NadaFrágil.com.br

Prepare o seu Corpo para Fazer uma Dieta


Joyce Carla

dietaTomar a decisão de emagrecer é fácil, fazer o processo funcionar é a parte difícil. Quem nunca passou pelo drama do efeito sanfona? Ou sentiu que após algumas semanas fazendo dieta, o corpo parecia não querer emagrecer mais? Pois é verdade. A mudança de hábitos alimentares e de rotina de exercícios pode empolgar no início, mas, depois de um tempo, o corpo se cansa das restrições e começa a reter toda a gordura se preservando de um período de jejum. É nessa época em que a dieta parece não funcionar que acabamos nos rendendo a um docinho aqui, uma fatia de pizza ali, e a dieta vai por água abaixo.

De acordo com a nutróloga Liliane Oppermann (CRM-123314), é preciso preparar o organismo antes de começar uma dieta, já que as melhores são baseadas em muita fibra com pouca caloria. “Para a dieta funcionar, é preciso aderir hábitos saudáveis. Fazer um planejamento, aprender a substituir os alimentos e evitar os abusos, é uma boa maneira de começar a se preparar para encarar uma dieta”, afirma a médica.

Dicas para a Dieta Funcionar

Dicas para a Dieta FuncionarO nosso metabolismo precisa de 15 a 21 dias de dieta constante para começar a acelerar. A melhor forma de manter o ritmo do organismo é comendo de três em três horas. Ou seja, é necessário fazer de cinco a seis refeições por dia. No entanto não adianta escolher alimentos pequenos e calóricos. Cada refeição deve ter a combinação de proteína magra com carboidrato. O melhor é procurar um profissional – endocrinologista, nutricionista ou nutrólogo – antes de começar uma dieta. Somente esses profissionais podem indicar um cardápio que emagreça, mas que não saia dos seus hábitos.

Outra forma de ajudar a manter o ritmo da dieta é anotar em uma agenda tudo o que você come ao longo do dia. Marque cada refeição com detalhes sobre a quantidade de alimentos que você comeu. “Corte os refrigerantes da sua refeição. Comece diminuindo um copo por dia na primeira semana e depois troque aos poucos por sucos até você se acostumar. Depois, evite consumir os alimentos calóricos, como queijos ou frituras. Não precisa ter pressa, aos poucos você pode ir eliminando o refrigerante e as gorduras”, explica Liliane Oppermann.

Não deixe as emoções ditarem o que você come

Muitas vezes, as pessoas comem quando se sentem angustiadas ou instisfeitas. Se isso acontece com você também, tente encontrar outras formas de lidar com essas emoções. Primeiro, evite comer quando não tem fome de verdade. Isso é gula, e você sabe que depois irá se arrepender de ter comido além da conta. Se estiver angustiada, faça exercícios de respiração e de meditação. Eles ajudam a segurar o impulso de comer e ainda trazem a calma necessária para resolver o problema que causou o nervosismo.

Se mesmo assim, você ainda sentir um desejo por doces com frequência, faça uma limpeza nos armários e nas gavetas. Retire todas as guloseimas que tiver em casa e no trabalho. Assim fica mais fácil controlar. Se isso não resolver e a tentação bater em uma padaria no caminho de casa, compre um tablete bem pequeno só para matar o desejo. Evite com todas as forças comer grandes quantidades de doces. Lembre-se de que seu corpo vai demorar para queimar as calorias desse doce. E quanto mais gordura você comer, mais terá que fazer dieta.

DietaPor isso, a melhor forma de emagrecer pela alimentação é optando por um prato cheio de verduras e legumes cozidos no início das principais refeições. Consuma alimentos ricos em água, fibras e com baixas calorias, pois eles aumentam a saciedade e diminuem a quantidade de comida ingerida posteriormente. O importante da dieta é fazer um cardápio que tenha alimentos saudáveis e dos quais você goste. “É responsabilidade do médico buscar alternativas para uma pessoa que não gosta de muita variedade de comida saudável, e o paciente deve ter boa vontade de experimentar novos ingredientes”, alerta a nutróloga Liliane.

Movimente-se sempre

Não espere começar uma dieta para iniciar os exercícios físicos. Faça caminhadas, ande de bicicleta e depois entre numa academia. Além de ajudar nos resultados da dieta, os exercícios físicos proporcionam um bem-estar físico e emocional. Diversas pesquisas científicas já comprovaram que a prática de atividade física e uma alimentação saudável proporcionam uma considerável melhora na qualidade de vida de qualquer pessoa. Uma das estratégias mais importantes para se movimentar é descobrir o que você gosta de fazer, para que você não se sinta entediada.

DietaFazer exercícios aeróbicos, como correr, nadar, andar de bicicleta ou dançar, ajuda não só na capacidade cardiorespiratória e coordenação motora, mas em diversos índices de saúde. Essas atividades aumentam os níveis de colesterol bom, reduzem o risco de doenças do coração (derrame), melhoram a pressão arterial e diminuem a depressão. Além disso, os exercícios físicos emagrecerem, diminuirem o percentual de gordura no corpo e aumentarem a auto-confiança.

Desintoxique o seu corpo antes da dieta

Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, fazer uma dieta de desintoxicação três dias antes de iniciar a sua dieta pra valer. Com ela, você deixará o seu organismo mais limpo para receber novos alimentos. A sua principal finalidade da desintoxicação não é emagrecer e, sim eliminar as toxinas presentes no organismo. “Com o passar do tempo o organismo acumula toxina por causa da alimentação. Essa dieta consiste em alimentar-se á base de líquidos como água, sucos, com o intuito de eliminar os tóxicos consumidos. Além disso, a dieta também age no funcionamento do fígado e rins, proporcionando uma limpeza no organismo”, destaca.

DietaAlguns alimentos auxiliam o organismo para se preparar para a dieta:

  • Maçãs – agem como uma esponja dentro das artérias e limpam o sangue do colesterol. Como as maçãs são antiácidas, elas ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico, que retém líquidos no organismo;
  • Laranja – com ação desintoxicante, a laranja ajuda no funcionamento intestinal, principalmente se a fruta for ingerida com o bagaço;
  • Melancia – ajuda a limpar o organismo por conter propriedade refrescante e diurética;
  • Abacaxi – é diurético, ajuda na digestão e desobstrui o fígado;
  • Arroz integral – interfere na funcionalidade do intestino e favorece a eliminação de toxinas;
Facebook NadaFrágil.com.br

2 respostas para “Prepare o seu Corpo para Fazer uma Dieta”

  1. gostei desta coluna ,bem diversificada…principalmente na parte de dietas,enfim os assuntos abordados são bem interessantes,gostei mesmo,vou passar sempre a acessar p ficar bem informada de auguns assuntos q acho importante e que a coluna aborda.

  2. Herbalife disse:

    Excelente matéria. Uma alimentação balanceada e ansiedade sob controle são a chave para uma dieta de sucesso. E nunca se esquecer de tomar bastante água, sempre! Abraços. Heloisa da Herbalife.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *