NadaFrágil.com.br

Porque o diálogo é tão importante na relação


Eliana Lee

Um relacionamento de verdade não pode sobreviver sem uma boa comunicação entre os dois. Ser capaz de conversar de verdade, tanto sobre as grandes questões como também sobre as mais simples, do dia a dia, é primordial na vida a dois. Uma comunicação aberta e sincera é vital para qualquer relacionamento saudável.

Quando surge um problema no relacionamento e o casal evita conversar a respeito, a probabilidade de o problema se tonar pior, gerar dúvidas, ressentimentos e medo é muito grande. Conversar é, na maioria das vezes, solucionar parte do problema. Entretanto, muitos preferem se calar ao invés de tentar encontrar uma solução conversando.

Quando o relacionamento é novo, há quem prefira evitar conversar pelo fato de ainda não sentir que é o momento ideal para determinados assuntos. O perigo está em deixar para muito tempo depois e a relação minar. Já quem está há muito tempo juntos já deveria ter bem estabelecida a comunicação e evitar guardar para si situações, dúvidas e frustrações. E aí surge o medo de o outro não saber interpretar o porquê da falta de diálogo.

Diálogo casal

Se o problema tem a ver com intimidade e vida sexual, e você está evitando falar sobre isso, acredite: é essencial não esconder e tentar conversar o mais abertamente possível. Esse tipo de medo e preocupação é comum, e é apenas uma das razões pelas quais os casais não conversam entre si. E é exatamente por isso que mais precisam conversar.

Dica: Leia nosso artigo especial sobre sugestões de presentes para o namorado.

Diálogo: dicas para começar

Se vocês não estão acostumados a lidar com as questões que surgem conversando de maneira natural, o ideal é começar aos poucos, incluindo esse comportamento aos poucos na vida a dois, até ela fazer parte efetiva da relação. Algumas dicas podem ajudar:Casal

– Planeje e pense antes de falar, ao invés de apenas “deixar escapar” em um momento de discussão. Assim você evita o risco de ferir os sentimentos do outro, além de evitar mal-entendidos.

– Use mais “eu” e “nós” na hora de expor seus sentimentos, e evite colocar sempre a culpa no “você”. Não minta, obviamente, mas assuma sempre sua parcela de culpa e sua posição na relação: você é 50% dela!

– Escolha tempo e lugar para conversar. Evite, por exemplo, falar sobre assuntos sexuais quando estiverem na cama. Mantenha o quarto como sendo o lugar relaxante de vocês. E sexy. Ao invés disso, invista em uma saída ao ar livre para conversar.

– Sempre modere críticas com elogios. Intercale algo negativo com algo de bom. Busque o equilíbrio na hora de conversarem, sempre.

– Lidar com uma “bomba” de cada vez: divida as questões pendentes em partes negociáveis. Em vez de descarregar tudo de uma vez só, conversem e discutam sobre uma situação de cada vez.

Essas são dicas simples mas que podem fazer a diferença na relação de vocês. Lembre-se que sem uma boa base de diálogo, nenhum dos dois vai conseguir se abrir e conversar sobre qualquer assunto. Diálogo é fundamental, e você vai perceber a diferença que essa prática pode fazer por vocês. Boa sorte!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *