NadaFrágil.com.br

Por que mulheres sentem mais frio?


Fabíola Cunha

Quando se mora em um país tropical, preocupar-se com o frio parece bobagem, mas o fato é que as mulheres acabam sendo muito mais sensíveis às mudanças de temperatura, principalmente às quedas bruscas e frentes frias.

Por isso, em escritórios com ar condicionado, as mulheres acabam sendo prejudicadas, pois sofrem mais com a baixa temperatura imposta artificialmente. Não é difícil encontrar funcionárias usando blusas e casacos em ambientes onde os homens estão de camiseta – reclamando do calor!

Veja abaixo algumas causas e soluções para a sensação de frio crônica!

Organismo das mulheres

frio

É uma questão fisiológica feminina. Mulheres conservam melhor o calor que os homens, pois têm organismos programados para manter o sangue fluindo para órgãos vitais como coração e cérebro. Mãos e pés acabam ficando sem calor, cronicamente frios. Um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, comprovou que embora a temperatura na região do abdomen e tórax femininos seja mais alta que as dos homens, as mãos e pés têm em média 2,8 graus a menos.

Baixo Índice de Massa Corporal (IMC)

frio

Com o IMC abaixo de 18,5 a falta de gordura corporal deixa o corpo à mercê das baixas temperaturas. Se o motivo for baixa ingestão de calorias, então o metabolismo é reduzido, e isso afeta a produção de calor também. Se há necessidade de ganhar um pouco de peso, a sugestão é fazê-lo com alimentos integrais, com foco nas proteínas, gorduras boas e carboidratos saudáveis.

Hipotireoidismo

frio

O mau funcionamento da tireóide pode causar sensação de frio constante, no caso do hipotireoidismo. A tireóide não secreta hormônios suficientes e, sem o nível correto, o metabolismo diminui, o que influencia para menos a produção de calor. Cabelo fino, pele seca e fadiga são outros sinais do problema. Se interessou pelo tema? Saiba como identificar problemas na tireóide!

Falta de ferro

frio

O frio crônico tem como causa também a falta de ferro. Esse mineral auxilia as células vermelhas do sangue a carregar oxigênio através do corpo, distribuindo calor e outros nutrientes.

Circulação sanguínea ruim

frio

Se suas mãos e pés estão sempre gelados, mas o resto do corpo está confortável, um problema circulatório pode estar atrapalhando a chegada de sangue nas extremidades. O coração pode não estar batendo de forma eficiente, ou um bloqueio nas artérias pode ser o culpado. O cigarro também tem papel nisso, pois o fumo contrai as veias, impedindo a circulação total do sangue.

Desidratação

frio

Como 60% do corpo humano é feito de água, o líquido auxilia na regulação da temperatura corporal. Se você está adequadamente hidratada, a água ajuda na manutenção do calor. Com menos água, o corpo fica sensível a temperaturas mais baixas e mais altas. A água também é importante para manter o metabolismo rápido.

Falta de Vitamina B12

frio

Esse nutriente é encontrado apenas em alimentos de origem animal. O corpo precisa da vitamina para fabricar células vermelhas, que carregam oxigênio através do sistema. A falta de B12 pode levar à anemia, que tem como um dos sintomas o frio crônico. Carnes magras, peixe e laticínios mantém os níveis altos.

Massa muscular

frio7

Os músculos ajudam a manter a temperatura corporal produzindo calor, portanto não ter músculos em dia contribui para a sensação de frio aumentada. Um organismo com massa muscular ideal também tem um metabolismo mais acelerado, o que contribui para a manutenção da temperatura corporal em níveis agradáveis.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta