NadaFrágil.com.br

Principais sintomas da gravidez


Amanda Brandão

Você que está pensando em engravidar ou que já está grávida é muito comum que nos primeiros meses de gestação você não consiga notar quaisquer sintomas. Provavelmente Você só começará a desconfiar da gravidez quando perceber que a menstruação não deu as caras naquele mês. No entanto, se a sua menstruação for bastante desregularizada, poderá não saber ao certo quando esperar para que a próxima menstruação apareça.

sintomas da gravidez

Hoje em especial, vamos ajudar as futuras mamães a identificar os primeiros sintomas de gravidez. Se por acaso você começar a sentir alguns dos sintomas citados abaixo e se não tiver tido a menstruação ainda, então tudo indica que você está grávida. Porém, recomenda-se fazer um teste de gravidez e consultar um médico ginecologista para saber o resultado certo e ter certeza da sua gravidez.

É válido lembrar que nem todas as mulheres podem apresentar os sintomas abaixo. Esses sintomas enumerados a seguir são muito variáveis de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. Algumas mulheres grávidas podem apresentar todos os sintomas abaixo, outras não apresentarão nenhum deles.

Leia também nosso artigo sobre os exames que toda gestante precisa fazer.

sintomas da gravidez

Seios sensivéis e inchados

Um dos principais sintomas que normalmente ocorre nos primeiros meses de gestação é a sensibilidade nos seios. Os seios inchados e doloridos são causados pelo aumento dos níveis de hormônio das mulheres durante a gravidez.

Fadiga e cansaço

Está se sentindo cansada ou exausta, de repente? Isso pode ser um dos sintomas que indica que você está grávida. Ainda não foi confirmado ao certo o porquê da fadiga na fase precoce da gravidez, mas é possível que seja causado pelo aumento dos níveis de progesterona, causando assim um estado de sonolência nas gestantes.

Sangramentos irregulares e cólicas

Se a sua gravidez for confirmada é muito comum ter pequenos sangramentos vaginais, cerca de oito dias depois da ovulação ser concebida. Esses pequenos sangramentos vaginais podem vir acompanhados de cólicas também. Isso é um sinal de que o zigoto – óvulo fertilizado, está se alojando no endométrio, ou seja, a camada de sangue que reveste o útero.

Náuseas e vômitos

As náuseas e vômitos só costumam aparecer após algumas semanas de gestação. No entanto, existem mulheres que passam a gravidez inteira sem ter nenhum enjoo. Durante a gravidez, os enjoos podem aparecer a qualquer hora do dia e tendem a piorar quando o estômago está vazio. Portanto, se alimente corretamente.

Aumento da sensibilidade aos odores

Se você engravidou recentemente é muito comum começar a sentir repulsos por certos cheiros de alimentos, aromas e fragrâncias. Apesar de que ninguém descobriu ainda o porquê do aumento da sensibilidade aos odores, talvez possa ser um efeito colateral devido a grande quantidade de estrogênio durante a gravidez. Pode acontecer também ao longo da gravidez, alimentos que você gostava deixam de ser os seus preferidos e outros alimentos que você nunca gostou, passam a ser apreciados.

Inchaço na região abdominal

Devido às mudanças hormonais e corporais durante o início da gestação é muito comum à mulher se sentir inchada, semelhante à sensação que algumas mulheres têm antes do período da menstruação. Roupas que você usava antes podem fazê-la se sentir desconfortável na região do abdômen.

Vontade de fazer xixi a toda hora

Após o embrião se implantar e começar a produzir o hormônio chamado de gonadotropina coriônica humana (hCG) é comum a mulher sentir vontade de fazer xixi toda hora. Porém esse não é um dos sintomas mais claro que indica a gravidez, pois no período pré-menstrual é comum sentir vontade de fazer xixi toda hora também. Uma boa indicação desse sintoma, indicado que você está realmente grávida, é começar a levantar durante a noite com vontade de fazer xixi – vontade que nunca tinha acontecido antes.

E para finalizar: Teste de gravidez positivo

Mulheres Grávidas

Mulheres Grávidas

Hoje em dia, existem diversos tipos de teste de gravidez que podem ser realizados em casa mesmo e nos informar com bastante precisão sobre a possibilidade de estar grávida ou não. Se você ainda está em dúvida se está grávida ou não vá até uma farmácia e compre um teste de gravidez. Esses testes são relativamente acessíveis para todas as pessoas.

Se você apresentar quaisquer um dos sintomas de gravidez mencionados a cima, mesmo que o teste de gravidez tenha dado positivo, você deve procurar imediatamente um médico ginecologista, pois é nos primeiros meses de gravidez que o médico pode detectar possíveis complicações. E claro, não deixe de fazer o pré-natal para garantir a sua saúde do seu bebê.

Fotos de mulheres Grávidas:

Facebook NadaFrágil.com.br

4 respostas para “Principais sintomas da gravidez”

  1. Ana disse:

    Bons dias, ja à 2 meses que nao tenho menstruaçao e tenho alguns destes sintomas como, ir muita vez a casa de banho, cansada, sintome enjoada com certas comidas e tenho tambem o peito muito sensível e doi muito por vezes. Posso estar grávida???? cumprimentos
    :)

  2. Alecsandra disse:

    Eu queria fazer uma pergunta eu menstruei no dia 19 de janeiro começei sentir uns sintomas.sao eles seios doloridos enjoos vontade de urinar frequente tonturas muito sono as vezes fico muito exausta etc. Comecei a ter esses sintomas depois qui eu tive relaçao com meu marido isso ocorreu no ultimo dia da minha menstruaçao. Nesse mes minha monstra so veio dois dias o normal quando vinha era cinco dias .fiz um teste de gravidez caseiro o de colocar a urina pra ferver e ela subiou igual a nata de leite deu positivo.mais eu fiz o de sangue e deu negativo. Sera que eu estou gravida.

  3. graciele disse:

    Olá, pessoal. Tenho uma duvida fiz ligadura mas depois disso eu vivo passando mal. mas agora nos últimos meses eu piorei, fiz exame de gravidez a dois meses atrás pediu que eu fizesse outro exame, mas estou sentindo muita dor nas costas na região lombar dores nos seios e enjoo e o pior deles e a vontade de fazer xixi, e quando seguro eu sinto muita dor, eu posso estar gravida?? por favor me ajudem!

Deixe uma resposta