor TérmicoChapinha

No mercado, podemos encontrar uma grande variedade de produtos defrizzantes (redutores de frizz) que servem não apenas para facilitar a modelagem dos cabelos, mas principalmente para condicionar e proteger os fios do calor excessivo causado por secadores e chapinhas.

Em geral, esses produtos, que podem ser vendidos como spray ou creme, possuem uma fórmula específica que é ativada pelo calor. Quando o produto é aplicado nos cabelos e em seguida é usado o secador, uma espécie de película se forma e envolve o fio, protegendo-o das agressões.

Passo a Passo – Como passar a chapinha

Primeiro lave os cabelos com xampu e condicionador;

Seque o cabelo com uma toalha até que ele fique apenas úmido;

Coloque uma pequena quantidade de defrizzante (protetor térmico) na palma da mão e em seguida espalhe por todo o cabelo, principalmente nas pontas (evite passar na raiz);

Desembarace os cabelos com um pente ou escova, e seque-os com um secador. Não é necessário escová-lo (a menos que queira reduzir ainda mais o volume dos cabelos). Basta direcionar o jato de ar quente sobre os fios (mantendo uma distância de pelo menos três dedos) e ir secando todo o cabelo da raiz às pontas. Dependendo do volume e comprimento do cabelo, esse processo de secagem dura em média 10 minutos. Se preferir, após a aplicação do defrizzante, deixe que os cabelos sequem naturalmente.
Com os fios completamente limpos e secos, é hora de iniciar a chapinha:

Cabelo dividido ao meio1 – Divida os cabelos ao meio (igual à Chiquinha, do Chaves);

2 – Prenda o lado esquerdo, e comece o processo pelo lado direiro;

3 – No lado direito, separe uma mecha, começando de baixo (próximo à nuca), e prenda o restante;

4 – Passe a chapinha nessa mecha até que ela fique lisa (aproximadamente de três a cinco vezes);

5 – Pegue outra mecha, acima da mecha anterior e repita o processo;

6 – Vá passando a chapinha mecha por mecha do lado direito, de baixo para cima, até chegar à parte superior da cabeça;

7 – Quando concluir o lado direito, passe para o lado esquerdo e faça o mesmo processo.

8 – Se tiver franja, pode deixá-la por último. Quando todo o cabelo estiver liso, veja se é necessário fazer algum retoque em partes que não ficaram completamente lisas, e pronto.

A primeira vez pode parecer difícil, mas com a prática, logo logo esse processo se tornará muito prático e rápido de fazer.

Reparador de pontasFinalize com um Reparador de Pontas

O reparador de pontas é um óleo cuja fórmula pode conter cacau, queratina, silicone, entre outros, que servem para fortalecer e hidratar os cabelos.

A principal função do reparador é diminuir o frizz causado pelo calor e selar as cutículas dos fios após os processos de escova e chapinha.

Se o seu cabelo é oleoso, você pode optar por passar o reparador apenas nas pontas do cabelo.

Não exagere no uso de secador e chapinha

Apesar de deixarem os cabelos lisos e sem volume, esses processos danificam os fios. Mesmo tratando os cabelos antes e depois do uso da chapinha, é bom não exagerar.

Dê uma folga para as suas madeixas. Deixe que elas respirem e fiquem naturais por alguns dias.

Facebook NadaFrágil.com.br

6 respostas para “Passo a Passo – Como passar Chapinha no Próprio Cabelo”

  1. Fernanda disse:

    Perfeitooo demais …

  2. Margarida Pessotti disse:

    olá, para potencializar o liso, a cada mexa uso um pente bem fininho, comece na raiz e vá passando a prancha sem soltar o pente com a outra mão indo até o fim da mecha, você verá que não precisa passar 5 ou 6 vezes, 2 vezes é o suficiente e seu cabelo ficará super liso.

  3. Carlini disse:

    Adorei o que li! Muito bom!

  4. MILENE disse:

    que lindo ameiiiiiiiii muito bom

Deixe uma resposta

Facebook NadaFrágil.com.br Twitter @Nada_Fragil

Enquetes

Qual qualidade o homem perfeito não pode deixar de ter?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...


Melhores Dicas

Por que Nada Frágil?

Resolvemos por o nome Nada Frágil no site pois nosso objetivo é fazer um site para você, Mulher Moderna, que assim como nós acredita que essa história de Sexo Frágil é coisa do passado.

Se você é uma mulher antenada, ligada em moda, que gosta de se cuidar e deseja saber mais sobre relacionamentos, maquiagem, decoração, etc... Você está no lugar certo.

Nosso lema é:
Sexo Frágil é a Vovozinha...