NadaFrágil.com.br

Pesquisa sugere que sorrir envelhece, mas quem liga?


Fabíola Cunha

Um novo estudo sugere que sorrir envelhece. Se comerciais de pasta dental e batons são confiáveis, um grande sorriso deveria fazer você parecer mais atraente e jovial, não?

Um largo sorriso pode acrescentar anos a aparência das pessoas, segundo a publicação publicada na revista Psychonomic Bulletin and Review.

sorrir envelhece

Cientistas pediram aos voluntários para opinar sobre as idades das pessoas nas fotografias mostradas em uma tela.

Eram mulheres e homens sorrindo, com expressões neutras ou surpresas. Os pesquisadores queriam saber se pessoas sorridentes eram vistas como mais jovens do que realmente eram.

O sorriso é associado com felicidade, valores positivos e jovialidade. Mas o que aconteceu foi o contrário.

Na média, os participantes disseram que as pessoas sorrindo eram dois anos mais velhas do que os indivíduos mostrados com uma expressão neutra.

sorrir envelhece

Eles classificaram as pessoas com expressões de surpresa como as mais jovens de todas.

Os pesquisadores acreditam que o sorriso acaba atraindo atenção para rugas perto dos olhos, enquanto um olhar de surpresa deixa o rosto mais “esticado”.

Sorrir envelhece? Mas quem liga?

Antes de mudar sua foto de perfil nas redes sociais, lembre-se: é só um estudo. De fato, um outro estudo, de 2012, mostrou que pessoas tendem a diminuir a idade de pessoas sorridentes. Isso na comparação com expressões neutras.

Os próprios pesquisadores dizem que a diferença não deve assustar nem levar ninguém a sorrir menos. Afinal são apenas dois anos a mais.

sorrir envelhece

O sorriso ainda é uma forma de demonstrar ser amigável, alegre e aberto a uma conversa ou amizade.

No mesmo estudo, uma pergunta foi feita aos participantes: o que achavam sobre o efeito da expressão facial na percepção da idade. De 40 pessoas, 33 disseram que acreditam que as pessoas parecem mais jovens.

Apenas um participante disse que deixa as pessoas mais velhas e seis disseram que não veem efeito.

sorrir envelhece

Segundo os pesquisadores, isso indica que os participantes do experimento não perceberam a contradição. O que disseram ao ver as fotos não condiz com o que acreditam.

Sorrir é bom, mas sorrir com saúde é melhor ainda! Leia nossa matéria e conheça meios naturais para manter a saúde dos dentes!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *