NadaFrágil.com.br

Como pintar móveis antigos


Eliana Lee

Nos últimos anos, a sustentabilidade tem tomado conta de vários âmbitos da nossa vida. Cuidar da natureza tem se tornado uma prioridade tanto para grandes empresas quanto para pessoas comuns. A consciência de proteção e reutilização de materiais tomou novo fôlego e é muito legal fazer parte da galera amiga da natureza, certo?

Jogar fora o que pode ser reformado, por exemplo, está super fora de moda. Claro que ninguém precisa guardar mobília velha que não esteja com um visual bonito. Mas móveis de madeira de boa qualidade, que ainda estão em boas condições de utilização podem ganhar vida nova e lugar de destaque na sua casa. Outra vantagem é poder personalizar o móvel e deixá-lo de acordo com seu estilo e personalidade.

Se você é novata na arte de reformar móveis antigos, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer peças lindas a partir das que você já tem em casa. Aproveite!

 Móveis pintados

1. Prepare o local e a peça

Separe um espaço em sua casa para fazer a reforma. Pode ser a varanda, a lavandeira ou até mesmo sua sala, desde que você proteja tudo ao redor. O ideal mesmo é fazer do lado de fora da casa, para evitar que o pó se acumule nos outros móveis ou você manche alguma coisa de tinta.

Forre o chão com jornais, tapetes finos velhos ou lençóis e leve a peça para o local. Retire todos os acessórios com uma chave de fenda. Retire alças, puxadores e outros detalhes. Guarde tudo junto a seus parafusos originais em um local seguro para não perder nada.

Limpe todo o móvel com um pano macio. O pano pode estar úmido (álcool e água são uma boa solução).

DICA EXTRA: Acesse o Grande Pexinxa (www.grandepexinxa.com.br), lá você pode comprar e vender seus móveis usados.

2. Lixe

LixarEssa é a fase mais “chata” para quem nunca fez esse tipo de trabalho, mas não é necessariamente complicada. Com um pedaço de lixa fina toda a parte exterior do móvel. Assim você vai prepará-lo para receber a tinta. Você também pode utilizar uma lixadeira elétrica, mas lembre-se de fazer o procedimento todo por igual, para que uma parte não fique mais desgastada do que a outra. Se houver alguma fissura ou buraquinho na peça, preencha com massa corrida e lixe novamente a superfície para que fique por igual.

Para não arranhar a peça, lixe a madeira na direção da madeira: você vai perceber que ela tem uma direção normal. Siga o mesmo sentido.

3. Retire o pó e limpe novamente

Após o processo anterior, limpe novamente a peça. Utilize um pano seco para retirar todo o pó. Uma dica é limpar com uma meia antiga, macia, sem fiapos soltos.

4. Comece a pintar!

Pintar Móveis

Passe a tinta com pincel achatado, sempre na mesma direção para que a pintura fique homogênea e bonita, além de aparentar um trabalho mais profissional. Você pode optar por pintar o móvel inteiro em uma cor básica e só depois aplicar sua cor escolhida; assim você corrige as imperfeições e prepara uma “base” para receber a cor mais forte.

Para um visual mais aprimorado, escolha uma tinta que ofereça acabamento brilhante. Além disso existem alguns vernizes que ajudam a proteger a cor da peça por mais tempo.

Aguarde 48 horas e reaplique a pintura se julgar necessário. As tintas acrílicas a base de água são as mais rápidas na hora de secar.

Você também pode inovar e restaurar o estofado (se não souber reaplicar o tecido, peça para um tapeceiro fazer essa parte) ou substituir gavetas antigas por cestos artesanais comprados previamente. Fica lindo!

Móveis Antigos Pintados

Após o processo completo e total secagem, coloque novamente os acessórios da peça. Não se esqueça de registrar o antes e o depois da peça para mostrar para os amigos seu trabalho artístico!

Facebook NadaFrágil.com.br

2 respostas para “Como pintar móveis antigos”

  1. Antônio Ribeiro disse:

    Achei muito interessante, belas dicas.gostaria que falasse mais dos estilo.tipo.contemporâneo, rústico, jovial,clássico,tropical.etc.

  2. Geomar disse:

    Ótimas dicas, trabalho com móveis rústicos e essas dicas são extremamente fantásticas para quem trabalha neste ramo…

Deixe uma resposta