NadaFrágil.com.br

Pele seca no inverno: como evitar?


Fabíola Cunha

Pele seca no inverno? Parece contraditório que no frio a pele perca água, mas é justamente isso o que acontece nessa estação geralmente sem chuvas e com ventos fortes.

E o rosto é a parte do corpo que mais mostra sinais de ressecamento. O que acontece é que no calor a pele do rosto fica mais úmida e lubrificada devido ao suor e também à umidade relativa do ar, que geralmente é mais alta no verão, por exemplo.

No inverno, o contrário acontece. O ar seco exterior “rouba” água da nossa pele, e como o rosto passa o dia todo exposto…o estrago está feito.

pele seca machucada

Temperatura e sabonete

Os cuidados com a pele começam desde o banho: uma das grandes vilãs do ressecamento é a água quente. Evite o quanto puder. Se não conseguir, reserve água mais fresca para lavar o rosto, pelo menos.

Mas o sabonete usado para lavar o rosto também deve ser específico para esta época do ano. Sabonetes em barra tem pH alcalino, ou seja, são adstringentes e não ajudam a manter a pele hidratada. Isso acontece devido à formulação do produto para que sua consistência seja sólida. Por isso dê preferência ao sabonete líquido, que tem pH mais neutro.

Lavando o rosto com pele seca

Loções especiais

Uma alternativa são as loções de limpeza específicas para o rosto, que são feitas com substâncias de pH ideal, hipoalergênicas e sem abrasão. Ou seja, limpam sem atacar ainda mais a pele sensibilidade do rosto. Você pode tomar o banho normalmente e depois, com a água fria da torneira da pia, fazer a limpeza do rosto apenas.

Loções de limpeza para pele seca

Proteção hidratante

Depois da higienização, vem a hidratação. No mercado há produtos para todos os tipos de pele, das oleosas e acnéicas até as secas e com tendência às rugas. Atualmente, há hidratantes com fator de proteção solar e também o contrário: protetores solares que cuidam e suavizam os efeitos do ar seco na pele. Tudo é uma questão de procurar com paciência!

Hidratantes e protetores para pele seca

Saiba o que não pode faltar em sua necessaire durante o inverno.

É claro, a hidratação também vem de dentro para fora. Tome muito líquido diariamente, de preferência 2 litros de água, além de sucos e chás. Tudo isso vai contribuir para a saúde do seu rosto e mantê-lo saudável e vibrante durante os dias frios.

E o restante do corpo? Veja como cuidar bem da pele do corpo durante o inverno.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta